O Que Você Procura ?

clareamento dental

Clareamento de dente: o que é, os tipos e qual o preço?

dentista2

Clareamento de dente é um procedimento estético dentro da odontologia, que tem como objetivo deixar os dentes mais claros, de forma que a aparência do sorriso fique ainda melhor.

Entretanto, o clareamento ainda apresenta muitas dúvidas, como: valores, qual tipo escolher, entre outros. Não podendo esquecer que também há a opção de fazê-lo de forma caseira.

Diante disso, este texto irá apresentar todas as informações a respeito do clareamento dental, a fim de esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento. Sendo assim, tenha uma ótima leitura!

O sorriso perfeito

Uma pesquisa feita pelo jornal Folha de SP constatou que 83% das pessoas têm dentes imperfeitos, junto de algum problema relacionado à autoestima.

Desse modo, o estudo mostra que há uma relação de forma direta com depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros problemas e a estética bucal.

Ainda na pesquisa, foi possível observar que no mercado de trabalho ter um “sorriso perfeito” é uma realidade também. Tendo em vista que o sorriso perfeito aumenta em 70% as chances de garantir um emprego.

A partir disso, a busca por clareamento dental teve um aumento, como mostra a pesquisa feita pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), mostrou que no ano de 2019, subiu para 30% a procura pelo procedimento no país.

Clareamento de dente, o que é?

É um tratamento que utiliza o auxílio de substâncias químicas e por meio delas modifica a cor do dente.

Dessa maneira, o agente principal que faz parte da composição do clareamento dental é o oxigênio, resultado do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

dentista1

A partir disso, o procedimento feito na cavidade bucal, deve ser realizado de forma correta e com  cuidado, de modo que haja uma supervisão de uma pessoa dentista.

Por último, antes de fazer o tratamento clareador, é necessário que seja feita um exame criterioso e radiográfico, que verifique se há presença de cáries e infiltrações, afinal, tais condições podem influenciar na sensibilidade dental durante o procedimento.

Clareamento de dente, como funciona?

Durante o procedimento, o profissional pode fazer uso de um gel clareador quem tem em sua formulação uma presença ácida que pode ser feita tanto com o peróxido de hidrogênio ou carbamida, como citado acima, em diferentes concentrações.

Com isso, esse gel entrará em contato com a superfície do dente e assim ativa por meio de um processo químico, mais liberação de oxigênio. Logo, esse oxigênio que é liberado quebra as partículas de pigmento que deixam o dente amarelado.

Portanto, essas moléculas permitem que o dente tenha maior reflexão de luz, fazendo com que os dentes tenham uma aparência mais clara.

Clareamento de dente, tipos

Há duas formas de obter um sorriso mais branco, a primeira é pelo clareamento a laser e a segunda pelo clareamento caseiro.

Primeiramente, é preciso entender que apesar do nome “caseiro”, o procedimento é feito com a supervisão de um profissional especializado.

Sendo assim, caso queira se aprofundar no assunto entenda mais sobre os diferentes tipos de clareamento dental aqui.

Portanto, temos:

Clareamento de dente a laser

Nesse procedimento, é utilizado géis clareadores concentrados, que são aplicados sobre os dentes após os lábios e gengiva serem a fim de que não sejam expostos a danos.

Pelo fato da sua concentração ser maior do que a de um gel clareador, como o que é utilizado em casa, por exemplo, o cuidado e atenção do profissional em não lesionar a cavidade bucal é fundamental.

Por outro lado, apesar dessa possibilidade, este fator é o mesmo que permite melhores resultados.

Clareamento de dente caseiro

Novamente, reforço que não é por ter a presença do termo “caseiro” que esse tipo de procedimento deve ser feito sem supervisão.

Afinal, a busca por um sorriso mais branco, quando feita de forma incorreta, pode causar o desgaste os dentes e manchas.

Assim sendo, o clareamento dental caseiro consiste em usar uma moldeira de acetato, que é feita pelo dentista responsável pelo procedimento. Desse modo, um gel de concentração, mais fraco é aplicado nessa moldeira, de modo que o paciente faça o clareamento em casa.

Embora tem o conforto e comodidade, as visitas ao consultório dentista devem ser seguidas, afinal, o profissional precisa saber como anda o processo e principalmente a saúde bucal do paciente.

Fique atento depois de realizar o clareamento

Para um resultado mais eficaz e duradouro, siga os cuidados básicos com os abaixo:

Mudança de hábitos

Afinal, para que os dentes percam a coloração normal, uma série de fatores contribui para isso. Portanto, evite hábitos que prejudicam a qualidade dos dentes.

Sendo assim, há exemplos de hábitos prejudiciais a saúde bucal, como: fumar, bebidas alcoólicas e uso de batons com cores fortes, esse último, principalmente depois de fazer o clareamento dental.

Higiene

Quando não é feita de maneira correta, a falta da higiene bucal pode causar diferentes tipos de problemas bucais. Por isso, é fundamental seguir indicações de um dentista em relação a higienização bucal e quais produtos usar após o clareamento dental.

Além disso, evite escovar os dentes após consumir alimentos ácidos ou com corante, porque ao esperar cerca de 20 a 30 minutos, o pH bucal tem tempo suficiente de neutralizar o alimento e não acontece a erosão do dente.

Alimentação

Por último, a alimentação é um fator importante, de modo que seja necessário evitar alimentos que tenham uma alta taxa de acidez.

Isso porque há aumento de sensibilidade nos dentes após o procedimento, de modo que alimentos como frutas cítricas e temperos mais forte, possam diminuir o efeito do clareamento.

Evite também alimentos coloridos ou bebidas com corantes por exemplo, vinho tinto, cenoura, beterraba, café, chá mate e chocolate.

Embora pareça algo restrito, os cuidados com esses produtos é para que o paciente não cause manchas ou marcas indesejáveis em seus dentes.

Contudo, recomenda-se que a pessoa consuma sucos ácidos e refrigerantes, uma vez que eles podem também aumentar a sensibilidade dos dentes.

Clareamento de dente, contraindicações

Apesar de ser uma técnica muito utilizada, o procedimento estético não pode ser feito por todas as pessoas, por causa de algumas condições.

Por esse motivo que é necessário a procura por um profissional que irá avaliar se o paciente tem as devidas condições para realizar o clareamento dental.

Desse jeito, pessoas com as condições abaixo não devem fazer clareamento dental:

  • Pessoas com sensibilidade dentária ou irritação na gengiva;
  • Gestantes e lactantes;
  • Pessoas com sensibilidade dentária ou irritação gengival;
  • Menores de 18 anos;
  • Pacientes que fizeram quimioterapia e/ou radioterapia há pouco tempo;
  • Pessoas com muitas restaurações nos dentes.

Entretanto, há a possibilidade de que o profissional estude o seu caso e possa contornar dependendo do tipo e gravidade da situação.

clareamento dental preço
Paciente em consultório realizando o procedimento de clareamento dental.

O clareamento dentário e seu preço

O valor é um fator decisivo na hora de escolher o clareamento dental, de modo que se aplique também em procedimentos estéticos.

Porém, fatores como tipo de tratamento, especialidade e região podem influenciar no preço do clareamento dental.

Mas não significa que não haja uma estipulação de preço. Logo, o preço pode variar entre R$ 800,00 a até R$ 3.000,00. Com isso, a dica é: faça uma consulta e peça orçamento em até dois profissionais.

Agora que já conhece tudo a respeito do clareamento dental, venha fazer sua avaliação bucal em uma de nossas clínicas odontológicas OralDents e deixar seu sorriso ainda mais bonito.

Agende uma consulta aqui conosco!

E se gostou do texto, tem alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!