Céu da boca queimado: como aliviar a dor?
Estar com o céu da boca queimado é uma situação muito desconfortável de se lidar, além de ser extremamente incômoda por conta da sensibilidade do local, que pode afetar até mesmo na higiene bucal.
Devido ao grande desconforto gerado pelo céu da boca queimado, separamos algumas dicas de como aliviar a dor, acelerar a cicatrização e motivos pelo qual isso acontece:
Aqui você vai encontrar:
O que pode causar queimadura no céu da boca?
O palato é uma região que está relacionada diretamente com o processo respiratório, digestório e também influencia na fala do paciente.
O palato é dividido em duas partes, o palato mole e o palato duro, na qual o palato duro compreende a região do céu da boca próxima aos dentes, onde é possível sentir a rigidez do osso.
Já o palato mole é a região mais próxima à garganta, onde não é possível sentir o osso. Geralmente o local onde acontecem as queimaduras é a região do palato duro, por estar em contato constante com os alimentos.
A queimadura no céu da boca é causada pelo fato dessa região estar em contato direto com os alimentos consumidos. Portanto, normalmente ficamos com o céu da boca queimado devido a ingestão de alimentos ou bebidas muito quentes.
É importante lembrar que o consumo de comidas muito quentes não afeta apenas o palato, mas também outras partes do corpo.
O que a ingestão de alimentos quentes pode causar ao resto do corpo?
Apesar do céu da boca queimado aparentar ser o sintoma mais preocupante da ingestão de alimentos quentes, isto não é verdade.
O consumo de alimentos quentes também pode causar feridas e até mesmo câncer no esôfago. Além disso, mesmo com a temperatura diminuindo ao decorrer do processo digestivo, algumas vezes o alimento pode chegar quente ao estômago, causando danos à ele também.
Isso ocorre principalmente pelo fato de os tecidos internos não possuírem resistência ao calor. Desse modo, inicialmente pode ou não aparecer algum incômodo, porém o agravamento do caso causa dores fortes nessa região.
Queimei o céu da boca, e agora?
Assim como ao tocar ou esbarrar em uma superfície muito quente provoca queimaduras na pele, alimentos com a temperatura muito elevada também afetam o palato.
O palato é importante pois possui várias funções na boca e quando o céu da boca está queimado, essas funções podem acabar sendo afetadas.
Os maiores exemplos são a dificuldade na hora de movimentar a língua, de nos alimentarmos ou de descansar. A queimadura no céu da boca também pode impactar durante a higienização e os usuários de prótese.
Isso acontece pois o céu da boca queimado fica muito sensível, o que faz com que qualquer contato cause incômodo. Além disso, mesmo sem nenhum contato, o palato queimado pode causar ardência e dor.
A queimadura no céu da boca pode causar feridas, descamação e deixar a região muito sensível. Além disso, caso a boca seja exposta ao calor excessivo por muito tempo, pode acabar causando uma lesão cancerígena.
A descamação do palato também faz com que partículas soltas se depositem sobre a língua, o que acaba provocando a saburra lingual.
Por conta disso, é importante cuidar para que esse problema seja resolvido o mais rápido possível, visando diminuir o impacto e a dor causadas por ele.
Céu da boca queimado o que fazer?
Dessa maneira, existem algumas ações que podem fazer com que a recuperação seja mais rápida ou amenizar os sintomas.
As possíveis maneiras de se reduzir o incômodo e/ou acelerar o processo de regeneração, são:
- Evitar o consumo de alimentos duros, visto que eles podem ferir o local que já se encontra sensível;
- Dar preferência a alimentos frios como sorvetes e gelatinas;
- Não consumir alimentos quentes ou picantes;
- Bochechar água morna com sal, porém não é recomendado fazê-lo constantemente, pois quando feito em excesso é prejudicial;
- Fazer o uso de pomadas corticoide próprias para a boca, como Omcilon-A;
- Caso os sintomas persistam por um período maior que 7 dias, procure um dentista para tratá-la.
Também é importante mencionar que não é recomendado de maneira alguma remover as pelinhas que soltam por causa da queimadura, pois isso pode aumentar a ferida, além de atrasar o processo de recuperação.
A visita ao dentista deve ser feita, pois caso a queimadura no céu da boca pode ser causada por outros fatores. O que algumas vezes torna o paciente incapaz de resolvê-la por conta própria.
Além disso, apesar de ser recomendado o uso de pomadas corticoide, a automedicação não é recomendada. Portanto, apesar de ser um produto de venda livre, o ideal seria utilizá-la apenas quando recomendada por um profissional.
Como evitar queimadura no céu da boca?
A queimadura no céu da boca normalmente é causada pelo consumo de alimentos muito quentes. Portanto, a principal forma de evitar essa situação é não ingerir nada muito quente.
Isso ressalta a importância de se checar a temperatura das refeições antes de consumi-las, pois essa simples ação pode evitar maiores complicações.
Além disso, realizar as visitas regulares ao dentista faz com que ele seja capaz de examinar e identificar a causa rapidamente. E dessa maneira pode recomendar a melhor forma de cuidar dessa condição.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para o tratamento e prevenção de problemas bucais, como o céu da boca queimado.
É por meio dessa periodicidade que o dentista é capaz de encaminhar o paciente para exames clínicos, além de oferecer as orientações e cuidados necessários por todo o período.
Além disso, caso a afta for um problema comum, não hesite em contatar o seu dentista para que o tratamento da queimadura no céu da boca seja feito de maneira correta.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)