O Que Você Procura ?

Cárie: saiba como a cárie invade o dente

dentista2

Não é novidade que cárie é uma doença dentária que pode afetar indivíduos de qualquer idade que apresentam baixa qualidade na higienização bucal, certo? Além disso, se não tratada ainda nas fases iniciais, você sabia que ela pode evoluir e afetar estruturas mais internas, podendo quebrar o dente e causar forte dor?

Por isso, provavelmente em algum momento você já se perguntou como ocorre e como é sua progressão, não é mesmo? Vamos entender melhor? Confira no post de hoje sobre como a cárie invade o dente.

Estrutura dentária

Para entender como a cárie evolui, é necessário primeiramente conhecer o dente.

Não desanime, é fácil. Ele é formado por apenas três estruturas:

  • Esmalte: camada mais externa e visível;
  • Dentina: camada intermediária e não visível;
  • Polpa: camada mais interna e também não visível. É o nervo responsável pela dor.

Cárie

A cárie vem dos resíduos alimentares que, juntamente com a saliva, vão se transformar em placa bacteriana.

Sendo assim, quando não removida através da escovação e do uso do fio dental diário após cada refeição, bactérias específicas presentes nesta placa começarão um trabalho de destruição, chamado de desmineralização, que é a perda dos minerais presentes no dente.

1. A cárie sempre tem início no Esmalte

Quanto mais lisa essa superfície externa do dente, ou quanto mais fácil de higienizar, menor os riscos de a placa bacteriana aderir e provocar a doença (mesmo assim pode acontecer).

De qualquer maneira, é por estes motivos que é mais comum ter cáries nos dentes posteriores, com formato ondulado e com fissuras que retêm comida, dificultando a remoção dos resíduos na escovação.

2. Começa como mancha esbranquiçada

Como já visto, a placa bacteriana aderida e não removida do esmalte tem bactérias específicas que produzem ácidos que destroem essa estrutura, deixando-a porosa, uma vez que está começando a perder minerais.

dentista1

Nesta fase ainda é possível reverter a situação com o uso de flúor. Por ser apenas uma mancha branca e não ainda um buraco escuro, pode passar despercebido. Caso você desconfie, já procure seu dentista.

3.Cavidade

Se não revertida e paralisada a cárie ainda em forma de mancha branca, a perda mineral continuará e será maior, causando cavidades que, expostas, pigmentarão por conta dos líquidos e alimentos ingeridos, se tornando escuras.

Da mesma maneira que a mancha branca, a cavidade começa na estrutura mais externa do dente, o esmalte.

4. Cavidade na camada intermediária

À medida que a cárie e o dente não são tratados, estes ácidos produzidos pelas bactérias continuam causando perda de minerais e consequentemente destruindo o esmalte, atravessando-o e chegando na camada logo abaixo, chamada de dentina.

Nesta fase, a cárie já está grande e profunda, às vezes sendo observada por completo apenas através de radiografia, e pode ainda não estar doendo.

5. Cavidade na camada mais interna, a polpa

Da mesma maneira, se não tratada a cárie enquanto esta se encontra na dentina, os ácidos continuarão deteriorando o dente até alcançar a última camada do dente, o nervo. Nesta fase não tem mais jeito, a dor irá ocorrer e aí só o dentista poderá socorrer.

Por isso, não se engane quando a cárie parecer pequena ou estiver apenas em forma de manchas brancas. Para evitar maiores problemas, e tornar o tratamento mais rápido, simples e barato, assim que haja uma desconfiança de presença da doença, procure imediatamente o profissional.

Escolhendo um bom dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de sua saúde, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar a aparência em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual profissional escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

 

 

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!