O Que Você Procura ?

cárie radicular

Cárie radicular: o que é, causa e como prevenir

dentista2

Muito recorrente em idosos e pessoas adultas, a cárie radicular vem apresentando um número de casos maior com o avanço da tecnologia.

Como nos dias de hoje a tecnologia permitiu que muitas pessoas prevenissem a queda natural dos dentes, através de tratamentos dentários a cárie radicular se tornou um problema encarado por muitos.

Como as pessoas estão tendo um número de perda dentária menor, o cuidado com a saúde bucal deve acompanhar esse aumento. E é a falta desses cuidados com a higiene bucal causam a cárie radicular. Vamos entender aqui mais sobre ela:

cárie radicular

Cárie radicular, o que é?

Para entendermos o que é esse tipo de cárie, vamos primeiro explicar sobre os tipos de cáries que existem.

A cárie é uma obstrução causada no dente por bactérias que se alimentam de restos de comida. A cárie pode ocorrer em vários locais do dente, o que vai definir o seu tipo.

A cárie radicular é aquela que surge na superfície da raiz do dente, ela acomete em sua maior parte pessoas idosas e adultos de mais idade, que com o passar do tempo foram perdendo o tecido da gengiva sobre os dentes.

O que se percebe é que com a evolução dos tratamentos odontológicos as pessoas não têm mais o número de perda dentária que tinham antigamente, e com isso precisam de um cuidado maior com a higiene bucal.

Qual a diferença dos outros tipos para a cárie radicular:

Para entendermos melhor como as cáries afetam os dentes, vamos apresentar e explicar aqui os tipos de cárie que existem e apresentaremos as diferenças que elas possuem:

dentista1

1. Cárie radicular

Essa é a cárie que ocorre na parte inferior dos dentes, próxima à raiz. Sua diferença está na idade em que ela é mais recorrente. Esse tipo de cárie é mais comum em idosos, por que com o passar do tempo nossa gengiva vai se retraindo, expondo dessa forma a raiz dos dentes.

Por esse motivo, essa área fica vulnerável às bactérias da boca que causam a cárie, além de proporcionar o acúmulo de restos de alimentos que alimentam as bactérias causadoras da cárie.

2. Cárie coronária

A cárie coronária é o tipo mais comum. Podendo surgir em crianças e adultos, esse tipo de cárie ocorre nas laterais de contato entre os dentes. Ela ocorre quando há a falta de higienização da boca.

Essa falta de higiene proporciona a aglomeração de bactérias entre os dentes por serem atraídas pelos restos de comida que ficam nessa área, que a má escovação e a falta do uso do fio dental causam.

3. Cárie recorrente

Esse tipo de cárie é aquele que tem o costume de reaparecer no mesmo local. Ela possui essa característica por que aparecer nos locais que já foram restaurados. Esses locais por estarem sensíveis após ter um procedimento feito.

O que causa a cárie radicular?

Todo o tipo de cárie é basicamente causado pelo acúmulo de sujeira nos dentes, e com a cárie radicular é da mesma forma. Essa cárie é causada pela sujeira que se junta na raiz do dente.

Esses resíduos se acumulam no dente pela falta da camada que recobre o dente e protege o dente. A cárie radicular pode progredir e atingir as camadas mais profundas do dente como a dentina e a polpa do dente.

Esse tipo de cárie pode chegar a danificar o nervo do dente, atingindo as suas camadas mais profundas.

Outro fator que contribui para o surgimento da cárie são as doenças periodontais que vão ao longo do tempo, se não forem tratadas, distribuindo a camada que recobre o dente e deixando a raiz exposta e deixá-la propensa a cáries.

Como prevenir a cárie radicular

Como prevenir a cárie radicular

A dica mais importante e fundamental para prevenir a cárie radicular, e também todos os outros tipos de cárie, é: manter uma boa higiene bucal. A cárie é formada por bactérias que se alimentam de sujeiras.

Uma má escovação, a falta do uso de fio dental contribui para que essas sujeiras vão se acumulando em nossa boca. Por isso é de fundamental importância tomar os cuidados com a escovação após as refeições.

A negligência a esses cuidados além de causar a cárie também contribui para outras doenças bucais, como as doenças periodontais que a estão diretamente ligadas à cárie radicular.

Essas doenças vão corroendo o tecido acima dos dentes, o que deixa a raiz do dente vulnerável às bactérias e contribui para o surgimento da cárie.

Cárie radicular tratamento

O tratamento deste tipo de cárie pode variar, a depender de vários fatores como: a localização da cárie, a profundidade e a vitalidade pulpar. O tratamento para esse tipo de cárie é um pouco mais difícil, por ela ser mais invasiva e ser muito prejudicial.

Em alguns casos o tratamento correto envolve até procedimentos cirúrgicos, que são invasivos e oferecem um risco maior.

Isso porque este tipo de cárie é de difícil acesso, por estar localizada abaixo da gengiva e por isso em alguns casos é necessário recorrer a procedimentos odontológicos combinados dependendo do nível de dificuldade.

Restauração de resina composta

Dentre esses tratamentos existe a restauração de resina composta, este tratamento é indicado quando a cárie não possui contato direto com a gengiva.

Restauração de resina + cirurgia gengival

Esse é o tratamento indicado para quando a cárie se localiza abaixo da gengiva, nos casos em que a cárie está mais profunda, além da restauração é necessário fazer o procedimento cirúrgico. Nesses casos é indicado procurar o tratamento o mais urgente possível.

Pino dentário

Os pinos dentários são uma estrutura instalada na raiz do dente tratado com reconstrução ou restauração. O pino funciona como um reforço para os tratamentos feitos para combater a cárie. Ele é colocado para substituir a parte corroída do dente.

Prótese dentária fixa

Nos casos mais sérios em que há a perda dentária, o indicado como tratamento para cárie é a prótese dentária. Que funciona como um novo dente, auxiliando na mastigação que foi comprometida e melhorando a estética.

Cirurgia plástica gengival

Esse tratamento é indicado para aquelas pessoas que tiveram a gengiva afetada pela cárie. Esse tipo de tratamento é um procedimento cirúrgico preciso e um processo delicado.

Ele tem a finalidade de reconstruir a gengiva ou modificá-la, nos casos em que a cárie já está corroendo o tecido da gengiva. Ele é usado também com fins estéticos.

Por isso, o indicado é ter um bom plano odontológico, com ele todas as consultas regulares serão feitas e o acompanhamento com o dentista cumprido.

O dentista irá identificar precocemente o surgimento da cárie e o quanto antes se iniciar o tratamento melhor. O dentista irá te indicar o tratamento certo a ser feito de acordo com sua necessidade e você terá a opção de o fazer no mesmo lugar onde foi indicado .

No plano também podemos encontrar todos os tratamentos citados acima, e com conforto e mais praticidade no atendimento.

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!