O Que Você Procura ?

Cárie de mamadeira

Carie de mamadeira: quais suas causas e como tratar

dentista2

Carie de mamadeira como é conhecida, é um problema que afeta os dentes das crianças, e se não tratadas podem acarretar problemas até a vida adulta. Por isso, além de cuidar da higiene da criança deixando-o sempre cheirosinho é importante sempre manter a saúde bucal de seu filho em dia também, evitando que problemas como esse venham a acontecer.

O que é Carie de Mamadeira?

 A cárie dentária em bebês e crianças pequenas é frequentemente chamada de carie de mamadeira. A cárie de mamadeira acontece quando líquidos açucarados ou com açúcares naturais (como leite, suco de frutas, entre outros) se agarram aos dentes da criança por um longo período de tempo. As bactérias da boca prosperam com esse açúcar e produzem ácidos que atacam os dentes, dando origem as cáries.

O Que Causa Carie de Mamadeira

As crianças cujas chupetas são frequentemente mergulhadas em líquidos que contém açúcar e os pais não fazem a limpeza correta de sua boca estão altamente vulneráveis a ter esse tipo de cárie. Dando a criança uma bebida açucarada durante as refeições ou à noite, é ainda mais grave e prejudicial porque o fluxo de saliva diminui durante o sono.

Embora a cárie dentária de mamadeira geralmente ocorra nos dentes anteriores superiores, outros dentes também podem ser afetados por elas.

Só pelo motivo dos dentes de leite serem temporários, eles não são importantes? Pense de novo sobre isso.

Os dentes de leite são necessários para a mastigação, a fala e na hora de dar aquele sorriso lindo que as crianças têm. Eles também servem como espaços reservados para os dentes permanentes. Se a cárie de mamadeira for deixada sem tratamento, pode ocorrer dor e infecção. Com isso, dentes severamente cariados podem precisar ser removidos e ai vem o problema da importância de manter a saúde dos dentes de leite da criança em dia.

Se os dentes forem infectados ou perdidos cedo demais devido à cárie de mamadeira, seu filho poderá desenvolver maus hábitos alimentares, problemas de fala, dentes tortos e até terem os dentes permanentes danificados pois as chances de que os dentes permanentes acabem crescendo tortos aumentam bastante.

Como Evitar a Caries de Mamadeira

Cárie de mamadeira

A boa notícia é que alguns passos simples podem ajudar a evitar a cárie dentária da criança, incluindo desde a fase onde ainda são bebês e os dentinhos não apontaram a rotina de uma boa higiene bucal. Aqui está algumas dicas de como isso deve ser feito:

  • Limpe as gengivas do bebê com uma gaze ou pano limpo após cada fez que ele se alimentar, seja de leite materno ou qualquer outro alimento.
  • Comece a escovar os dentes do seu filho sem pasta de dente, assim que o primeiro dente apontar. Mas, se você quiser optar por usar pasta de dente, escolha uma sem flúor.
  • Limpe e massageie as gengivas em áreas sem dentes.
  • Faça o uso do fio dental assim que todos os dentes de leite da criança já nascerem.
  • O flúor ajuda a diminuir as cáries, então faça seu uso. Se estiver na dúvida pergunte ao dentista qual é sua recomendação.
  • Agende visitas regulares ao dentista após o primeiro aniversário do seu filho. Para poder ajudar a prevenir a cárie dentária em crianças e manter a saúde bucal em dia.

Outras técnicas que ajudam a prevenir a cárie de mamadeira são:

dentista1
  • Não encha a mamadeira com água ou sucos com açúcar nem refrigerantes. Elas são para leite, água, e outras soluções especiais contendo eletrólitos quando, por exemplo, a criança está com diarreia. Os refrigerantes não são recomendados para crianças, pois não fazem bem para a saúde em geral, além de não ter um valor nutricional.
  • Não deixe que seu filho durma com uma mamadeira que contenha algo além de água ou que vá dormir sem fazer a limpeza da boca antes.
  • Nunca dê ao seu filho uma chupeta com algo doce.
  • Reduza o açúcar na dieta da criança, especialmente entre as refeições.

Escolhendo um odontopediatra para seu filho

Nunca é tarde para quebrar hábitos ruins. Se o seu filho bebe líquidos açucarados na mamadeira ou dorme com a mamadeira, tente se livrar desse esse hábito de pouco a pouco e reduzindo o excesso. Com isso, você contribui para diminuir o risco de cárie de mamadeira evitando problemas futuros.

E lembre-se de que dentes de leite saudáveis do bebê levarão a dentes permanentes saudáveis.

Contudo, o acompanhamento junto a um dentista de qualidade é muito importante para evitar certos erros e ajudar prevenir-los

Se você está em dúvida sobre qual dentista escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, proporcionamos aos nossos clientes excelência em tratamentos odontológicos, oferecendo uma excelente relação custo-benefício.

Gostaria de agendar uma visita conosco?

Então, agende sua avaliação gratuita aqui!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!