cancer de boca

Câncer de boca: fique alerta e descubra como identificar

O câncer de boca é o câncer que se configura nos tecidos da boca ou da garganta. Pertence a um grupo maior de cânceres chamados de cânceres de cabeça e pescoço. Sobretudo, a maioria se atribuição nas células escamosas encontradas na boca, língua e lábios.

Aqui você vai encontrar:

Tipos de câncer de boca

Em muitos casos do seu dentista é o primeiro profissional de saúde a sinais de câncer bucal. Por isso é importante que você sempre faça suas visitas semestrais para pode manter seu dentista atualizado sobre a saúde de sua boca.

Os cânceres de boca incluem cânceres de:

• Lábios;
  • Língua ;
  • Revestimento interno da bochecha;
  • Gengivas;
  • Assoalho ou “chão da boca”;
  • Palato duro e mole.

Causas de câncer de boca

Um dos maiores fatores de risco para câncer de boca é o tabagismo. Isso inclui fumar cigarros, charutos e cachimbos, bem como mascar tabaco.

Por fim, pessoas que consomem grandes quantidades de álcool e tabaco correm um risco ainda maior, especialmente quando ambos os produtos são usados ​​com uma maior frequência.

Outros fatores de risco incluem:

• Infecção por papilomavírus humano (HPV);
  • Histórico familiar de câncer oral ou outros tipos de câncer;
  • Um sistema imunológico enfraquecido;
  • Nutrição pobre;
  • Síndromes genéticas;

Sintomas de câncer de boca

Os sintomas de câncer oral incluem:

• Feridas nos lábios ou boca que não cicatriza;
  • Massa ou tumor em qualquer parte da boca;
  • Dor ou rigidez na mandíbula;
  • Sangramento de sua boca;
  • Dentes soltos;
  • Dor ou dificuldade para engolir;
  • Dificuldade em usar dentaduras;
  • Caroço no seu pescoço;
  • Dor de ouvido que não vai embora;
  • Dormência no lábio inferior, rosto, pescoço ou queixo;
  • Manchas brancas, vermelhas e brancas ou vermelhas na boca ou lábios;
  • Dor de garganta;
  • Dor na língua.

Estágios do câncer de boca

Existem quatro estágios de câncer bucal.

• Estágio 1:  o tumor tem 2 polegadas (cm) ou menos e o câncer não se espalhou para os gânglios linfáticos.
  • Estágio 2:  o tumor tem entre 2 a 4 cm e as células cancerosas não se espalharam para os gânglios linfáticos.
  • Fase 3:  o tumor é maior do que 4 cm e não se espalhou para os gânglios linfáticos ou é de qualquer tamanho e se espalhou para um nódulo linfático, mas não para outras partes do corpo.
  • Estágio 4: os  tumores são de qualquer tamanho e as células cancerosas se espalharam para os tecidos próximos, os gânglios linfáticos ou outras partes do corpo.

Câncer de boca tem cura?

De acordo com o  Instituto Nacional de Câncer , no geral, em torno de 60% de todas as pessoas com câncer de boca sobreviverão por cinco anos ou mais. No entanto, quanto mais precoce para o estágio do diagnóstico, maior será a chance de após o tratamento.

Na verdade, um táxon global para aqueles com câncer de boca que foram diagnosticados nos estágios 1 e 2 é normalmente de 70 a 90 por cento. Isso torna o diagnóstico e o tratamento oportunos ainda mais importantes.

Como o câncer bucal é tratado?

O tratamento do câncer bucal varia de acordo com o tipo, localização e estágio do câncer no momento do diagnóstico, por exemplo.

Cirurgia

O tratamento para os estágios geralmente inclui a cirurgia para remover o tumor. Além disso, outros tecidos ao redor da boca e pescoço podem ser retirados.

Radioterapia

A radioterapia é outra opção. Isso envolve um médico direcionando feixes de radiação para o tumor uma ou duas vezes por dia, cinco dias por semana, durante duas a oito semanas.

Por fim, o tratamento para estágios estágios geralmente envolve uma combinação de quimioterapia e radioterapia.

Quimioterapia

A quimioterapia é um tratamento com drogas que matam como células cancerosas. O medicamento é administrado por via oral ou por via intravenosa (IV). A maioria das pessoas recebe quimioterapia em regime ambulatorial, embora alguns exijam hospitalização.

Terapia direcionada

Uma terapia direcionada é outra forma de tratamento. Pode ser eficaz nos estágios iniciais e avançados do câncer. Dessa forma os medicamentos da terapia direcionada se ligam as proteínas específicas nas células cancerosas e interferem no seu crescimento.

Nutrição

Certamente a nutrição também é uma parte importante do tratamento do câncer de boca. Muitos tornam difíceis ou doloroso comer e engolir, e falta de apetite são comuns. Certifique-se de discutir sua dieta com seu médico.

Portanto, obter o conselho de um nutricionista pode ajudá-lo a planejar um cardápio de alimentos que será suave para a boca e a garganta e fornecerá ao corpo como calorias, vitaminas e minerais de que ele precisa para curar.

Mantendo sua boca saudável

Por fim, manter a boca saudável durante os tratamentos contra o câncer é uma parte crucial do tratamento. Certifique-se de manter a boca úmida e os dentes e gengivas limpos.

Reconstrução e reabilitação após tratamento do câncer oral

Uma vez que as pessoas com diagnóstico de câncer oral avançado, provavelmente precisarão de cirurgia reconstrutiva e alguma recuperação para auxiliar na alimentação e na fala durante a recuperação.

A reconstrução pode envolver implantes dentários ou enxerto ósseo  para reparar os ossos e tecidos ausentes na boca ou no rosto.

Por outro lado, a reabilitação também é necessária para casos de câncer avançado. A terapia da fala pode ser implementada desde o momento em que você sai da cirurgia até atingir o nível máximo de melhora.

Então, o que você estar esperando para manter sua boca saudável?

Agende sua  avaliação gratuita  conosco  aqui !

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!