O Que Você Procura ?

canal no dente

Canal no dente: confira como é feito, para que é feito e o que é

dentista2

O canal no dente é um tratamento que geralmente é feito para remover cáries e outras complicações dentárias. A especialidade responsável pelo canal no dente é a endodontia.

Sua aplicação é bastante comum e recomendada para casos em que o núcleo dos dentes foi bastante comprometido.

Confira mais a respeito do canal no dente no artigo abaixo:

o que é canal no dente

O que é canal no dente?

O canal no dente, também chamado de procedimento endodôntico, é um procedimento que consiste em remover a polpa do dente comprometida e substituí-la por um preenchimento feito de resina.

A polpa do dente é a região interior do dente, que é composta por vasos sanguíneos e nervos. Portanto, esse procedimento também pode ser chamado de processo de desvitalização do dente.

Portanto, esse é um procedimento que consiste na retirada da parte viva do dente, limpeza de seu interior, selagem do canal radicular e preenchimento do local.

Sintomas da polpa do dente comprometida

Visto que o canal dentário é realizado quando há algum tipo de comprometimento da polpa dentária, é importante saber quais são os sintomas relacionados a essa condição.

Portanto, os sintomas relacionados a polpa do dente comprometida são:

  • Dor de dente;
  • Sensibilidade dentária;
  • Inchaço;
  • Presença de pus (em alguns casos).

Portanto, ao sentir algum desses sintomas acima é importante buscar se consultar com um dentista, pois ele será capaz de avaliar e identificar a presença de quaisquer complicações.

dentista1

Além disso, o dentista pode indicar a melhor forma de tratamento, independente de qual for a causa dos sintomas.

Para que é feito canal no dente?

O tratamento de canal no dente é um procedimento que consiste na remoção da polpa do dente, ou seja, de seu interior.

Desse modo, normalmente a remoção da polpa dentária é feita quando há algum tipo de comprometimento dela, como por exemplo fraturas e infiltração de cárie no dente.

Sendo assim, o tratamento é necessário para evitar que ocorram complicações derivadas do comprometimento da polpa dentária.

No caso das fraturas, não tratá-las pode contribuir para o aparecimento de cáries, pelo fato de elas permitirem que as bactérias passem direto pelo esmalte e atinjam as camadas mais internas.

Além disso, as fraturas também contribuem para casos de pulpite, que é a inflamação da polpa dentária, e também para casos de sensibilidade e dor de dente.

Já as cáries podem contribuir para a necrose da polpa dentária, que por sua vez pode se espalhar e comprometer a gengiva ou os ossos de sustentação.

Fora isso, as próprias bactérias responsáveis por causarem a cárie podem acabar chegando à gengiva e aos ossos do periodonto.

Isso pode levar ao surgimento de novas complicações como a gengivite e a periodontite, além da situação mais perigosa, que acontece quando as bactérias chegam à corrente sanguínea.

Quando isso acontece é chamado de bacteremia, que é uma condição que em alguns casos pode chegar a ser fatal.

Sendo assim, é extremamente importante cuidar dessas complicações o mais rápido possível, pois quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais simples será sua correção.

canal dente

Como é feito canal no dente?

Para realizar um canal no dente o paciente primeiramente o paciente necessita ter a polpa do seu dente comprometida por alguma condição.

Sendo assim, ao ir ao consultório possuindo algum tipo de complicação na polpa dentária o paciente, primeiramente o dentista irá pedir alguns exames de raio X odontológico para visualizar melhor a situação.

Após tê-los em mãos o dentista pode enfim iniciar o procedimento do tratamento de canal que é feito da seguinte forma:

  • Primeiramente aplica-se uma anestesia local;
  • Após a anestesia fazer o efeito desejado, o dentista inicia a remoção do núcleo tomando cuidado para não atingir as gengivas nem outras partes do dente;
  • Assim que toda a polpa do dente é removida, os profissionais iniciarão um processo de limpeza, que é responsável por manter o dente livre de cáries e condições que podem comprometer a saúde dos dentes novamente;
  • Primeiramente é feito o procedimento de selagem das raízes do dente;
  • Então o dentista inicia o procedimento de restauração, que consiste no preenchimento do local onde anteriormente ficava a polpa do dente;
  • Logo após finalizado o preenchimento o paciente pode optar por utilizar uma coroa de porcelana para melhorar a estética ou não.

O preenchimento do dente é o que garante a proteção do dente contra a reincidência de cáries e afins.

Canal no dente dói?

O procedimento de canal no dente é completamente indolor durante o processo, devido ao fato de que todo o tratamento é feito enquanto o paciente está sob o efeito de anestesia.

Além disso, apesar de o procedimento endodôntico ser indolor, é comum que o paciente possa sentir incômodos ou pequenas dores nos primeiros dias após o procedimento endodôntico.

Sendo assim, a dor relacionada ao tratamento de canal é a dor de possuir um dente com a polpa comprometida, pois o canal é uma maneira de corrigir esses problemas.

Portanto, ele não é um procedimento doloroso e sim um procedimento que visa solucionar as dores relacionadas a polpa dentária comprometida.

Complicações

Na grande maioria das vezes, o tratamento endodôntico é realizado sem problemas de modo que não apareça nenhuma complicação futura.

Porém, assim como qualquer outro procedimento realizado em um consultório, é importante optar por profissionais qualificados e experientes.

Isso se deve ao fato de que erros cometidos pelos profissionais podem gerar erros que nem sempre podem ser revertidos.

Portanto, um canal mal feito pode levar o paciente a sentir dor, sofrer infecções ou até mesmo complicações que podem levar ao comprometimento de toda a estrutura dentária.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por auxiliar o paciente a manter um bom cuidado da saúde bucal e evitar a necessidade de realizar um tratamento de canal dentário.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!