O Que Você Procura ?

bracket de aparelho

Bracket de aparelho: tipos, cuidados e recomendações

dentista2

Juntamente com a borrachinha, o bracket de aparelho é um dos elementos mais famosos da odontologia por conta do seu uso no aparelho fixo convencional.

Apesar dessa fama estar relacionada ao aparelho convencional, ele também é utilizado no aparelho autoligado, e também pode ser confeccionado de diferentes materiais além do metal.

Conheça mais a respeito do bracket de aparelho aqui:

O que é o bracket de aparelho?

O bracket de aparelho juntamente com o fio ortodôntico metálico garantem o sorriso metálico proporcionado pelo aparelho fixo convencional.

Ele é a peça quadradinha que fica colada na frente dos dentes que serve de suporte para o fio ortodôntico, garantindo que ele permaneça na posição adequada.

Para realizar sua fixação é utilizada um tipo de resina que serve para colá-lo ao dente, e normalmente, é utilizado uma luz para realizar sua secagem e completar assim sua fixação.

Apesar de ter ficado conhecido por seu modelo metálico clássico, existem outros tipos de bracket de aparelho que podem variar tanto no material de construção quanto na forma de atuação.

Também é importante mencionar que por mais que seja conhecido por ser utilizado junto com borrachinhas, o bracket de aparelho autoligado não faz o uso delas.

Visando um tratamento mais discreto, surgiram os aparelhos estéticos, que são feitos para serem menos visíveis. Isso fez com que os bracket também fossem desenvolvidos utilizando outros materiais, que são a safira e a porcelana.

dentista1

Além disso, alguns tratamentos podem exigir o uso de elásticos interdentais que necessitam de suportes, instalados no aparelho fixo, para poderem ser utilizados.

bracket aparelho

Tipos de bracket de aparelho

Assim como foi citado anteriormente, apesar de muito famoso, o bracket de aparelho fixo convencional não é o único tipo de bracket.

Além dele também temos o autoligado e as versões estéticas dos dois modelos. Abaixo estão listadas suas características:

Convencional

Assim como citado acima, o bracket é uma das peças mais importantes do aparelho e juntamente com as borrachinhas é responsável por garantir que o fio ortodôntico não se mova e consiga exercer a pressão adequada sob o aparelho.

Ele é uma pecinha quadrada com uma face lisa para se colar ao dente e uma canaleta que serve para passar o fio ortodôntico. Além disso, ele também possui encaixes externos para a fixação das borrachinhas, e em alguns casos, há a presença de uma espécie de gancho que serve para fixar os elásticos interdentais.

Autoligado

Diferentemente do bracket de aparelho convencional, o autoligado não faz o uso de borrachinhas e nem possui lugar para posicioná-las.

Isso ocorre por ser um bracket com uma tecnologia mais avançada, o que também faz com que ele possua vantagens sobre o de aparelho convencional.

A vantagem mais visível é o fato de não utilizar borrachinhas, o que garante que as consultas tenham um intervalo de tempo maior entre elas, além de promover uma melhor higienização e um tratamento mais rápido.

Isso acontece devido ao fato dessa peça também fazer o trabalho das borrachinhas de fixar o fio metálico ao bracket de aparelho. A ausência dos elásticos também dá ao aparelho uma aparência menos chamativa.

Materiais de confecção do aparelho ortodôntico de bracket

Além da possibilidade de escolher entre o modelo autoligado e convencional, o paciente ainda pode escolher o material de confecção do bracket de aparelho, sendo que estão disponíveis para todos os modelos.

Confira os materiais de confecção dos aparelhos estéticos e suas características:

Resina

Por ser um material de coloração branca, ele consegue se aproximar a cor natural dos dentes, e desse modo garante que o bracket de aparelho tenha uma aparência mais discreta.

Essa também é a opção mais em conta dentre as opções estéticas, além de ser a opção menos volumosa. Porém, a resina é mais frágil que os outros materiais e também é mais suscetível ao amarelamento.

Porcelana

Conhecida por ser o material com o melhor balanço entre custo e benefício estético utilizado na odontologia, a porcelana é um material de coloração leitosa que possui alta resistência ao amarelamento.

Safira

Diferentemente das outras alternativas de materiais, a safira é um material translúcido, ou seja ela é transparente. Isso faz com que o bracket de aparelho de safira seja praticamente imperceptível, o que garante um tratamento mais discreto.

Além disso, não é necessário temer o amarelamento, pois diferentemente de outros materiais translúcidos como o plástico, a safira não perde a transparência com o tempo.

Como higienizar o espaço entre os brackets do aparelho dental?

A higienização do espaço entre um bracket de aparelho e outro pode parecer uma tarefa complicada de ser realizada, porém existem alguns itens feitos para auxiliar esse processo.

Como a escova de dentes convencional não é capaz de alcançar o espaço entre um bracket e outro, surgiu a necessidade da criação de uma escova que conseguisse limpar essa região.

Essa é a escova interdental, também chamada de escova para aparelho, possui um formato diferenciado para que ela consiga exercer sua função.

Além disso, o uso do fio dental também é dificultado pelo fio ortodôntico do aparelho, e para auxiliar nesse processo é usado um passa fio.

Ele é parecido com uma agulha de plástico, e serve para facilitar a inserção do fio dental no espaço entre o dente e o fio, assim contribuindo para o seu uso.

O que fazer quando o bracket de aparelho descolou?

O processo de colagem dos brackets é realizado de maneira que eles não venham a soltar, pois o resultado do tratamento odontológico depende deles.

Sendo assim, o principal motivo do bracket de aparelho descolar é devido a alimentação, que normalmente acontece pela ingestão de alimentos muito duros.

Por isso, para evitar essa situação é recomendado retirar alimentos muito rígidos ou muito pegajosos da sua rotina de alimentação, visto que eles podem forçar a fixação dos brackets e provocar o descolamento.

Além disso, quando acontece de o bracket se soltar, é recomendado guardá-lo em um local seguro, pois algumas vezes é possível reutilizá-lo, e avisar o dentista o mais rápido possível, pois somente ele é capaz de fixá-lo novamente.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que a saúde bucal seja mantida e para que problemas ortodônticos sejam detectados e tratados desde o início.

É pelas visitas regulares ao consultório odontológico que o dentista consegue avaliar a situação da zona bucal do paciente e encaminhá-lo para o melhor tratamento e a adoção de bons hábitos quanto a higienização e alimentação.

Tratamentos regulares como a profilaxia (limpeza profissional) também devem estar em dia para que os benefícios desses cuidados sejam percebidos.

O indicado é que as idas ao consultório sejam feitas ao menos 2 vezes ao ano, de 6 em 6 meses, podendo ser em menores intervalos de tempo em casos especiais, como o uso do aparelho fixo, devendo as visitas serem mensais.

A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!