Bolinhas na língua: o que pode ser e o que fazer?
As bolinhas na língua, normalmente não configuram uma enfermidade ou algo grave, na maior parte das vezes elas são passageiras e benignas.
Podem ocorrer por alguma irritação alimentícia, bebidas cítricas ou quentes e até mesmo cigarros.
Porém, dependendo da sua forma e duração, pode ser um sinal de que algo mais grave está acontecendo no seu organismo, como algumas doenças ou infecções. Em casos mais raros, podem ser sinal de um câncer na língua, por exemplo.
Veja a seguir algumas causas do surgimento de bolinhas na língua.
Aqui você vai encontrar:
Quais são as possíveis causas para o surgimento de bolinhas na língua?
São várias a possíveis causas do aparecimento de bolinhas na língua, abaixo vamos citar algumas delas:
Sapinho
O sapinho, que é o nome comum dado à candidíase oral, é uma enfermidade que tem como característica o aparecimento de placas brancas na língua e dentro da boca, também causa sensação de ardor, vermelhidão e deixa a boca com o famoso “gosto ruim”.
Isso acontece por causa da infecção fúngica que provoca a candidíase e não é contagiosa.
O uso de certas medicações, uma má higiene bucal e hábitos como fumar, podem provocar o surgimento do sapinho.
Porém, existem algumas pessoas que tem uma certa tendência a esse tipo de problema. Acontece com usuários de drogas, pessoas imunossuprimidas, bebês recém-nascidos ou pessoas com má alimentação.
Pessoas que estão em tratamento de outra doença e esteja fazendo uso de antibióticos, também são mais suscetíveis a desenvolverem a candidíase.
Para esse tipo de doença, o tratamento é realizado com antifúngicos, como cremes ou gel aplicados no local da infecção. Após o tratamento se iniciar, os sintomas logo começam a sumir e em até duas semanas, o indivíduo já fica livre.
Já o sapinho que é causado por medicamentos, é necessário se consultar com o médico que lhe receitou a medicação e discutirem a possibilidade da substituição da medicação, para que resolva a questão do sapinho.
A candidíase oral é uma doença que não provoca maiores complicações, no entanto, é necessário ter atenção quando ocorre em bebês.
O sapinho pode causar dificuldades apara o bebê se alimentar, fazendo com que ele perca peso e pode prejudicar a saúde dele, causando outras doenças.
Por isso, notando os sintomas no bebê, leve ao pediatra o quanto antes, para evitar maiores problemas.
Sífilis
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, que causa uma infecção por bactérias, que possui várias fases e é muito grave, que pode ser fatal.
O indivíduo pode pegar essa doença através do contato com as feridas da sífilis do parceiro sexual, durante o sexo oral, vaginal ou anal.
Um dos sintomas da sífilis, é o desenvolvimento de feridas na boca, como na língua.
É mais fácil notar a ferida na língua, caso o primeiro contato com a doença tenha sido por sexo oral, em poucas semanas a ferida na boca surge e inicia o processo de desenvolvimento da sífilis.
Ao notar os sintomas, é necessário fazer o teste rápido para descobrir se de fato se trata de sífilis.
O teste rápido pode ser realizado em unidades básicas de saúde e o teste é gratuito, disponibilizado pelo sistema único de saúde (SUS).
Tendo o resultado positivo, o único tratamento eficaz contra sífilis é a injeção de penicilina benzatina (benzetacil).
Alimentação e fumo
Comidas em temperaturas muito altas, alimentos picantes ou ácidos, uso de bebidas alcoólicas e as substâncias presentes no cigarro, podem provocar irritações na língua, causando o aumento das papilas gustativas, como uma maneira de defesa do organismo, as papilas ficam à mostra, em formato de bolinhas vermelhas.
É provavelmente a forma mais comum de surgimento de bolinhas na língua. De acordo com a mudança das papilas, o paladar pode ser alterado ou dar ao indivíduo a sensação de queimadura na língua.
Nesses casos, o tratamento é simples, basta remover da sua rotina os alimentos ou bebidas que estejam causando essa “alergia”, assim em poucos dias a língua volta ao normal.
Caso mesmo removendo as possíveis causas, as bolinhas não sumam, é importante procurar um especialista para pesquisar à fundo o que pode ser a causa.
Aftas
As aftas são feridinhas que surgem na boca, nas áreas mucosas, na língua ou nos lábios. Em sua maioria é provocado pelo uso de aparelho ortodôntico, próteses como dentadura ou mordidas no mesmo local.
Viroses também podem causar aftas, principalmente em crianças.
Pode surgir sozinha ou em mais de um local ao mesmo tempo e elas normalmente se resolvem sozinhas, sem a necessidade de ajuda médica.
Existem algumas pomadas ou receitas caseiras que podem acelerar o processo de cicatrização das aftas.
Manter hábitos de higiene bucal em dia, se alimentar, se hidratar bem e evitar alimentos demasiadamente ácidos também facilitam o processo de cicatrização.
Sintomas de HPV
O HPV, papilomavírus humano, pode apresentar sintomas na boca e na língua, formando pequenas bolhas na língua que causam dor e incômodo.
O HPV é extremamente contagioso, porém a lesão que ocorre na boca tem cura caso seja tratada o mais rápido possível.
É extremamente importante procurar ajuda médica para iniciar o tratamento e de preferência, se isolar até entrar na fase não contagiosa da doença, para não espalhar a doença.
Herpes
A herpes é muito conhecida por se manifestar nos lábios, porém poucas pessoas sabem, que a herpes pode se manifestar em outros locais, como na língua e na gengiva.
Quando surgem na língua, são pequenas bolhas incômodas e dolorosas, que também causam vermelhidão e se curar sozinhas em até dez dias.
Porém, há maneiras de acelerar o processo e aliviar as dores incômodas que são causadas pela herpes, com pomadas e comprimidos específicos para esse problema.
Escarlatina
É uma enfermidade que surge devido a uma infecção, atingindo principalmente crianças e apresenta sintomas como falta de apetite, febre, mal estar e bolinhas vermelhas por toda língua, que é apelidada de “língua em framboesa”.
Alterar a língua é uma característica forte dessa doença e ocorre por causa do aumento das papilas gustativas, ficando de cor rosa/vermelho intenso e é causado por uma bactéria.
O tratamento é realizado a base de antibióticos. Ao notar os sintomas da escarlatina, é importante procurar ajuda médica o quanto antes, para tratar e não causar danos maiores à criança
Câncer na boca
Quando se trata de um câncer, a bolinha surge como uma ferida punica, de difícil cicatrização e bem dolorosa.
Também aparecem manchas brancas, o indivíduo apresenta dificuldade de mastigar por causa da dor e pode apresentar inclusive sangramentos.
É mais comum acometer homens, que fazem o uso de cigarros ou com diagnóstico de papiloma vírus humano (HPV).
E o que fazer quando surgir bolinhas na língua?
As bolinhas na língua não representam um grande perigo individualmente, porém elas podem surgir devido a outros problemas de saúde.
Então, mesmo que a causa não esteja clara ainda, é importante procurar um especialista para investigar o que está acontecendo e descartar problemas maiores, como os citados anteriormente.
Quanto mais cedo se procura um profissional, mais cedo você trata a raiz do problema e evita consequências maiores.
Visitas regulares ao dentista
É pelas visitas regulares ao dentista que é possível identificar e tratar qualquer bolinha na língua que esteja na sua boca e ser indicado para o melhor tratamento possível.
Além disso, em caso de tártaro, cáries e doenças periodontais, é somente em consultório odontológico que se é possível tratar essas e outras causas.
É por meio das visitas periódicas ao dentista que procedimentos como a profilaxia (limpeza profissional) podem ser feitos, mantendo a zona bucal limpa e livre de complicações.
Por fim, pela avaliação do dentista podem ser feitas observações e indicações para que a saburra não venha ser mais um problema.
O indicado é que as visitas regulares ao dentista ocorram ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).
A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)