O Que Você Procura ?

Boca seca

Boca seca: fique atento e descubra o que pode ser

dentista2

Já se perguntou o que pode ser ficar sempre com a boca seca? Todos nós precisamos de saliva para manter a boca úmida, além disso, ela auxilia na limpeza da bucal e ajuda a digerir os alimentos. A saliva também previne a infecção, fazendo o controle das bactérias e fungos na boca.

Esse problema afeta cerca de 10% de todas as pessoas e tende a ser mais prevalente em mulheres do que em homens. Também chamada de xerostomia – resulta de um fluxo inadequado de saliva.

Não é considerada uma doença, mas sim um sintoma de um distúrbio médico ou efeito colateral de certos medicamentos, como descongestionantes, analgésicos, diuréticos e muitos outros.

É normal ter a boca seca quando você está desidratado ou nervoso, mas uma boca que sempre está seca pode ser um sinal de um problema que merece atenção.

Boca seca

Qual a causa da boca seca?

A boca seca é causada quando as glândulas salivares não produzem saliva suficiente para mantê-la molhada.

Isso geralmente é resultado da desidratação, o que significa que você não tem líquido suficiente no corpo para produzir a saliva necessária. Também é comum a boca ficar seca quando você está ansioso ou nervoso.

Às vezes, uma boca seca pode ser causada por alguns problemas como:

  • medicação – muitos medicamentos diferentes podem causar  esse tipo de problema, incluindo antidepressivos e diuréticos;
  • nariz entupido – respirar pela boca enquanto dorme pode fazer com que ela seque;
  • diabetes- uma condição ao longo da vida que faz com que o nível de açúcar no sangue de uma pessoa fique muito alto;
  • radioterapiana cabeça e pescoço – isso pode causar inflamação das glândulas salivares.

Quais problemas uma boca seca pode causar?

Alguns dos problemas comuns associados à boca seca incluem dor de garganta constante, sensação de queimação, dificuldade para falar, dificuldade em engolir, rouquidão ou passagens nasais secas. Em alguns casos, a boca seca pode ser um indicador da síndrome de Sjögren.

A síndrome de Sjögren é um distúrbio auto-imune crônico no qual o sistema imunológico do corpo ataca por engano suas próprias glândulas produtoras de umidade, as glândulas salivares e secretadoras de lágrimas, além de outros órgãos.

dentista1

 

Por que a boca seca tem haver com a cárie dentária?

A má higiene bucal e uma dieta repleta de açúcar tendem a causar cárie nos dentes. No entanto, a boca seca causa um padrão diferente de cárie dentária. A cárie tende a começar ao longo da linha da gengiva (margem gengival) e, em alguns casos, as gengivas recuam para expor a camada dentária subjacente (dentina).

Ao contrário do esmalte, a dentina oferece menos resistência aos ácidos e a cárie tende a ser rápida. A cárie da dentina exposta é chamada de ‘cárie radicular’.

Ela também pode ser vista nos dentes anteriores inferiores, que normalmente são bem protegidos pela saliva produzida por baixo da língua.

 

A saliva e seu papel protetor

Como foi digo logo acima a boca seca aumenta significativamente o risco de cárie dentária e outras doenças bucais. A saliva tem como papel principal defender a boca contra cáries dentárias e manter a saúde dos tecidos moles e duros bucais.

Além de lavar os alimentos e outros detritos, neutralizando os ácidos produzidos pelas bactérias na boca, fornecendo substâncias de combate a doenças por toda a boca, oferecendo proteção de primeira linha contra invasão microbiana ou crescimento excessivo.

A saliva também contém fósforo e cálcio, essas substâncias são vitais para o processo contínuo de remineralização, que é a reconstrução do esmalte dentário para evitar a cárie dentária.

 

Como tratar uma boca seca

Se o seu dentista é capaz de determinar o que está causando sua boca seca, tratar isso pode melhorar seus sintomas.

Por exemplo, se houver suspeita de medicação como causa da boca seca, médico poderá reduzir sua dose ou sugerir tentar uma medicação alternativa.

Algumas das condições têm tratamentos específicos, como descongestionantes nasais  para nariz entupido e insulina para diabetes.

 

Medidas que ajudam a deixar a boca sempre úmida

Boca seca

Existem medidas simples que você pode tentar ajudar a manter a boca úmida. Por exemplo:

  • Beber bastante água. Pode ajudar carregando uma garrafa de água;
  • Mascar chiclete sem açúcar – isso estimula suas glândulas salivares a produzir mais saliva;
  • Evitar qualquer substância que aumente a secura da boca. Como cigarros, álcool, bebidas com cafeína e alimentos condimentados.

 

A quem deve se recorrer para tratar esse problema?

O tipo de especialista que se deve recorrer assim que uma pessoa percebe sintomas de boca seca é o dentista para realizar uma consulta e exame. Ele fará uma revisão dos medicamentos, histórico de saúde, estilo de vida, dieta e outras coisas que podem contribuir para a boca seca. Então realizarão um exame intra-oral para confirmar o fluxo salivar diminuído e determinar os efeitos que ele teve na dentição e nos tecidos orais. A gestão e manutenção da saúde bucal será o elemento mais importante desse relacionamento.

O dentista inspecionará as principais glândulas e dutos salivares para verificar se há bloqueios e pode medir o fluxo salivar estimulado e não estimulado. Todos os lábios, língua e tecidos orais serão inspecionados quanto à secura. Às vezes, um paciente ainda se queixa de tal problema, mesmo que o fluxo salivar seja adequado. Como os sintomas da boca seca variam muito de indivíduo para indivíduo, os tratamentos variam. Às vezes, são administrados tratamentos para queixa crônica prolongada da boca seca, mesmo sem sinais clínicos de alterações na boca. O dentista pode ser um recurso importante para obter informações específicas para gerenciar a esse tipo de problema.

Se for determinado que exista disfunção da glândula salivar, o dentista pode fazer parceria com um médico otorrinolaringologista especializada em distúrbios da glândula salivar para ajudar a melhorar a condição.

Então, o que você estar esperando para garantir seu novo sorriso e manter sua boca saudável???

Agende sua avaliação gratuita conosco aqui!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!