O Que Você Procura ?

boca seca o que pode ser

Boca seca o que pode ser? Conheça aqui as possíveis causas

dentista2

Várias pessoas se queixam de boca seca, um problema que é capaz de proporcionar uma série de outros sintomas desconfortáveis.

Conheça aqui o que é boca seca, saiba como identificar e quais são as possíveis causas por trás:

Boca seca, o que é?

A boca seca é um problema que atinge a zona bucal e que acaba por ser ignorado por não ser considerado uma condição grave.

No entanto, a boca seca pode se tratar de um sintoma parte de um problema ainda maior, e que deve ser tratado o quanto antes.

Com isso, a boca seca é caracterizada pela sensação de ressecamento da boca, e que tem relação com a redução ou com a interrupção da produção de saliva. Também chamada de xerostomia, sialorreia ou hipossalivação, pode afetar qualquer idade, contudo, é mais comum em mulheres idosas.

O tratamento do sintoma irá depender da causa por trás do problema e de sua gravidade. No entanto, na maioria dos casos, pode ser feito por meio de uma abordagem simples, como o uso de medicamentos específicos.

Sintomas da boca seca

A boca seca possui alguns sintomas característicos e que podem ser percebidos antes da consulta para um melhor diagnóstico do profissional.

  • Lábios secos e rachados;
  • Sensação de secura e pegajosidade na boca;
  • Mastigação, deglutição, degustação e fonética comprometidas;
  • Pessoas com boca seca possuem maior propensão às cáries nos dentes, e assim, ao mau hálito, dor de cabeça, infecções bucais (principalmente aquelas causadas pelo Candida Albicans);
  • Sensação de ardência ou dor na língua;
  • Língua vermelha e com a presença de fissuras;
  • Irritação na garganta;
  • Presença de saburra – placa bacteriana na parte posterior da língua;
  • Paladar reduzido ou a presença de um gosto metálico na boca.

LEIA TAMBÉM: Como tirar mau hálito: 8 dicas para acabar com esse problema

boca seca pode ser o que

dentista1

Boca seca, o que pode ser?

A boca seca, pode ser apenas um leve sinal de desidratação, que pode ser revertido apenas através de uma boa ingestão de água.

Essa condição é bem comum em casos em que a pessoa se encontra ansiosa, triste, apreensiva ou estressada.

Diante de sua persistência, é necessário consultar com um dentista ou médico.

Entre as causas que podem estar por trás da boca seca, e que requerem determinado tipo de tratamento pode-se citar:

  • Tabagismo;
  • Menopausa;
  • Certos tipos de medicamentos – como anti-histamínicos, analgésicos, descongestionantes, diuréticos, antidepressivos e remédios usados no tratamento de pressão alta;
  • Radioterapia – em meio desse tipo de tratamento para o câncer, as glândulas salivares podem ser comprometidas em casos que sua cabeça ou pescoço forem expostos à radiação. Em efeito, a perda da saliva pode ser total ou parcial, permanente ou temporária;
  • Doenças que afetam as glândulas salivares – como mal de Parkinsons, diabetes, HIV/AIDS, síndrome de Sjögren, doença de Hodgkins;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Problemas respiratórios causadas pela respiração bucal – principalmente no período da noite;
  • Hipotiroidismo;
  • Alterações hormonais;
  • Deficiências nutricionais – como a falta de vitamina A e do complexo B.

Logo, é muito importante que esse sintoma não seja ignorado, já que a saliva possui funções importantes no organismo, indo muito além da manutenção da boca úmida. Entre os sintomas possíveis estão: ajuda na digestão, mastigação e deglutição, controle de bactérias da boca, proteção dos dentes das cáries e prevenção de infecções.

Como é feito o tratamento da boca seca?

O profissional responsável pelo tratamento da boca seca é o clínico geral, que poderá indicar um endocrinologista ou gastroenterologista dependendo das suas causas.

No entanto, o tratamento da xerostomia vai variar de acordo com a causa principal do problema. Dessa forma, pode ir desde abordagens de estímulos gustatórios e mecânicos, que acabam por estimular as glândulas salivares a produzirem uma maior quantidade de saliva.

Entre outras formas de tratamento, também pode-se citar uso de fármacos, sessões de laser, TENS (estímulos elétricos) e acupuntura.

A adesão de bons hábitos na rotina também faz parte do tratamento da boca seca, além de estarem entre as medidas preventivas, como uma boa higiene bucal, boa ingestão de água (cerca de dois litros de água por dia), evitar o consumo de bebidas alcóolicas e alimentos condimentados e não fumar.

O tratamento por meio de uma saliva artificial em spray ou em gotas pode ser uma indicação, ao depender da observação do profissional, podendo ser feita duas ou mais vezes para se evitar complicações advindas da xerostomia.

boca muito seca o que pode ser

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para a manutenção da saúde bucal em dia, tal como a saúde geral. A periodicidade indicada é de 6 meses a 6 meses.

É por meio da ida ao dentista que se é capaz de detectar os problemas relacionados à saúde bucal em sua fase inicial, fazendo com que seja maior a probabilidade de sucesso de tratamento.

Logo, é por meio das visitas regulares ao dentista que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!