O Que Você Procura ?

boca inchada

Boca inchada: veja as principais causas e como tratar

dentista2

Normalmente a boca inchada está associada a alguma reação alérgica de algum alimento ou componente ingerido. Porém, este não é o único motivo pelo qual podemos ficar com a boca inchada.

Confira mais a respeito dos motivos que nos levam a ficar com a boca inchada e como proceder nessa situação:

boca inchada

Causas da boca inchada e como desinchar

A boca inchada pode se referir qualquer inchaço na região bucal, como céu da boca, gengivas, bochechas e língua.

Portanto, confira os possíveis motivos que podem levar ao inchaço:

Impactos na região da boca

Mesmo pessoas extremamente cautelosas estão sujeitas a sofrer traumas bucais, que podem acontecer ao cair ou até mesmo devido ao choque com algum objeto, como uma bola por exemplo.

A boca inchada por impactos acontece pois ao sofrer um choque, o inchaço ocorre como uma resposta do corpo a contusão.

Quando ocorre por traumas o primeiro passo a se tomar é verificar se houve algum corte ou dano à algum dente.

Se existir a presença de algum corte, é recomendado utilizar uma compressa limpa para interromper o fluxo de sangue. Caso a hemorragia não pare, é recomendado procurar um médico o mais rápido possível.

Do mesmo modo, se perceber que algum dente sofreu uma fratura ou caiu, é recomendado colocar uma bolsa fria ou gelo para reduzir a dor e o inchaço e procurar um dentista urgente.

dentista1

Entretanto, se não houver nenhum corte ou dano aos dentes, pode-se utilizar gelo, uma bolsa térmica ou compressa fria para reduzir o inchaço e a dor no local.

É comum que apareça algum hematoma na região devido ao acúmulo de sangue no local, então não há porque se assustar com a presença de uma mancha roxa.

Contudo, os sintomas tendem a desaparecer gradativamente dentro de alguns dias, caso o inchaço ou hematoma persista, deve-se procurar ajuda profissional.

Alergia

A alergia acontece quando certas substâncias, que a pessoa é alérgica, são ingeridas, inaladas ou até mesmo tocadas.

Um dos sintomas mais famosos de reações alérgicas é a boca e rosto inchados. Normalmente, os sintomas demoram até 3 horas para aparecerem.

Além desses, outros sintomas comuns são tosse, dificuldade para respirar e vermelhidão.

O tratamento normalmente pode ser feito por meio de comprimidos antialérgicos. Porém, em casos onde os sintomas são muito fortes ou não se reduzem após o uso do antialérgico deve-se procurar um médico o mais rápido possível.

Impetigo

O impetigo é uma doença extremamente contagiosa que afeta principalmente crianças e bebês que causa o aparecimento de pequenas feridas e bolhas ao redor da boca.

Essa enfermidade é causada por bactérias e podem se infiltrar no corpo a partir de pequenas escoriações ou até mesmo picadas.

Ela pode deixar a boca inchada devido ao aparecimento de pus, que pode acontecer em várias partes do corpo.

O tratamento é feito com o uso de pomadas ou cremes, além da limpeza das feridas. Caso necessário, também pode-se utilizar antibióticos.

Herpes

A herpes é uma infecção viral que geralmente não se manifesta logo que penetra o corpo. Sua ativação geralmente pode ocorrer por diversos fatores, que podem ser:

  • Exposição à luz solar;
  • Queda de imunidade;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Fadiga.

Além disso, a pessoa afetada pela herpes labial pode sofrer:

  • Coceira;
  • Ardência;
  • Formigamento;
  • Aparecimento de pequenas bolhas.

Em casos mais graves também podem aparecer algumas feridas.

Além disso, é importante ressaltar que a herpes é contagiosa, portanto pacientes sofrendo com essa enfermidade devem evitar beijar, compartilhar copos e talheres e outros objetos utilizados nos lábios, como batons.

Para realizar seu tratamento, pode-se ir a um posto de saúde ou hospital para conseguir ter acesso a pomadas e remédios para tratá-la.

Piercing inflamado

O piercing na boca pode inflamar devido a problemas no processo de cicatrização ou devido a infecções causadas pelo descuido com a limpeza ao manuseá-lo.

O processo inflamatório deixa a boca inchada, causa vermelhidão, dor e o aparecimento de pus. Portanto, ao perceber qualquer um desses sintomas, é recomendado interromper seu uso e procurar um profissional capacitado para lidar com esse problema.

Entretanto, caso não consiga atendimento de imediato, existem alguns cuidados que podem ser tomados para reduzir os sintomas, como:

  • Higienizar bem o local;
  • Mantê-lo seco;
  • Lavar o local com soro fisiológico;
  • Optar por alimentos anti-inflamatórios como gengibre, limão, uva, alho, e outros.

Ressecamento ou queimaduras labial

Lábios ressecados ou queimados, por alimentos quentes, sol ou frio, podem causar a boca inchada. Normalmente esse inchaço costuma durar pouco tempo, e juntamente com ele pode aparecer dor, pequenas feridas e ardor no local.

Para lidar com esse inchaço pode-se utilizar manteiga de cacau, além disso deve-se evitar deixar os lábios secos.

Mucocele

A mucocele é uma espécie de cisto que aparece nos lábios, bochechas, palato ou língua. Essa condição geralmente acontece por algum trauma causado por impacto externo ou pelo hábito de morder a bochecha ou os lábios.

Ela é um cisto benigno, ou seja, não afeta o corpo e possui um tamanho de pode variar até 3 centímetros de diâmetro. A mucocele geralmente não causa dor e também não é contagiosa. Além disso, ela costuma desaparecer sozinha gradativamente.

Porém, em alguns casos, quando não some, deve-se retirá-la por meio de um procedimento cirúrgico bem simples.

Infecções

A boca inchada pode ser resultado de infecções no lábio ou no interior da boca. Geralmente, acontece pela infiltração de microrganismos por meio de pequenas feridas.

Inicialmente, há um processo inflamatório no qual haverá inchaço, vermelhidão e dor. Após a infecção se manifestar, pode haver a produção de pus no local.

Desse modo, para lidar com essa situação deve-se procurar um médico para que ele receite os medicamentos ideais para tratar essa condição.

boca inchada

Outras razões que possa deixar a boca inchada

Além dos motivos citados acima, existem outras condições que podem deixar a boca inchada.

Portanto, a boca inchada pode acontecer por:

  • Picadas de insetos;
  • Abcessos;
  • Comidas muito picantes;
  • Câncer oral;
  • Aftas.

O deve-se fazer quando estiver com a boca inchada?

Apesar de termos citados as maneiras de se proceder em cada caso baseado no motivo, algumas vezes não é possível distinguir a razão da boca inchada.

Portanto, para melhorar o inchaço pode-se:

  • Aplicar uma compressa fria para reduzir o inchaço;
  • Manter o local limpo;
  • Quando não se sabe o motivo do inchaço, é recomendado evitar o uso de qualquer medicamento ou produto que não tenha sido recomendado por um profissional;
  • Caso o inchaço não diminua com alguns dias, procure um médico ou dentista.

Visitas regulares ao dentista

É pelas visitas regulares ao dentista que é possível identificar a causa e tratar a boca inchada com mais eficiência.

É por meio das visitas regulares ao dentista que procedimentos como a profilaxia (limpeza profissional) podem ser feitos, mantendo a zona bucal limpa e livre de complicações.

Por fim, pela avaliação do dentista podem ser feitas observações e indicações para que o mau hálito em crianças não seja mais um problema.

O indicado é que as visitas regulares ao dentista ocorram ao menos 2 vezes ao dia (de 6 em 6 meses).

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!