Bloco no dente: como é feito, o que é e cuidados
O bloco no dente é um procedimento utilizado para evitar a extração dos dentes, o que significa que ele pode restaurar as funções de um dente que foi comprometido.
Portanto, o bloco no dente é um tipo de restauração de dente.
Confira mais a respeito desse tipo de procedimento, como o que é, para que serve, quanto tempo dura e mais:
Aqui você vai encontrar:
O que é bloco no dente?
O bloco no dente, também chamado de restauração inlay, onlay ou overlay, é utilizado para restaurar cáries e fraturas que causam danos aos dentes que não são possíveis de se recuperar utilizando métodos naturais.
Desse modo, a restauração do tipo bloco no dente é usada para restaurar grandes quebras, trincas ou buracos que ficaram após a remoção de cáries ou troca de antigas restaurações.
Sendo assim, a principal indicação do bloco no dente tratamento é a reposição de antigas restaurações que necessitam serem substituídas.
Esse procedimento pode ser feito utilizando metal, resina e porcelana, sendo que cada um deles possui suas características específicas.
O bloco no dente possui esse nome devido ao formato pelo qual ele sai do laboratório, que é um bloco.
Os tipos de bloco no dente disponíveis são:
Bloco de metal no dente
O bloco de metal no dente possui uma ótima resistência e durabilidade, porém não possui uma estética agradável.
Isso faz com que ele seja mais utilizado nos dentes molares, que são os dentes de trás, por conseguirem ficar escondidos.
Desse modo, o metal não afeta tanto a estética quanto afetaria se estivesse em um dente posterior.
Porém apesar de normalmente ser utilizado apenas nos dentes de trás, nada impede que ele seja utilizado nos dentes frontais exceto sua estética.
Sendo assim, ela é extremamente eficiente para repor as funções mastigatórias e afins do dente, o que faz com que seu único problema seja a estética.
Restauração de porcelana
A porcelana odontológica é um dos materiais mais utilizados no ramo por ser um material extremamente resistente, durável e ainda possuir características que permitem que ela se assemelhe aos dentes naturais.
Desse modo o bloco no dente de porcelana é a melhor opção de bloco no dente, pois possui uma alta resistência, durabilidade e consegue se assemelhar aos dentes.
Sendo assim, apesar de se tratar de um material que aparentemente só possui benefícios, sua desvantagem é o custo mais alto em relação às outras opções.
Bloco de dente de resina
A resina é conhecida por ser um material que possui uma boa estética e um bom preço, mas que peca em resistência e durabilidade.
Sendo assim, o bloco no dente de resina é uma opção que garante ao paciente uma boa estética, porém apenas temporariamente, pois ele possui pouca resistência ao amarelamento e mecânica.
Desse modo, ele é uma ótima opção para pacientes que procuram uma boa estética unida a um bom preço e não estão tão preocupados com a durabilidade.
Qual a diferença de restauração inlay e onlay?
A restauração onlay é um tipo de restauração que cobre o interior e a parte superior até parte das pontas dos dentes.
A inlay cobre o interior do dente e a parte superior sem chegar a cobrir as pontas, portanto a inlay corresponde apenas a restauração no centro do dente.
Já a restauração overlay é completamente feita em laboratório e é apenas cimentada sobre o dente, semelhante a coroa dentária.
Para que serve o bloco no dente?
O bloco no dente é um tipo de restauração que serve para devolver as funções do dente quando esse foi danificado por cáries ou fraturas.
Desse modo, ele é utilizado para restaurar danos nos dentes ou para repor antigas restaurações que foram comprometidas.
Sendo assim, por meio desse tipo de restauração é possível fazer com que os dentes possam ter suas funções restabelecidas e evitar a necessidade de extrair o dente.
Quanto tempo dura um bloco no dente
A durabilidade é um dos pontos mais importantes de tratamentos odontológicos de restauração e implantação.
Sendo assim, a duração do bloco no dente também é uma informação importante para o paciente, porém a duração dele é variável.
A variabilidade da durabilidade do bloco no dente se deve ao tipo de material utilizado, cuidados do paciente e o fato de ter sido uma boa instalação ou não.
Desse modo, caso não haja nenhuma infiltração ou afins, o bloco no dente tende a durar mais de 5 anos.
Essa duração pode ser encurtada baseada nos cuidados com a higiene bucal do paciente e no material escolhido.
Portanto, para obter a maior durabilidade possível o ideal é optar pela porcelana ou metal, já que são mais resistentes que a resina.
Cuidados
Para estender ao máximo a vida útil do bloco no dente, assim como a escolha do material, também é importante ter bons cuidados com ele.
Desse modo, os cuidados necessários para que exista a possibilidade de utilizá-lo pelo maior tempo possível são:
- Atentar-se a higiene bucal dando sempre uma atenção especial a escovação e ao fio dental;
- Procure utilizar uma escova de dentes macia para evitar problemas de retração gengival e afins, além de otimizar a limpeza dos dentes e gengivas;
- Opte por produtos que possuam flúor em sua composição por serem mais efetivos contra microrganismos que podem causar problemas bucais;
- Realize visitas periódicas ao dentista para que ele possa avaliar o estado da restauração, como se há infiltrações, e da boca no geral;
- Hidrate-se bem para evitar problemas como a boca seca e também do acúmulo de bactérias causados por ela.
Além disso, caso aconteça dele se soltar, é necessário procurar um dentista imediatamente, visto que, além de causar bastante dor, o dente sem a restauração abre oportunidades para reincidências de cáries.
Bloco no dente valor
O bloco no dente não possui um valor fixo, de modo que é possível encontrá-lo por preços diferentes dependendo de alguns fatores.
Os fatores que podem influenciar no valor desse procedimento são:
- Material escolhido (resina, metal ou porcelana);
- Número de dentes envolvidos;
- Dentista e clínicas escolhido;
- Região onde o procedimento será realizado.
Desse modo, o preço desse tipo de restauração pode variar de acordo com esses fatores, portanto não há como estabelecer um preço único.
Sendo assim, o melhor a se fazer é realizar uma breve pesquisa de orçamentos para que seja possível obter o melhor preço possível na hora de realizar o procedimento.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista permitem que ele possa acompanhar o andamento do bloco no dente e efetuar qualquer manutenção necessária.
Elas também permitem que seja possível identificar e tratar problemas de saúde bucal, como cáries e tártaro. Desse modo, por meio do tratamento precoce deles é possível evitar maiores complicações.
Além disso, por meio delas é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para complementar a higiene bucal.
Sendo assim, também é possível receber orientações quanto à bons hábitos de cuidado bucal, como a maneira correta de se escovar os dentes e utilizar o fio dental.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)