O Que Você Procura ?

benefícios do jiló

Os benefícios do jiló para a saúde bucal

dentista2

O jiló é a fruta da planta herbácea jiloeiro, popularmente conhecido por seu sabor amargo. No entanto, mesmo que possua um sabor não dos melhores, o jiló é capaz de trazer uma série de benefícios a saúde, influindo a saúde bucal. Possui uma composição rica em vitaminas do complexo A, B e C, além de micronutrientes como o ferro, do cálcio, fósforo e fibras.

Por essa sua composição poderosa e extremamente vantajosa ao nosso organismo, o jiló também auxilia no combate a anemia, na perda de peso, e graças justamente a seu sabor amargo, potencializa a salivação, que controla a acidez bucal e combate a problemas como o mal hálito.

Veja a seguir como o jiló colabora com a higiene bucal e a manutenção de um sorriso saudável. Boa leitura!

Jiló e seus benefícios

O jiló é uma fruta que possui uma grande carga nutritiva, com magnésio, flavonoides e vitaminas diversas em sua composição. E é justamente essa composição rica que possibilita que o jiló melhore na digestão e previna a anemia.

Dentre os seus demais benefícios a saúde estão a prevenção a hiperglicemia, da aterosclerose, a problemas de visão e a problemas bucais; já que possui propriedades antibacterianas.

Além disso, o jiló auxilia no bom funcionamento do coração, já que é fonte do potássio e da vitamina B1. Assim, esse fruto ajuda no controle da pressão sanguínea e reveste as artérias, as protegendo de demais riscos. Por causa da presença dos flavonoides, o jiló impede a concentração do colesterol nas veias e artérias, e assim o desenvolvimento da aterosclerose.

Sobretudo, pessoas obesas e que possuem dificuldade de emagrecer podem ter o jiló como um aliado. Isso se deve ao fato de que esse fruto possui uma quantidade relevante de água em sua composição, saciando rapidamente. Além disso, é rico em fibras e ajuda a regulamentar o açúcar no sangue.

Quais os benefícios do jiló para a saúde bucal?

Ele incita a salivação, o que evita a incidência do mau hálito. Entretanto, suas propriedades bactericidas colaboram também na manutenção da limpeza bucal.

Danos que se iniciam da má execução da higiene bucal, como gengivite, cáries e tártaro, também são evitados por sua ingestão. A ação preventiva a esses danos também está diretamente ligada ao combate ao mau hálito.

No entanto, o jiló não é capaz de agir sozinho. A sua ingestão moderada deve acompanhar uma higiene bucal completa, além da visita regular ao dentista e da realização dos exames periódicos necessários.

dentista1

Alimentação e saúde bucal

Assim como uma boa hidratação; que ajuda no controle da acidez bucal, manter uma boa alimentação também é essencial para a saúde bucal. Uma alimentação rica em nutrientes fortalece a dentição, além de que uma alimentação equilibrada evita a incidência de cáries.

Logo, é importante que evitar ao máximo alimentos que ricos em açúcar, trocando alimentos industrializados por aqueles de origem natural. Alimentos açucarados são os principais responsáveis pela proliferação das bactérias, e assim da formação das placas bacterianas.

Assim como os cuidados com a alimentação, a higiene bucal deve estar em dia, contando com todas as suas etapas. A higiene bucal completa compreende a escovação precisa com creme dental com flúor, a passagem do fio dental e o uso do enxaguante bucal, também

A escovação é realizada sempre após as refeições, acompanhada da passagem do fio dental. Já o uso enxaguante bucal deve ser diário, logo ao acordar ou ao ir deitar.

cuidados durante a higiene bucal
A manutenção de uma boa higiene bucal é o pilar de um sorriso saudável.

Cuidados durante a higiene bucal

Ademais, além da atenção quanto a dieta e a higiene bucal em geral, há cuidados que se deve englobar na rotina. A escovação correta tem de ser feita de cima para baixo, e a escova propícia é a que possui cerdas macias e cabos lisos. O creme dental deve conter flúor e aplicado sem exagerado.

O fio dental, por sua vez, deve ser usado ao menos uma vez ao dia, porém, a preferência é de sua passagem logo após ou antes as escovações. O fio dental é essencial para o combate de doenças orais, uma vez que atinge espaços que a escova não atinge.

Os antissépticos bucais também são essenciais para potencializar a limpeza bucal. É necessário que o seu uso seja diário e com a finalidade de também trazer frescor ao hálito. Opte por aqueles que não possuam álcool em sua composição, já que o álcool pode ser nocivo aos tecidos bucais.

Como fazer jiló

Se os benefícios do jiló não se fizerem convincentes, o seu amargor pode não ser mais um problema. Uma dica de profissionais da nutrição é transformar o fruto em farinha e adiciona-la as refeições.

Entretanto, para perceber os benefícios do jiló na saúde geral; incluindo a saúde bucal, sua ingestão deve ser regular. O indicado pelos nutricionistas é que o alimento seja incluindo na dieta ao menos duas vezes na semana.

Outra dica para tirar o seu amargor e aproveitar as suas vantagens é cobrir o fruto de sal e deixar com que sua água escorra por 30 minutos sobre uma peneira. Logo após o período, deve se retirar o sal e secar o jiló antes do preparo.

Outra forma de tornar seu consumo menos desagradável é cortá-lo em quatro partes e adicioná-lo a uma bacia com água e um pouco de sal, dessa vez por somente 15 minutos.

O consumo do jiló deve ser feito preferencialmente quando apresentar firmeza e uma coloração vibrante. Pode ser consumido com ou sem a casca, porém, deve ser descartado ao amarelar, já que possui a tendência de ficar mais amargo ao amadurecer.

Não deixe de contatar o seu dentista para que ele possa te dá as informações especificas a saúde bucal necessárias.

Contraindicações e observações

As contradições ao consumo do jiló se limitam a alergia a esse alimento. Em caso de reação alérgica deve se buscar ajuda médica com urgência. Pessoas que apresentem certa disfunção quanto a banimento do ferro também deve se atentar ao consumo do jiló, ao passo que é rico nessa substância.

Ainda com essas observações, não se deve deixar o consumo do jiló de lado. Os seus benefícios à saúde são incontestáveis e são capaz de promover uma melhor qualidade de vida, bem-estar e um sorriso agradável.

A saúde bucal deve ser prioridade e todas as medidas que visem o bom estado e a boa estética do sorriso são bem-vindas.

Então, não deixe de fazer as consultas rotineiras no consultório odontológico, agende uma avalição agora  na clínica OralDents e garanta mais saúde ao seu sorriso.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe aqui nos comentários!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!