ATM: o que é e os problemas que a afetam?
Sabe aquela dorzinha de cabeça que incomoda, somada a alguns barulhos, como o de areia ao abrir e fechar a boca? Cuidado, isso pode ser uma disfunção na ATM.
Talvez você nunca tenha ouvido falar dela, mas é mais prático do que imagina. Você consegue localizá-la colocando seus dedos logo em frente as orelhas, abra e feche a boca e vai sentir suas articulações temporomandibulares, uma de cada lado do rosto.
Neste texto iremos falar desde o que é a ATM, além de descobrir como diagnosticar os problemas que podem acontecer e até seu tratamento. Entenda aqui tudo sobre ela de forma prática.
Aqui você vai encontrar:
O que é a ATM?
Podemos defini-la como articulação temporomandibular ou dos músculos responsáveis pela mastigação.
Ela é considerada também uma das articulações mais complexas do corpo humano, sendo responsável por ligar o maxilar ao osso temporal do crânio, que fica à frente das orelhas, nas laterais da cabeça.
Também é responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Por isso, qualquer problema que impeça a função ou a devida adequação no funcionamento deste sistema complexo de músculos, estão ligados a DTM.
Pessoas que desenvolvem essa anormalidade, tem a sensação de que sua mandíbula está saltando para fora, podendo fazer até um estalo e travado por um estante.
Geralmente, a DTM também dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.
Causas na ATM?
Para entender o que causa a disfunção na Articulação Temporomandibular é necessário entender que ela é um desarranjo da própria articulação ou de estruturas localizadas em sua proximidade.
Apesar de apresentar possíveis causas, como o bruxismo, a para função noturna (ou seja, o ato de ranger os dentes durante a noite), a hiperfunção muscular ou até mesmo fatores genéticos, mostrando que pode ter diversas causas possíveis.
Para tirar as devidas dúvidas e conseguir o melhor atendimento possível para a disfunção na ATM é aconselhável que a avaliação seja feita por um profissional qualificado.
A partir disso, a origem dessa disfunção poderá ser devidamente entendida e tratada, devolvendo a função mandibular do paciente e evitando que o problema se agrave ou volte a afetar a vida do indivíduo.
Diagnóstico da disfunção na ATM
Ao sentir qualquer um dos casos citados acima, é interessante que o paciente faça um relato bem detalhado de tudo o que veio sentindo.
Nesses detalhes, é interessante destacar os antecedentes, detalhes e evolução da doença, desde quando surgiram os sintomas, para que assim o profissional de saúde possa realizar um minucioso exame clínico para obter um correto diagnóstico.
Porque é importante identificar a disfunção na ATM? Porque muitas das vezes, as disfunções da ATM podem ser confundidas com outras condições dolorosas, como dores de origem dentária e infecções bucais.
É importante destacar que a disfunção afeta milhares de pessoas, indiferente de idade, sexo ou raça, mas principalmente mulheres na idade adulta, tendem a desenvolvê-la.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a dor de cabeça atinge mais de 80% das mulheres em idade fértil, contra 65% dos homens.
Apesar desses sintomas, a disfunção na ATM apresenta outros também, necessitando assim de um diagnóstico mais detalhado, de modo que possa ser identificado da melhor forma possível para chegar em um tratamento.
E quais são os outros sintomas causados pela disfunção na ATM?
Podendo variar de um paciente para outro, os sintomas da disfunção são conhecidos por atrapalharem demais a vida dos portadores dela.
Como dito até aqui no texto, o principal sinal é a dor, que pode também sofrer uma variação de moderada para bem forte, podendo também ser temporária ou crônica.
Além desse desconforto, a disfunção na ATM também apresenta outros sintomas, como:
- Sensação de travar a mandíbula.
- Dores de ouvido;
- Dificuldade para mastigar, principalmente alimentos duros;
- Dores de cabeça na região da testa, fundo de olho e nas têmporas;
- Tonturas;
- Dores durante a mastigação;
- Zumbidos no ouvido;
- Vertigens;
- Desgaste dental excessivo;
- Barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca;
Agora que conhece os sintomas é importante saber como diagnostica-los, porque só um o diagnóstico correto de tais disfunções poderá iniciar o tratamento correto.
Diagnóstico da disfunção na ATM:
Para que o paciente tenha uma resposta positiva ao tratamento é necessário que seja feito uma análise eficaz para resolver o problema, mas como fazer isso?
Dentre os exames, temos duas opções sendo elas:
O primeiro passo para chegar nessa conclusão é, sem dúvidas, uma boa anamnese – que é o histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente sobre determinado caso clínico.
A outra opção é um exame físico minucioso, a fim de diagnosticar por completo. Por meio dessas etapas o profissional terá contato com o histórico do paciente e assim chegar em um diagnóstico mais preciso em casos de DTM.
Disfunção na ATM tem cura?
Por ser uma articulação, a disfunção na ATM não tem cura, isso porque qualquer articulação do corpo humano, não possui cura também. Entretanto, é possível promover ao paciente o máximo de tempo (anos) sem a dores articulares.
Uma forma de fazer isso é mantendo um controle os sintomas, ao fazer isso evita novas patologias.
Um tratamento bem feito e de acordo com a necessidade do paciente, os incômodos que a disfunção na ATM causa serão amenizados, assim poderá voltar as funções do dia a dia.
Como os casos podem sofrer variações de um para o outro, é possível que os tratamentos sejam diferentes para se adaptar melhor em cada um.
Exemplos de tratamentos, temos: a aplicação de toxina botulínica (conhecida também como botox), agulhamentos secos, aplicações de laser e termoterapias.
Já em casos mais graves, pode ser que haja algum tipo de intervenção cirúrgica, além de ser necessário consultar outros profissionais, como fisioterapeutas e psicólogos para ajudarem quando a disfunção da ATM causar desconforto em níveis anormais.
Por que ir um dentista especializado?
Como os problemas que atingem a ATM são muito complexos, devido as características particulares da disfunção. Por isso, é aconselhável que o tratamento desse problema precise de alguém especializado.
Este profissional poderá determinar qual a melhor estratégia para o caso do paciente, respeitando as suas particularidades e reais necessidades.
Outra forma de ajudar no problema da disfunção da articulação temporomandibular é o de manter as visitas ao consultório dentista em dia, fazendo os check-ups necessários.
Mesmo que você não sofra de ATM você pode aproveitar e agendar sua avaliação gratuita conosco aqui!
E se gostou do nosso texto, tem alguma dúvida ou sugestão pode deixar nos comentários que será um prazer responde-los.
Deixe um Comentário
(0 comentário)