O Que Você Procura ?

arcada dentaria

Arcada dentária: saiba o que é e para que serve

dentista2

A arcada dentária compreende o periodonto e os dentes. Ela é uma parte essencial do corpo e conhecê-la é uma ótima maneira de aprender como cuidar dela.

Leia mais sobre arcada dentária no artigo abaixo:

O que é arcada dentária?

A arcada dentária é a parte do corpo que corresponde ao periodonto e aos dentes. Ela também é única de cada pessoa, ou seja, não existem duas iguais.

Normalmente sua formação começa por volta dos 6 meses de vida, com os chamados dentes de leite. A arcada dentária composta pelos dentes decíduos se completa por volta dos 3 anos de idade.

Ela é composta de dentes de leite, também é chamada de arcada dentária infantil, e possui 20 dentes, sendo 10 superiores e 10 inferiores.

Dentre esses 20 dentes, estão 8 incisivos (dentes da frente), quatro caninos e 8 molares (dentes de trás, responsáveis pela mastigação). Esses dentes normalmente duram por apenas alguns anos e a troca de dentes começa por volta dos 6 anos.

A partir dessa idade, os dentes de leite começam a ser trocados pelos dentes permanentes, que são os que acompanharão a pessoa pelo resto de sua vida.

Além disso, com a troca de dentes, também ocorre o desenvolvimento da arcada dentária, pois a definitiva é composta por 32 dentes, contando com o siso.

Os 12 dentes a mais são os 3 molares, que totalizam 12 por serem 3 em cada lado da arcada, e são os únicos dentes que nascem como permanentes.

dentista1

O terceiro molar, conhecido como dente do siso, é o último a nascer. Como normalmente seu nascimento normalmente gera problemas, ele quase sempre é extraído. No entanto, existem casos de pessoas que não possuem o dente do siso.

Tipos de arcada dentária

Conforme dito anteriormente, ela é diferente para cada pessoa, ou seja, cada um possui um arcada única.

As más-oclusões são causadas por falhas de alinhamento ou desenvolvimento da arcada dentária. Os problemas de má-oclusão causados por falhas na arcada dentária são:

Mordida aberta: é gerada pela falta de contato dos dentes, gerando um espaço entre eles. Pode acontecer nos dentes frontais ou laterais;

Mordida profunda: ocorre quando a arcada dentária superior se fecha muito à frente da inferior;

Mordida cruzada: acontece quando os dentes da arcada inferior ficam à frente dos superiores. Pode acontecer uni ou bilateralmente;

Prognatismo e Retrognatismo: são causados por um distúrbio no crescimento da mandíbula, sendo ele excessivo (prognatismo) ou insuficiente (retrognatismo);

Apinhamento: também chamado de encavalamento, normalmente é causado pela falta de espaço para o nascimento de novos dentes;

Diastema: é o nome que se dá ao espacinho entre os dentes, o que normalmente acontece quando há muito espaço para o surgimento dos dentes.

Arcada dentária superior

É o arco formado pelos dentes, periodonto e os ossos que os sustentam que ficam na parte superior da boca (maxila).

Desse modo, ela possui os mesmos dentes da inferior, sendo constituída por 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares, e quando completa também possui 12 molares.

Arcada dentária inferior

Assim como a superior, a arcada inferior é o arco formado pelos dentes, periodonto e seus ossos de sustentação. Ela possui exatamente os mesmos dentes da superior, o que totaliza 20 dentes durante a fase de crescimento e 32 na fase adulta.

Arcada dentária perfeita

Esse tipo de arcada dentária é responsável por garantir a mordida correta. Desse modo, ela acontece quando há o alinhamento perfeito entre os dentes.

Ou seja, esse tipo ela é responsável pelo alinhamento perfeito dos dentes, proporcionando uma ótima estética do sorriso, além de evitar problemas gerados pelo desalinhamento. Ela possui entre 28 e 32 dentes, sendo que o motivo dessa variação é relacionado a presença ou não do dente siso.

Arcada dentária infantil

Também chamada de arcada dentária decídua, ela corresponde aos primeiros dentes que temos na vida. Ela começa a se desenvolver por volta dos 6 meses de vida com o nascimento dos primeiros dentes e é completa por volta dos 5 anos de vida.

Ela é composta por 20 dentes de leite, que futuramente serão trocados pela dentição permanente. Tendo em vista que a arcada adulta possui 12 dentes a mais, há um crescimento dela no período de transição entre a infância e a fase adulta.

Entretanto, algumas vezes esse desenvolvimento pode ser irregular, o que pode acabar causando complicações de alinhamento futuramente.

Contudo, esse crescimento irregular pode ser consertado por meio de aparelhos quando tratado antecipadamente, e com cirurgia quando tratado na fase adulta.

arcada dentária

Dor na arcada dentária superior

Às vezes o paciente pode sentir dor na arcada dentária. Isso muitas vezes pode significar que há um problema relacionado ao desenvolvimento dela.

Ou seja, provavelmente algum distúrbio no crescimento da arcada dentária gerou algum problema de má-oclusão, que pode ser o motivo da dor.

A dor na arcada dentária também pode ser resultado do nascimento do siso, pois quando não há espaço ou ele se encontra um deitado, pode acabar empurrando os outros dentes para forçar seu surgimento.

Por isso muitas vezes seu nascimento causa dor, e além disso pode ser motivo de desalinhamento dos dentes. Isto é a causa da sua extração na maioria das vezes.

De qualquer modo, é recomendado procurar um dentista quando sentir dores na região da boca. Caso o incomodo seja muito grande, pode-se tomar um analgésico, como dipirona por exemplo.

Como a arcada dentária é numerada?

Para uma identificação mais rápida e universal dos dentes, foi desenvolvido alguns métodos para “nomear” os dentes.

Desse modo, os sistemas relacionaram cada dente a um número específico, sendo que cada sistema tem um modelo diferente de organização.

Como método padrão para todos os sistemas, as arcadas foram divididas em quatro quadrantes, que também são organizados por números:

  • 1º quadrante, que corresponde ao lado direito superior;
  • 2º quadrante, equivalente ao lado esquerdo superior;
  • 3º quadrante é o nome dado ao lado esquerdo inferior;
  • 4º quadrante foi a denominação do lado direito inferior. 

E são classificados de três maneiras, sendo elas o sistema Palmer, a nomenclatura universal e a classificação da FDI.

Visitas regulares ao dentista especialista

As idas ao consultório odontológico devem fazer parte da vida da criança desde o nascimento dos primeiros dentes. O acompanhamento profissional ajuda não só com a execução dos tratamentos e procedimentos, mas também por meio das orientações e indicações.

As visitas ao odontopediatra permite diagnosticar qualquer anormalidade em sua fase inicial, fazendo com que o tratamento seja feito o quanto antes e da forma menos invasiva possível.

Caso o contrário, o quadro da complicação pode se agravar e o dentista pode indicar um tratamento de canal para que o dente de leite danificado seja extraído. O profissional também pode recomendar a abordagem por tratamento ortodôntico, caso os dentes nasçam desalinhados.

Portanto, é apenas com a manutenção do bom estado da zona bucal, que o sorriso também se desenvolve corretamente e de forma harmônica.

Garanta mais saúde e qualidade para seu sorriso agendando em uma de nossas clínicas odontológicas OralDents.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!