O Que Você Procura ?

Aparelhos fixos dentários: descubra todos os tipos!

dentista2

Aparelhos fixos dentários, afinal, quais existem? O avanço da tecnologia e da Odontologia e as exigências cada vez maiores por estética, fez com que diferentes tipos de aparelhos ortodônticos fossem criados. Você sabe quantos existem? Conhece todos eles? Quer conhecer? Acompanhe até o final o post de hoje e saiba qual combina mais com você.

Aparelhos Fixo

Aparelho fixo Metálico

É o aparelho mais comumente utilizado. Feito de ligas de metal, necessita do uso de elásticos coloridos para compor todo o aparato.

Seu custo de instalação e manutenção é considerado o mais barato de todos, e o mais usual é que o tempo de tratamento com este tipo de aparelho dure em torno de 24 a 36 meses.

Sendo assim, apresenta como vantagens o fato de ser prático e acessível, porém interfere na estética, fazendo com que muitos procurem aparelhos mais estéticos.

Aparelho fixo Estético

Existem diferentes tipos e materiais que compõem estes aparelhos fixos considerados estéticos por serem mais bonitos, discretos e até “invisíveis”. Confira!

Policabornato

É mais caro que o convencional, porém o mais barato entre os Estéticos. E da mesma maneira que citado anteriormente, o tratamento dura em torno de 24 a 36 meses.

Sua vantagem é que é acessível e estético, apesar de ser o mais opaco, prejudicando sua beleza. Dos três tipos de aparelhos estéticos mais utilizados (Policabornato, Cerâmica e Safira) este é o que é feito pelo material menos resistente, ou seja, de fácil quebra.

Cerâmico

Sua estética e material são superiores quando comparado ao aparelho citado anteriormente, porém é mais caro que o convencional e que o aparelho estético Policabornato, sendo, mesmo assim, o de preferência dos pacientes. O tempo de tratamento é de 24 a 36 meses em média.

Safira

Entre os aparelhos fixos estéticos Policabornato, Cerâmica e Safira, este é o mais caro, pois traz um aspecto mais translúcido, deixando o aparelho ainda mais “transparente”, discreto e estético. Além de ser geralmente importado, é o mais resistente e de difícil quebra. O tempo de tratamento com este tipo de aparelho também dura, em média, de 24 a 36 meses.

dentista1

Lingual

O aparelho é considerado estético, apesar de ser metálico, pois é colado na parte de trás e internamente aos dentes, não sendo possível sequer saber que o paciente está usando aparelho.

Seu valor é bastante elevado, tanto o aparelho, como sua instalação e manutenção mensal, e o tratamento dura em média 24 a 36 meses.

Invisalign

É um aparelho que não utiliza peças nem metálicas e nem estéticas. Ele é feito com uma peça única através de moldeiras transparentes que se encaixam apenas na boca em que foi moldado. É semelhante às placas utilizadas para clareamentos dentários.

Tanto o aparelho (as placas) como suas manutenções mensais possuem um custo elevado, e por isso não é acessível para todos. Por ser indicado para tratar casos menos graves como leves apinhamentos (dentes tortos), o tempo de tratamento fica em torno de 12 a 18 meses.

Autoligado

Pode ser de metal ou estético, ou até mesmo misturado. É o famoso aparelho fixo que não utiliza elásticos. Dessa forma, costuma tornar os tratamentos mais rápidos e com idas a cada dois ou três meses ao ortodontista para manutenção.

Já foi considerado o tipo de aparelho mais caro em relação a todos os outros, porém com sua popularização, atualmente seu valor esta mais acessível. Mesmo assim, o custo do aparelho e de suas manutenções o torna um aparelho que nem todos conseguiriam ter.

O tempo de tratamento com este tipo de aparelho costuma ser menor, variando entre 12, 18 e 24 meses.

Entretanto, não importa qual tipo você escolha, lembre-se que todos chegarão ao mesmo resultado. Afinal, seu ortodontista também irá lhe orientar quanto ao aparelho mais indicado para o seu caso.

Escolhendo um bom dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de sua saúde, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar a aparência em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Procure um profissional adequado e avalie o cuidado com a limpeza do consultório, higienização e esterilização do material que ele utiliza. Tire todas as suas dúvidas antes de iniciar o tratamento, peça para que ele explique o seu problema de forma clara. Pode ser que ele lhe ofereça outras opções de tratamento para sua necessidade.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual profissional escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!