Aparelho removível: conheça seus tipos e para que servem
A odontologia é a área da saúde que cuida da boca, portanto seu cuidado se estende desde a higiene até a posição correta dos dentes. O posicionamento dos dentes é corrigido através do uso do aparelho removível, fixo ou cirurgias.
A cirurgia geralmente só é utilizada em último caso, onde não é possível realizar a correção por meio da utilização de aparelhos.
Nesse post vamos falar mais sobre o aparelho removível, portanto confira abaixo para maiores informações:
Aqui você vai encontrar:
O que é um aparelho removível?
Um aparelho removível é um tipo de aparelho utilizado na odontologia para realocação ou contenção do posicionamento dos dentes.
Além disso, no caso de aparelhos ortopédicos, eles também são utilizados para realizar ajustes no posicionamento dos ossos da mandíbula e abertura do palato.
O uso desse tipo de aparelho dependerá da necessidade do paciente, visto que algumas vezes eles não são capazes de resolver certos problemas.
Nesses casos é necessário recorrer ao uso de aparelhos fixos ou realizar uma cirurgia ortognática para resolver o problema.
Os aparelhos que estão na categoria de aparelho removível, possuem uma característica única, que garante que eles possam ser removidos e colocados sem a presença de um dentista.
Desse modo, o paciente é livre para retirá-lo para se alimentar e para realizar a higienização dos dentes sem que ele atrapalhe.
Esse fato também faz com que a eficácia do aparelho removível seja dependente do paciente, visto que ele é responsável por utilizá-lo durante o tempo recomendado.
Além disso, como visto anteriormente, existem diferentes tipos de aparelhos móveis, sendo que cada um possui uma função diferente.
Tipos de aparelho dentário móvel
Assim como o aparelho fixo, o aparelho removível também possui vários modelos na qual cada um realiza uma função diferente.
Desse modo, abaixo estão listados alguns dos modelos mais comuns de aparelho removível, assim como suas características e funções:
Contenção móvel
O aparelho de contenção é um dos modelos mais conhecidos, visto que ele é utilizado por quase todos pacientes que fizeram algum tratamento para alinhar os dentes.
Apesar de muitos acharem que após o fim do alinhamento dentário eles estarão livres de aparelhos. Não é bem assim, pois contenção removível é utilizada após o término do tratamento odontológico para manter o resultado do tratamento.
Ele também possui uma variante fixa, que normalmente é utilizada nos dentes inferiores, de modo que a contenção móvel fique na arcada superior.
A contenção fixa superior é pouco utilizada devido às restrições relacionadas ao seu posicionamento e a posição de descanso dos dentes inferiores durante a oclusão.
Ela pode ser feita de duas maneiras, a chamada contenção móvel estética que consiste em um molde de acrílico semelhante ao Invisalign envolvendo todos os dentes de modo discreto.
Já a contenção móvel convencional consiste em um placa de acrílico que fica posicionada no palato e um fio metálico ligado à placa que passa à frente dos dentes.
Aparelho ortodôntico removível Invisalign
O Invisalign é um modelo de aparelho feito para ser uma alternativa que proporciona uma estética mais agradável aos pacientes que necessitam realizar algum tipo de alinhamento dentário.
Sendo assim, ele possui a mesma função que o aparelho fixo convencional, que é promover o alinhamento dos dentes. Sua diferença se encontra no fato de ser removível e em sua construção.
Diferentemente do convencional que possui braquetes e fio ortodôntico, o aparelho Invisalign consiste em uma placa acrílica que envolve os dentes.
Ele é confeccionado a partir de um molde virtual feito através do escaneamento intraoral do paciente e possui uma versão desenvolvida para crianças e uma para adultos.
Apesar de possuir uma versão infantil, seu uso é recomendado apenas após os 6 anos de idade, que é a fase onde se inicia a troca da dentição decídua pela dentição permanente.
Esse aparelho possui o diferencial de se basear em placas acrílicas que são trocadas de acordo com a evolução do caso do paciente.
Essas placas são confeccionadas antes de se iniciar o tratamento, e suas trocas são feitas pelo próprio paciente sem a necessidade de ir ao consultório, porém é necessário a supervisão do dentista.
A confecção de todas de uma vez só é possível pois o escaneamento intraoral torna possível a confecção de um molde virtual no qual se pode analisar todo o processo do tratamento.
Desse modo, é possível construir todas as placas utilizadas durante o tratamento de uma só vez. Dessa maneira, o paciente evita as visitas mensais ao consultório para realizar as manutenções.
Além disso, esse aparelho removível oferece a oportunidade de corrigir os dentes de uma maneira mais discreta.
Expansor palatino
O palato, também chamado céu da boca, é a região que compreende a parte superior da boca, ou seja, o espaço localizado entre o arco dentário superior.
Dessa maneira, como seu próprio nome sugere, o aparelho fica posicionado no palato e possui a função de expandir o céu da boca.
Essa abertura garante a expansão da arcada dentária superior, abrindo espaço na arcada para o nascimento e reposicionamento dos dentes.
Em alguns casos, seu uso sozinho consegue corrigir os problemas de alinhamento dentário, porém ele também pode ser utilizado com o intuito de abrir espaço na arcada para o uso de outros aparelhos.
O expansor palatino possui dois modelos, o móvel e fixo. Assim como os que também possuem os dois modelos, o móvel é a versão mais higiênica.
Isto ocorre pois é possível retirá-lo para se alimentar e para higienizar os dentes e o aparelho.
Por se tratar de um aparelho que estimula o desenvolvimento ósseo, ele é mais utilizado em crianças, visto que elas estão em fase de desenvolvimento.
Garantindo que seja possível influenciar seu crescimento ósseo, seja para contê-lo ou estimulá-lo.
Ele consegue evitar casos de apinhamento que acontecem devido a falta de espaço na arcada dentária. Normalmente o expansor palatino é utilizado por um período de tempo que pode chegar até um ano.
Aparelho externo
O aparelho externo, também conhecido como extrabucal, AEB ou freio de burro, consiste em um arco facial, apoio extrabucal e elásticos.
O arco é feito por duas partes, na qual uma se encaixa internamente na boca e a outra externa. A parte externa é responsável por servir de suporte para ligar os elásticos ao apoio extrabucal.
Ele possui a função de corrigir o posicionamento ou ajustar o crescimento da mandíbula, de modo que corrija qualquer irregularidade relacionada ao seu desenvolvimento.
Por se tratar de um aparelho que seu objetivo é realizar modificações na mandíbula, sua eficácia depende da resistência do corpo a essas interferências.
Desse modo, ele é utilizado durante a infância, por ser a época em que o corpo está em desenvolvimento e permite o ajuste ósseo.
Aparelho ortopédico
O aparelho ortopédico, apesar de possuir o nome semelhante, possui um funcionamento bem diferente do aparelho odontológico.
Essa diferença se encontra no fato de que o odontológico serve para realizar o alinhamento dos dentes, enquanto o ortopédico influencia somente no desenvolvimento e posicionamento ósseo.
O aparelho removível ortopédico trabalha gerando estímulos capazes de estimular ou refrear o crescimento maxilar, além de também serem capazes de influenciar no posicionamento deles.
Cuidados durante o uso do aparelho removível
Os cuidados ao utilizar o aparelho removível são importantes para promover uma melhor experiência durante seu uso.
A partir deles, é possível evitar complicações derivadas da falta de zelo com o aparelho removível e com a higiene bucal.
Portanto, para que seja possível obter a melhor experiência possível durante seu uso, é recomendado:
- Removê-lo ao se alimentar e para realizar a higienização tanto do aparelho quanto dos dentes;
- Higienizá-lo no mínimo 2 vezes ao dia, com o uso de água e sabão neutro;
- Sempre guarde o aparelho em seu próprio estojo;
- Evite colocá-lo novamente na boca sem antes ter escovado os dentes;
- Retire o aparelho quando for realizar exercícios para evitar que lesões à boca e danos ao aparelho;
- Não utilize água quente para limpar o aparelho, pois isso pode vir a danificá-lo.
Visitas regulares ao dentista
Somente através das visitas ao consultório que o dentista é capaz de indicar o uso do aparelho removível.
Desse modo, por meio delas, ele pode avaliar tanto a higienização quanto problemas de alinhamento e posicionamento.
Além disso, quando as visitas começam durante a infância, é possível identificar e tratar os problemas bucais antes que sua resolução fique muito complicada.
Sendo assim, é possível evitar a necessidade de realizar cirurgias para corrigir certos problemas de alinhamento dentário e desenvolvimento das arcadas.
Através delas o dentista também pode realizar procedimentos como a profilaxia, que é a limpeza profissional e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
Isso torna possível prevenir e identificar problemas precocemente, evitando que se tornem complicações futuras.
Por isso a importância de possuir um plano odontológico. Eles oferecem conforto e segurança na hora de buscar um tratamento, nele você encontra profissionais capacitados para melhor te atender.
Além disso, os planos oferecem pacotes e descontos que podem te ajudar, trazendo economia para seu tratamento. Eles também contam com bons equipamentos que auxiliam a obter resultados satisfatórios.
A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.
O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Deixe um Comentário
(0 comentário)