O Que Você Procura ?

aparelho para abrir o céu da boca

Aparelho para abrir o céu da boca: o que é, pra que serve e quanto custa

dentista2

O aparelho para abrir o céu da boca foi desenvolvido para corrigir o palato estreito, que é uma condição que afeta em torno de 20% da população.

Pessoas com esse problema, podem acabar desenvolvendo problemas como mordida cruzada e apinhamento dos dentes. Esse não é um problema apenas da estética, visto que ele pode atrapalhar a mastigação e a fala do paciente.

Visando solucionar o problema da falta de espaço para os dentes, desenvolveram então o aparelho expansor.

Vamos explicar mais sobre esse aparelho, além de como funciona, quando é indicado e quais seus benefícios.

O que é um aparelho ortodôntico para abrir o céu da boca?

O aparelho para abrir o céu da boca normalmente é recomendado em casos de mordida cruzada ou se não houver espaço suficiente para os dentes crescerem adequadamente.

Ele funciona melhor em crianças e adolescentes, porque seus ossos ainda estão em fase de crescimento, ou seja, seu palato ainda não está totalmente formado, fazendo com que seja mais fácil moldá-lo.

O aparelho para abrir o céu da boca é uma placa fixada nessa região. Seu ajuste é feito por meio de uma chave. Ele pode ser o primeiro ou o único tratamento que seu filho pode precisar.

Por estar fixado no céu da boca, pode acabar atrapalhando um pouco na fala, já que pode atrapalhar o movimento da língua.

Quando é necessário usar um aparelho de abrir o céu da boca?

O aparelho para abrir o céu da boca geralmente é usado em casos de problemas causados devido ao palato estreito.

dentista1

Esses problemas podem ser:

  • Mordida cruzada;
  • Apinhamento;
  • Bruxismo.

Quando identificados durante o período da infância, é mais provável que sua correção seja feita sem a necessidade de cirurgias.

Também pode ser necessário o uso de um aparelho para abrir o céu da boca antes da instalação do aparelho fixo convencional, para que a arcada tome sua forma para depois realizar o ajuste dos dentes.

Como funciona o aparelho do céu da boca?

O aparelho para abrir o céu da boca é utilizado para expandir o palato. Geralmente é indicado que seu uso comece na infância quando o céu da boca ainda está em desenvolvimento.

O expansor palatino possui uma estrutura metálica, podendo ter ou não uma peça acrílica, com um parafuso no meio, conectando os dois lados do aparelho.

Para ocorrer a expansão do palato, o parafuso é girado seguindo a orientação do dentista, visto que por meio dessa ação ocorre o aperto do aparelho.

O aperto dele faz com que aumente a pressão exercida nos ossos do céu da boca, que causa o alargamento dele.

Após o início do seu uso é comum o aparecimento de diastemas, além de poder atrapalhar um pouco a fala e a mastigação. Também é possível que seja percebido uma leve pressão abaixo dos olhos e na parte superior do nariz.

Em caso do aparelho causar dor ao paciente, o dentista pode indicar o uso de analgésicos. Após finalizado o tratamento, o dentista pode deixar o aparelho por alguns meses a mais para que o resultado seja estabilizado.

Aparelho para abrir o céu da boca móvel

Ele é um dispositivo feito com resina removível que é colocado no palato. É uma placa dividida em duas partes, uma na frente e outra atrás.

Ele possui um parafuso central para a realização do aperto que é feito, dando-se um quarto de volta nele. Apesar de poder ser feito pelo próprio paciente, deve ser feito apenas sob recomendação do dentistas

O aparelho para abrir o céu da boca pode ser removido durante a alimentação, por isso é necessário um cuidado especial com crianças e adolescentes para que não o percam.

O fato de ser um aparelho móvel também auxilia na hora da higienização, já que ele pode ser removido para sua limpeza e do céu da boca.

aparelho ceu da boca

Aparelho do céu da boca fixo

Esse modelo é fixado aos dentes laterais e, assim como o móvel, fica posicionado no palato. Além disso, sua estrutura pode ou não conter uma placa de acrílico. 

Ele também tem um parafuso no centro que serve para realizar o aperto com uma chave, que deve ser utilizada apenas sob orientação do dentista.

Como o aparelho para abrir o céu da boca fixo não é removível, isso pode dificultar um pouco sua limpeza, além de ocorrer o acúmulo de partículas nele.

Por isso, além da escovação normal e do uso de fio dental, é recomendado o bochecho e o uso de uma seringa com água para uma limpeza completa.

Aparelho infantil para abrir o céu da boca

Os aparelhos para abrir o céu da boca infantil são os mesmos modelos dos aparelhos para adultos, mas são feitos sob medida para elas.

Como são utilizados por crianças, recomenda-se que os pais se certifiquem de que elas estão usando-os (no caso do aparelho móvel) e limpando-os corretamente.

Quais os benefícios de se utilizar um aparelho para abrir o céu da boca?

O expansor palatino é uma ferramenta importante no tratamento ortodôntico, e trás muitos benefícios para pacientes com o palato pequeno. Alguns dos benefícios promovidos pelo expansor palatino são:

Melhoria na mastigação

Pacientes com problemas de má oclusão costumam ter dificuldades na hora de mastigar, o que pode interferir nas gengivas e até mesmo na digestão.

Nesse caso, o aparelho para abrir o céu da boca pode ajudar a alinhar os dentes e a mordida, resolvendo os problemas relacionados à mastigação e digestão.

Melhoria na fala

A fala também pode ser afetada pelos problemas de má oclusão, visto que eles atrapalham o posicionamento correto da língua e na respiração.

Por isso, quando o tratamento com o aparelho para abrir o céu da boca é finalizado, o paciente pode notar uma melhoria na fala e na respiração nasal.

Exclui a possibilidade de extração

Ele também reduz a chance de ser necessário a extração dentária. Durante alguns tratamentos ortodônticos, é normal que o paciente precise extrair alguns dentes para abrir espaço para a movimentação deles.

Com o uso do expansor palatino, esse espaço pode ser liberado pelo alargamento do palato, fazendo com que muitas vezes não seja necessário a extração.

Redução do tempo de tratamento

Seu uso em conjunto com o aparelho fixo convencional, reduz em até 50% a duração do tratamento.

Essa redução do tempo é causada devido ao espaço liberado com a abertura da arcada dentária, fazendo com que os dentes possam ser movimentados com mais facilidade.

Aparelho para abrir o céu da boca: preço

O preço do aparelho para abrir o céu da boca é muito variável, sendo assim, depende do local, material utilizado e dentista. Em média, seu preço gira em torno de R$ 750 (setecentos e cinquenta reais).

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que problemas ortodônticos sejam diagnosticados e tratados o quanto antes.

É também mantendo a periodicidade ao consultório odontológico que o dentista avalia o estado da zona bucal do paciente e o orienta quanto à adesão de bons hábitos.

O indicado é que a frequência ao dentista seja de ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses), mantendo procedimentos regulares em dia, como a profilaxia (limpeza profissional). No entanto, o uso de algum tipo de aparelho requer visitas ainda mais frequentes, evitando complicações em meio ao processo.

A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!