Você pode agendar a qualquer momento

Aparelho Ortodôntico: saiba tudo sobre!

Normalmente quando pensamos no sorriso dos sonhos, o aparelho ortodôntico é umas das primeiras possibilidades que nos vem à mente. Fazer o uso do aparelho durante a infância ou adolescência sempre será mais rápido, mas com toda certeza ele contribui e muito para um sorriso saudável em todas as idades, e não é só por estética, ele também é colocado por motivos de ordem funcional ou de má oclusão.

O aparelho ortodôntico ou dentário é utilizado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes.  A ortodontia é a especialidade relacionada à prevenção e tratamento das alterações e posições dos dentes, mas também no que diz respeito ao crescimento e desenvolvimento dos maxilares.

Quando é necessário usar aparelho?

Por mais que você perceba a necessidade de usar aparelho, é muito importante passar por uma avaliação de um profissional, só ele vai saber diagnosticar se você de fato precisa, e quais serão os procedimentos necessários. É importante entender também que por mais que o aparelho seja uma das soluções para a sua estética bucal, essa não deve ser sua única motivação.

Os benefícios de uma correção dentária podem ir muito além da estética, pois pode proporcionar também melhoria ao nível da fonação (pronúncia das palavras) e da respiração, e também aumentar a e eficiência da mastigação. Além de melhorar a higiene oral, pois os dentes apinhados (tortos) ou mal posicionados dificultam uma higienização bem feita.

O resultado do uso de um aparelho ortodôntico pode também evitar ou diminuir problemas ao nível da articulação temporo-mandibular, articulação entre o maxilar inferior e o crânio, que podem provocar dores de cabeça e limitações na abertura e fechamento da boca.

Qual o primeiro passo para colocar aparelho?

O primeiro passo é procurar por um dentista especializado na área de ortodontia, ele irá fazer uma avaliação completa informando o paciente se é necessário ou não a utilização do aparelho ortodôntico. Bem como o tipo indicado.

O que é a documentação ortodôntica?

Antes de iniciar o procedimento o paciente deve estar ciente de que a colocação de um aparelho ortodôntico envolve vários exames complementares que normalmente são solicitados pelo dentista e são realizados em clínicas radiológicas. Esses exames auxiliam o dentista no diagnóstico e no planejamento para o tratamento.

aparelho ortodôntico

Tipos de aparelhos ortodônticos

É importante conhecer um pouco de cada tipo de aparelho, sua funcionalidade, precauções, vantagens e desvantagens, e então decidir qual se encaixa melhor em seu sorriso. Mas lembre-se de pedir a orientação de um profissional.

Aparelho Fixo

O aparelho fixo, como provavelmente você já deve conhecer, é aquele fixado nos dentes. Muitas pessoas têm a curiosidade em saber como funcionam as borrachas, que auxiliam no tratamento. As borrachinhas colocadas no aparelho, normalmente são trocadas a cada manutenção, e a escolha das cores é por sua conta.

Além desses acessórios que compõem um aparelho ortodôntico, em alguns casos, são colocadas bandas metálicas ou tubos em dentes posteriores (molares) que vão servir de fixação ou “ancoragem”. São as forças exercidas por esse arco metálico junto dos dentes que vão originar a movimentação dentária criada no sentido de corrigir ou alinhar os dentes.

Dentre os aparelhos fixos ainda podemos encontrar alguns diferentes tipos de modelos.

Aparelho Fixo Estético

Aqueles que preferem discrição quando o assunto é a correção do sorriso, o aparelho ortodôntico estético é a opção. Ele disfarça os elementos que compõem o aparelho, o tornando o mais discreto.

Aparelho de Porcelana

O aparelho ortodôntico de porcelana os brackets são feitos de material de cerâmica ou porcelana policristalina (brancos), ficando assim bem natural na mesma cor dos dentes.

Aparelho de Safira

O aparelho de safira os brackets são de porcelana monocristalina que é ainda mais claro do que a policristalina. Além disso, esta porcelana é mais densa e mais resistente a quebra e ao deslocamento. Nesse caso, como é um tipo de material mais resistente, este bracketpermite ter uma dimensão e espessura ligeiramente menor, aumentando assim a estética do paciente.

 Aparelho Lingual

O aparelho lingual ou aparelho invisível é possível que o aparelho seja fixado na parte de trás dos dentes (interno), ficando a parte da frente livre. Apesar de ser mais estético, o aparelho ortodôntico lingual ou invisível dificulta a higienização. Lembrando que em algumas situações a escolha do tipo de aparelho pode ser feita pelo paciente, mas é muito importante que ele receba a orientação de um profissional para ver o que é melhor para sua situação.

Contenção Fixa

Depois que o aparelho fixo é retirado é muito importante acompanhar e realizar medidas para manter os dentes na posição correta. Para isso, existe o aparelho de contenção  que quando fixado nos dentes os mantém em posição.

Existe também a contenção inferior fixo na parte de trás dos dentes, é importante procurar o profissional que cuidou do seu tratamento, sempre que necessário.

Contenção Móvel

A contenção móvel ou removível é aquela que pode ser retirado da boca, o que normalmente acontece no momento da escovação dos dentes ou das refeições.  Quando se retira fixo para manter ou finalizar algumas correções.

Aparelho Invisalign

Um método muito recente e que vem chamando a atenção de muitos, é o uso do aparelho invisalign. Neste caso, a correção é realizada mediante a uma série de moldeiras transparentes que se encaixam nos dentes fazendo neles a pressão criada por uma tecnologia avançada de imagens de computador 3D.

Um dos grandes benefícios desse aparelho é a estética, por ser transparente e não possuir nenhum tipo de arame, ele passa normalmente despercebido. Por ser removível ele permite ser retirado durante as refeições e facilita a higienização. É muito importante a avaliação de um ortodontista para ver qual tipo de parelho ortodôntico se encaixa melhor a saúde bucal de cada paciente.

 

Qual o valor do aparelho ortodôntico?

Os aparelhos normalmente se diferem de acordo com a necessidade de cada paciente. O aparelho fixo convencional (fixo metálico) tem um custo menor em relação aos demais modelos de aparelhos estéticos e autoligável.

Já o aparelhoestético safira e aparelhoestético de porcelana (brackets transparentes), tem um custo diferente por serem de material mais discreto.

Existe também opção de combos para quem deseja fazer o clareamento no final do tratamento. O Combo ortodontia + clareamento permite facilidade de pagamento do tratamento de clareamento dental, no final do tratamento de ortodontia.

Os valores podem variar de acordo com cada tratamento.

Em todos os modelos de aparelhos ortodônticos é necessário fazer manutenções mensais, o paciente visita periodicamente o dentista para fazer a avaliação e as manutenções necessárias. Ela tem um valor que pode variar, dependendo do tipo de aparelho que está sendo utilizado.

Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

O tratamento ortodôntico tem como principal objetivo proporcionar boa condição funcional e estética ao paciente. Às vezes até atingir os resultados esperados o processo pode demorar um pouco, o que para glumas pessoas pode se tornar um incômodo. Afinal existe um tempo ideal para que se finalize o processo do tratamento ortodôntico?

Esse é um questionamento que pode ser muito relativo, depende do seu tratamento, das correções que precisam ser feitas e até mesmo do seu comprometimento com o tratamento, como o comparecimento as manutenções, por exemplo, e os cuidados com a higienização. Normalmente um tratamento ortodôntico normal, dura em média de 12 a 24 meses.

Lembrando que esse tempo pode variar muito devido a diversos fatores: a gravidade da má oclusão (encaixe das arcadas dentárias), necessidade de extração de algum dente, idade do paciente quando realiza o tratamento, problemas hormonais, entre outros, são condições que podem influenciar na duração de seu tratamento.

É possível acelerar meu tratamento ortodôntico?

A tecnologia tem contribuído e trazido bons avanços para os tratamentos ortodônticos. Além de estudos sendo desenvolvidos com o objetivo de reduzir o tempo dos tratamentos. Aparelhos vibratórios, injeções locais de PRP, Osteo-micro-perfurações, laser de baixa potência e corticotomias são algumas dessas novas técnicas.

Cuidados com o aparelho ortodôntico

Cuidado com a alimentação

É muito importante dar atenção a que tipo de alimento está ingerindo. Além das preocupações nutricionais normais, pessoas que utilizam o aparelho ortodôntico, precisam se atentar para outros detalhes ao se alimentar. É importante evitar alimentos duros, ou muito grudentos. É interessante evitar também alimentos que soltam fios ou com muito açúcar. Todos esses alimentos podem prejudicar seu aparelho e seu tratamento.

aparelho ortodôntico

Higienização do aparelho ortodôntico

Que todos necessitam de uma boa higienização bucal, isso não é nenhuma novidade, porém, pessoas que utilizam o aparelho ortodôntico precisam de cuidados redobrados. As peças do aparelho acumulam restos de alimentos e bactérias que precisam ser retiradas diariamente. Por isso, recomenda-se sempre que terminar uma refeição faça a escovação dos dentes adequadamente.

Escovação ideal

O tipo de escovação ideal é aquela que reduz todas as possíveis formas de acúmulo de sujeiras da boca. Por isso, quem utiliza o aparelho ortodôntico, recomenda-se que se faça uma limpeza mais precisa do que a que é feita normalmente. Geralmente, pessoas que utilizam o aparelho necessitam do auxilio de um passa fio no na hora de passar o fio dental, habitualmente esse passa fio é disponibilizado pelo dentista. Recomenda-se também o uso do enxaguante bucal para finalizar a higienização. Com todos esses cuidados, você se protege de passar por tratamentos como restauração de lesões cariosas.

Cuidados com as peças do seu aparelho

Quebrar alguma peça do aparelho pode ser uma cena bem comum com pessoas que utilizam o aparelho ortodôntico. Por isso é sempre importante evitar alimentos que possam fazer com que isso aconteça. Esse é um problema bem recorrente entre os pacientes e uma das maiores causas para atraso do tratamento. Siga sempre as instruções do seu ortodontista, comparecer sempre as consultas de manutenção e evitar alimentos ou traumas que causem esse tipo de acidente, e caso alguma peça solte, não tente colocar ela no lugar por conta própria, procure seu ortodontista e deixe sob a responsabilidade dele.

Comparecer as manutenções

Outro fator muito importante para que seu tratamento seja feito com eficácia e dentro do prazo previsto é o comparecimento as consultas de manutenções. Claro que durante o tratamento é possível que aconteça alguns imprevistos, mas coloque sua saúde como prioridade. Ao adiar as manutenções, você adia também o seu tratamento, visite seu ortodontista sempre que recomendado.

Como escolher um ortodontista?

Quando tratamos de saúde, não estamos falando de algo tão simples, por isso é muito importante que na hora de escolher quem vai cuidar de seu sorriso e de sua saúde bucal, seja um profissional qualificado. Não caia nas tentações de propostas muito econômicas ou resultados milagrosos em poucos dias. Um bom tratamento ortodôntico requer tempo. Pesquise, estude, avalie e faça sua escolha de forma consciente e segura.

Se você está em dúvida sobre qual dentista escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, proporcionamos aos nossos clientes excelência em tratamentos odontológicos, oferecendo uma excelente relação custo-benefício.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Seu sorriso e bem estar vem em primeiro lugar!

 

 

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!