O Que Você Procura ?

aparelho móvel infantil

Aparelho móvel infantil: seus tipos, recomendações e vantagens

dentista2

O aparelho móvel infantil é uma das melhores maneiras de se evitar cirurgias para correção de problemas de má-oclusão.

Pois durante a infância, os ossos do rosto ainda estão em desenvolvimento, sendo assim, eles são mais fáceis de serem moldados.

Leia aqui tudo sobre o aparelho móvel infantil, o que é, quais seus tipos e suas indicações.

O que é aparelho ortodôntico infantil móvel?

O aparelho móvel infantil é o responsável por tratar problemas da ortodontia em seu início, isso garante que a criança não precise passar por procedimentos cirúrgicos futuros.

Além disso, ele pode evitar que a criança passe por situações desconfortáveis devido a aparência de seus dentes.

Assim como sugerido pelo nome, ele é um aparelho removível, podendo ser retirado durante as refeições e para realizar a higienização.

Normalmente, ele é utilizado dos 5 aos 12 anos de idade, e normalmente é o primeiro contato com o dentista.

Quando o aparelho infantil móvel é indicado?

O aparelho móvel infantil é indicado quando é percebido algum tipo de má-oclusão ou desalinhamento dental na criança.

Sendo assim, ele é usado quando é necessário realizar alguns ajustes na posição dos dentes ou arcada dentária para corrigir seu posicionamento.

dentista1

Desse modo, ele resolve os problemas em sua fase inicial, prevenindo possíveis complicações e futuras cirurgias para correção.

Também é possível tratá-los na fase adulta com o uso de aparelhos, porém em alguns casos mais severos, só é possível por meio de cirurgias. Isso acontece por conta de ossos já estarem formados, fazendo com que seja difícil modelá-los.

Por isso a infância e adolescência são os melhores períodos para se tratar casos de má oclusão.

Por que a criança deve usar aparelho?

O uso do aparelho móvel infantil é usado para correção de más-oclusões durante a infância. Esses problemas de alinhamento dentais normalmente são:

  • Mal posicionamento lingual;
  • Palato estreito;
  • Queixo para frente ou para trás;
  • Diastemas ou apinhamentos;
  • Mordida cruzada.

Eles podem interferir na mastigação, respiração e na fala, além de poderem ser motivo de chacotas.

Normalmente esses problemas podem ser causados por genética, uso de chupetas ou sucção dos dedos.

Tipos de aparelho móvel infantil

Assim como os aparelhos utilizados em adultos possuem diversos modelos, os infantis também têm diferentes tipos. Sendo assim, os tipos de aparelho móvel infantil são:

  • Aparelho expansor móvel infantil;
  • Aparelho externo infantil;
  • Placa de bruxismo infantil;
  • Aparelho móvel infantil com desenho.

Saiba mais, de forma detalhada, sobre cada tipo de aparelho móvel infantil:

Aparelho expansor móvel infantil

Ele é posicionado no palato, ou seja, no céu da boca. Assim como seu nome sugere, ele é responsável por abrir o céu da boca.

Desse modo, ele é utilizado para descruzar a mordida superior ou para abrir espaço na arcada dentária. A expansão do palato também pode contribuir para a melhoria da respiração nasal.

Aparelho externo infantil

Também conhecido como “freio de burro”, esse aparelho é chamado assim por possuir partes externas a boca, ele possui alguns modelos diferentes para se adequar a necessidade do paciente.

O aparelho extrabucal é utilizado para restringir ou estimular o crescimento do maxilar. Normalmente ele é utilizado apenas por crianças e deve ser retirado em situações que ele possa sofrer danos.

Placa de bruxismo infantil

É utilizada para tratar casos de bruxismo, ela serve para proteger os dentes de se desgastarem e reduzir a pressão exercida na ATM.

Quando utilizadas em crianças, o dentista deve sempre ficar atento para que ela não interfira no crescimento da arcada dentária, bem como no nascimento dos dentes.

aparelho movel infantil com desenho

Aparelho móvel infantil com desenho

Esse aparelho móvel infantil é um aparelho móvel comum, porém é feito com uma parte personalizada. 

Dessa maneira, ele acaba atraindo a atenção das crianças por possuir um desenho do seu personagem favorito ou algo do tipo. O que acaba se tornando um incentivo ao seu uso.

Recomendações

O aparelho móvel infantil é utilizado para corrigir casos de má-oclusão. Assim como nos outros aparelhos, ele também possui alguns cuidados que devem ser tomados. Os principais cuidados são:

  • Removê-lo para alimentação e higienização, no caso do aparelho externo, também deve ser removido em situações que podem danificá-lo, além de não ser indicado exceder o tempo de uso proposto pelo dentista;
  • Deve-se limpá-lo diariamente para evitar o acúmulo de partículas indesejáveis. Como a criança pode ter dificuldade em executar a limpeza, é recomendado ser supervisionado por um adulto durante o processo;
  • Não use água quente para limpar o aparelho, pois isso pode deformar suas partes feitas de resina;
  • Quando for retirado, sempre guarde o aparelho de volta no estojo. Evite enrolá-lo em panos ou papéis já que eles podem grudar no aparelho, e deixá-lo sobre mesas ou armários, pois ele pode cair e se danificar;
  • Deixe-o mergulhado em enxaguante bucal por 20 minutos, pelo menos umas vez por semana, para garantir que esteja livre de partículas;
  • Sempre escove os dentes antes de colocá-lo de volta na boca, pois não adianta de nada removê-lo durante a alimentação e voltar a usá-lo com a boca suja;
  • Durante os primeiros dias é comum que a criança sinta algum desconforto, normalmente dura em torno de 3 dias.

Vantagens do aparelho móvel infantil

Há diversas vantagens em começar o tratamento ortodôntico na infância, por ser o período de formação óssea. Os principais benefícios de começar o tratamento cedo são:

  • Melhoria das funções orais: a principal função do aparelho, seja em adultos ou crianças é a correção de problemas sem a necessidade de cirurgias;
  • Evita possíveis dores de cabeça e de dente: o alinhamento dos dentes e da mordida promove não só uma melhoria estética, mas também previne o distúrbio da ATM, de maneira que evite possíveis dores;
  • Melhora a aparência do sorriso: não sendo menos importante que corrigir os problemas relacionados ao desalinhamento, ele também promove uma melhora na autoestima.

Por quanto tempo é necessário usar o aparelho móvel infantil?

O tratamento com o aparelho móvel infantil tem uma duração média de 6 a 18 meses, podendo se estender dependendo da gravidade do caso.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que problemas ortodônticos sejam diagnosticados e tratados o quanto antes.

É também mantendo a periodicidade ao consultório odontológico que o dentista avalia o estado da zona bucal do paciente e o orienta quanto à adesão de bons hábitos.

O indicado é que a frequência ao dentista seja de ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses), mantendo procedimentos regulares em dia, como a profilaxia (limpeza profissional). No entanto, o uso de algum tipo de aparelho requer visitas ainda mais frequentes, evitando complicações em meio ao processo.

A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!