O Que Você Procura ?

aparelho extrabucal

Aparelho extrabucal: saiba o que é, seus tipos e cuidados

dentista2

O aparelho extrabucal, também chamado de aparelho externo, é caracterizado por ser um modelo chamativo, pois suas partes externas acabam atraindo muita atenção.

Por causa disso, ele costuma ser muito criticado, principalmente pelos mais jovens, por medo de sofrerem bullying.

Porém, independentemente de sua aparência, o aparelho extrabucal ainda desempenha muito bem sua função de evitar cirurgias ortognáticas. Conheça mais sobre esse aparelho aqui

O que é aparelho ortodôntico extrabucal?

O aparelho extrabucal foi o primeiro tipo de aparelho usado na odontologia e continua sendo utilizado até hoje.

Ele é caracterizado por suas peças externas, ou seja, que ficam posicionadas fora da boca. Essas peças são responsáveis por servirem de suporte para o elástico.

Assim, baseado em como as peças estão posicionadas, o elástico pode exercer a força necessária para a correção de diferentes maneiras.

Apesar de ser evitado pelas pessoas, ele ainda tem um papel único como alternativa de possíveis cirurgias ortognáticas.

Modelos de aparelho extrabucal

Apesar de ser reconhecido normalmente pela faixa na nuca ou capacete, é válido lembrar que esses não são os únicos modelos disponíveis do aparelho extrabucal.

Os modelos disponíveis do aparelho externo são:

dentista1

AEB

Esse aparelho extrabucal é utilizado principalmente no tratamento de má-oclusão de Classe II.

Desse modo, ele funciona retraindo o crescimento do maxilar, com a intensidade variando a cada caso.

O AEB é composto por 3 componentes principais, sendo eles:

  • Os elásticos ligam a parte interna do aparelho à parte externa e são responsáveis por exercer a pressão necessária para o tratamento;
  • O arco facial é composto por 2 arcos, ficando um interno e um externo a boca, de modo que o externo seja um suporte para o elástico;
  • O apoio externo é composto por faixas que são presas na região traseira da cabeça. Ele é o outro apoio do elástico, sendo ele o responsável por direcionar a força exercida pelo elástico, baseado na região onde está posicionado.

O tratamento com esse tipo de aparelho é mais eficaz em crianças, visto que a arcada dentária deles ainda não está completamente completa, tornando mais fácil sua movimentação.

Em casos de adultos, na grande maioria das vezes o tratamento com esse tipo de aparelho não é eficaz, dessa forma, a única alternativa para eles é uma cirurgia ortognática.

Mentoneira

A mentoneira é um tipo de aparelho extrabucal que também tem como objetivo conter o crescimento mandibular, ela também é muito utilizada na recuperação de algumas cirurgias plásticas e ortognáticas.

Ela é parecida com uma cinta, porém é utilizada na cabeça. Ela é feita de um tecido elástico e é posicionada de maneira que ela fique posicionada do queixo até alguma parte traseira ou superior da cabeça.

Máscara facial

Esse aparelho extrabucal é utilizado em má-oclusões de classe III. Ela tem como objetivo estimular o crescimento da mandíbula para corrigir os problemas causados pelo crescimento defasado dela.

Assim como os outros aparelhos extrabucais, ela funciona melhor em crianças, pelo fato de estarem na fase de desenvolvimento.

A máscara facial, também chamada máscara petit, é um aparelho caracterizado por possuir 2 apoios frontais, um no queixo e outro na testa.

Para fazer a ligação dos dois apoios, usa-se uma ou duas hastes com suporte para a fixação dos elásticos.

Além desses também temos o arco facial que serve de suporte para o elástico exercer sua pressão.

Dessa maneira, a máscara facial é composta das seguintes peças:

  • Apoios externos, proporcionados pelo conjunto de hastes e apoios;
  • Arcos frontais, que servem como suporte aos elásticos;
  • Elásticos, que são responsáveis por exercer a força necessária para o tratamento.

O que é o arco extrabucal?

Ele é uma parte que está presente em quase todo tipo de aparelho extrabucal. Esse arco é constituído por duas partes.

A parte interna se fixa nos dentes e serve como ponto de apoio para a força exercida pelo aparelho.

A parte externa, como o próprio nome diz, é a parte que fica posicionada fora da boca. Ela possui os encaixes do elástico tanto no caso da máscara facial quanto do AEB.

aparelho extra bucal

Pra que serve o aparelho extra oral?

Aparelho extrabucal é o nome dado a todos os aparelhos que possuem alguma parte fora da boca. Geralmente são utilizados para restringir ou estimular o crescimento do maxilar.

Ele é utilizado quando o paciente ainda está em fase de desenvolvimento, geralmente na infância ou adolescência, quando é identificado algum crescimento disfuncional do maxilar.

Dessa maneira ele é capaz de evitar possíveis procedimentos cirúrgicos para a correção do crescimento mandibular.

Visto que após o desenvolvimento completo da mandíbula, é extremamente difícil corrigi-la sem recorrer a cirurgias.

Alternativas do aparelho extrabucal

O aparelho extrabucal é utilizado como alternativa a procedimentos cirúrgicos em casos de crescimento irregular do maxilar.

Desse modo, caso o problema seja apenas em relação ao desalinhamento dos dentes, pode-se recorrer a outras alternativas, como o aparelho fixo, por exemplo.

Porém em casos de problemas relacionados ao desenvolvimento dos ossos da mandíbula, ele é a única opção caso queira evitar cirurgias.

A única condição imposta por esse aparelho é o fato de não poder ser utilizado por adultos, visto que seu crescimento ósseo já está completo, assim o aparelho não teria efeito.

Recomendações para o uso do aparelho extrabucal

Este é um aparelho que possui algumas peças externas à boca, dessa maneira, ele está sujeito a sofrer danos por impactos externos.

Sendo assim, existem algumas indicações que devem ser seguidas para que o tratamento seja efetivo. São elas:

  • Deve-se higienizar corretamente o aparelho e guardá-lo em sua própria caixa;
  • Os elásticos devem ser guardados na geladeira e substituídos conforme orientação do dentista;
  • É indispensável o uso do aparelho durante o tempo recomendado pelo dentista. Em caso de dor inicial, deve-se ir aumentando gradativamente o tempo até atingir o tempo recomendado pelo dentista;
  • É recomendado evitar toques no aparelho durante o uso para evitar desalinhamentos;
  • Ele deve ser retirado durante práticas que possam vir a danificá-los;
  • Em caso de quebra, desalinhamento ou ferimentos causados pelo aparelho, o dentista deve ser procurado imediatamente. Não deve tentar consertá-lo em caso, porque pode piorar a situação.

Os pais também têm um papel importante durante o tratamento, pois eles são responsáveis por monitorar se os filhos estão usando o aparelho de modo correto, já que ele é removível.

Mantenha as consultas ao dentista em dia

Pois é por meio delas que podemos realizar procedimentos como a profilaxia (limpeza profissional), mantendo a zona bucal limpa e evitando o aparecimento de cáries.

Através delas, o dentista também pode realizar uma avaliação geral da saúde bucal, sendo capaz de identificar e tratar possíveis complicações.

Ele irá acompanhar sua evolução no tratamento e avaliar se está sendo feito da forma correta. Além de te orientar sobre os cuidados a serem tomados.

O indicado é que as visitas regulares ao dentista ocorram ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!