O Que Você Procura ?

contenção aparelho

Aparelho de contenção: entenda porque é tão importante

dentista2

Imagina usar aparelho ortodôntico durante anos e depois de alguns meses de finalizado o tratamento seu dentes voltam a ficar como antes? Ai entra o aparelho de contenção, se tornando necessária quando você completa um tratamento de ortodôntico.

Usar um aparelho de contenção ajuda muito quando se trata de manter os dentes recém-alinhados em suas posições adequadas. É uma forma eficaz de garantir que os resultados de um tratamento ortodôntico durem por toda a vida.

O que é aparelho de contenção?

Quando você usa aparelho ortodôntico, é considerado a fase ativa do seu tratamento ortodôntico. Ao terminar, você passa para a fase de retenção. E é ai que o aparelho móvel entra.

O aparelho de contenção, às vezes chamada de contenção dentária, é um aparelho personalizado, fixo ou removível, que mantém os dentes em seus novos locais após o término da fase ativa do tratamento ortodôntico. Aplica uma pressão suave para que os dentes não se movam. Dependendo do tipo de contenção, ele geralmente é feito de metal, metal ou acrílico.

É necessário usar a contenção após o aparelho ortodôntico?

A resposta é sim! É muito importante usar a contenção após o aparelho ortodôntico. Quando seus aparelhos aplicam uma pressão nos dentes e gengivas, eles iniciam o processo de remodelação óssea. Essencialmente, os tecidos de suporte e ligamentos se afrouxam e as células do osso se rompem para permitir que os dentes se movam. Usar uma contenção após o aparelho mantém seus dentes onde eles precisam estar enquanto os ossos, tecidos e ligamentos se tencionam novamente e seu novo sorriso se fixa no lugar. Se você não usar uma contenção após o aparelho ortodôntico, seus dentes voltarão às posições anteriores assim que o aparelho não estiver mais lá para exercer pressão. Usar uma contenção dentária é a única maneira de manter seus resultados e garantir que durem por toda a vida.

A programação de cada pessoa para usar sua contenção é diferente e vai depender de suas necessidades únicas de sorriso. No entanto, a maioria dos pacientes usa as contenções à noite apenas, desde o início. Eventualmente, você provavelmente terá que usá-lo apenas algumas noites por semana. Muitos fatores contribuem para a movimentação dentária, incluindo afiação, novas restaurações ou obturações e a saúde das gengivas. Cada um tem sua situação única!

Tipos de aparelho de contenção

Tipos de aparelho de contenção

Existem basicamente dois tipos de contenção, a fixa e móvel. Seu dentista será capaz de dizer qual é o mais adequado para suas necessidades.

Contenção permanente: uma contenção permanente, consiste em um fio de metal fino que é colocado na parte de trás dos dentes. É colado aos dentes com um adesivo especial, exatamente como o tipo que usamos para os braquetes de seu aparelho, para mantê-lo no lugar. Você não consegue ver nada quando sorri e pode permanecer no lugar por anos ou mesmo décadas. Depois de se acostumar com isso, você não notará que está lá. É basicamente um aparelho para colocar e esquecer. No entanto, uma contenção permanente torna mais difícil remover a placa bacteriana e passar o fio dental nos dentes, necessitando de mais cuidado em mantê-lo limpo.

Contenção móvel: esse modelo de contenção geralmente têm uma combinação de fios que se estendem pelos dentes frontais superiores e inferiores. Em vez de serem fixos nos dentes, a contenção móvel é presa com ganchos que circundam os dentes posteriores e os mantêm presos. Por ser removível, os pacientes podem simplesmente removê-lo na hora de limpar os dentes.

dentista1

Como limpar contenção do aparelho?

Suas instruções específicas para cuidar de sua contenção dependerão do tipo que você possui, mas aqui estão algumas dicas gerais:

  • Escove e use fio dental em sua contenção permanente.
  • Não deixe suas contenções sob calor extremo, como um carro quente. O calor pode deformar a contenção e afetar o ajuste.
  • Se você tiver um aparelho transparente, tire-o para beber qualquer coisa, exceto água pura. Isso porque qualquer líquido ficará preso entre a contenção e os dentes, potencialmente manchando seus dentes ou o aparelho e aumentando o risco de cárie dentária.
  • Se você se esquecer de colocar a contenção por algumas noites, poderá notar que seus dentes estão doloridos. A melhor maneira de evitar isso é seguir o seu cronograma. Agora, e se você esquecer de usá-lo por mais de uma ou duas noites? Você deve usar a contenção se ele não couber? Não. Se já faz um tempo e sua contenção não está encaixando, não tente ajustá-lo sozinho. Marque uma consulta e seu dentista ajustará ele.
  • Se você perder sua contenção ou quebrar, agente uma consulta imediatamente para que possa ser feita uma nova e evitar que seus dentes comecem a se movimentar.

O aparelho de contenção é para sempre?

O tempo necessário para o uso do aparelho varia de pessoa para pessoa, dependendo da gravidade do problema, a saúde dos dentes, gengivas e osso de suporte e quão rigorosamente o paciente segue as instruções.

Sendo assim, após a remoção do aparelho ortodôntico, a maioria dos pacientes precisará usar a contenção o tempo todo durante os primeiros seis meses e após isso apenas para dormir se prolongando por alguns anos.

O uso da contenção é essencial para que os resultados obtidos durante o uso do aparelho ortodôntico sejam mantidos. Portanto, é necessário que você faça seu uso de forma correta, para que seus dentes se mantenham no lugar correto.

Então, o que você estar esperando para garantir seu novo sorriso e manter sua boca saudável?

Agende sua avaliação gratuita conosco aqui!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!