12 alimentos que ajudam na saúde bucal
Uma boa higiene bucal é capaz de contribuir para a manutenção de uma boca saudável. Porém, além da boa limpeza, existem outros métodos que podem complementá-la, como a ingestão de alimentos que ajudam na saúde bucal.
Assim como existem alimentos que são responsáveis por gerar situações em que a saúde bucal pode ser comprometida, há outros que podem auxiliar na sua manutenção.
Confira mais sobre 12 alimentos que ajudam na saúde bucal:
Aqui você vai encontrar:
Como a alimentação pode influenciar na saúde bucal?
Assim como foi dito anteriormente, do mesmo modo que existem alimentos que afetam a saúde bucal, existem outros que contribuem para sua manutenção. Mas o que causa isso?
Os alimentos possuem certas substâncias que podem contribuir ou prejudicar a saúde bucal. Isso pode acontecer devido às propriedades e reações causadas por elas.
Dessa maneira, é possível perceber que enquanto alguns alimentos ajudam, outros atrapalham a manutenção da saúde bucal.
O maior exemplo de um grande vilão do bem estar bucal, são os alimentos ricos em açúcar. A razão principal para isso é o fato de o açúcar diminuir o pH bucal, o que contribui para o acúmulo e proliferação de bactérias.
Desse modo, ele facilita o aparecimento de complicações como cáries ou até mesmo o aparecimento de algumas periodontites.
Outro alimento que afeta de maneira negativa a boca são as bebidas alcoólicas, pois elas provocam a diminuição da produção de saliva por desidratação.
Essa redução da quantidade de saliva produzida pode causar erosão e doenças bucais. Isso acontece pois a saliva é a primeira camada de defesa da boca.
Com o que foi citado acima é possível perceber a influência que a alimentação possui na saúde bucal. Portanto, assim como devemos ter cuidado com a higiene da boca, também é importante comermos de forma saudável e equilibrada.
Apesar de ser importante manter uma alimentação saudável, evitar comer não ou utilizar uma dieta por contra própria.
Como acima foram citados apenas alimentos que prejudicam a saúde bucal, abaixo falaremos sobre 12 alimentos que ajudam na saúde bucal:
12 alimentos que ajudam na saúde bucal
1 – Leite e derivados
O leite é um alimento bastante conhecido por ser rico em cálcio, que possui a função de fortificar a estrutura óssea dos músculos, melhora no processo de musculação e contração muscular, ajudando na circulação sanguínea além da regulagem do pH da boca.
2 – Água
Sendo extremamente importante para a saúde do corpo em geral, ela também auxilia bastante na manutenção da saúde bucal. Ela auxilia na limpeza dos dentes visto que, durante seu consumo, ela se espalha na boca como se estivesse “lavando-a” e removendo resíduos de alimentos.
Além disso, ela contribui para a hidratação não somente da boca, mas no corpo como um todo. Essa hidratação garante que a produção de saliva não seja interrompida, garantindo uma maior proteção aos dentes.
3 – Brócolis
Esse legume pode ser identificado pelo seu formato que lembra a aparência de muitas árvores em miniatura de coloração verde escura.
Ele é extremamente rico em ferro, cálcio, potássio, sódio e zinco, além de várias outras vitaminas e fibras. Isso faz com que além de trazer vários benefícios para o corpo, além disso, o ferro e cálcio em conjunto, conseguem criar uma camada protetora para o esmalte dos dentes.
4 – Maçã
Um alimento extremamente comum e conhecido que pode ser encontrado em qualquer mercado, o que o torna extremamente acessível.
Ela é uma fruta muito rica em fibras, o que garante que ela contribua para a limpeza dos dentes enquanto está sendo consumida.
Além disso, a maçã contribui para a produção de saliva e neutralização do pH bucal, o que contribui para prevenir doenças periodontais e o aparecimento de cáries.
5 – Peixes
Os peixes são alimentos ricos em flúor, que é um material muito utilizado na odontologia em procedimentos de limpeza. Também é utilizada nos cremes dentais.
Esse mineral contribui para evitar o aparecimento de cáries. Isso ocorre principalmente pelo fato de ele fortalecer o esmalte dentário enfraquecido, assim como contribuir para o crescimento dos dentes em pacientes mais jovens.
6 – Ovos
Os ovos são alimentos conhecidos por serem ricos em proteína e fósforo, além de possuírem bastante vitamina D presente em sua gema.
Apesar das proteínas e o fósforo sozinhos já contribuírem para uma boa saúde bucal, a vitamina D também possui grande influência nisso, visto que ela contribui para a absorção do cálcio pelo organismo.
7 – Cenoura
A cenoura estimula a produção de saliva e também o fortalecimento das gengivas. Além disso, elas também auxiliam na limpeza dos dentes, principalmente quando consumidas cruas.
Ela também é um alimento que possui um pH alcalino, o que significa que ela ajuda no combate aos microrganismos na boca e dessa maneira evita o aparecimento de cáries.
8 – Laranja
Assim como a maçã, ela é uma fruta muito comum que é facilmente encontrada nos comércios locais por um preço em conta.
A laranja é um alimento extremamente rico em vitamina C, que contribui para a produção de colágeno e também no fortalecimento do sistema imunológico.
Desse modo ela consegue fortalecer a gengiva e contribuir para o combate a doenças periodontais.
9 – Nozes
As nozes são alimentos que possuem um alto teor de óleo, além de serem altamente energéticas. Famosas por serem um alimento detergente, ou seja, consegue desprender partículas de sujeira dos dentes.
Além disso, elas estimulam a produção de saliva e são um alimento que possui um alto teor de cálcio.
10 – Arroz com feijão
O famoso prato brasileiro que normalmente está presente em todas as casas do Brasil e costuma vir acompanhado de carne e algum tipo de verdura ou legume.
Essa combinação garante que haja uma maior retenção de flúor, o que contribui para o combate às cáries.
11 – Gengibre
Apesar de não contribuir diretamente no combate à cáries ou fortalecimento dos dentes e gengivas, ele possui propriedades anti-inflamatórias.
Essa propriedade garante que ele auxilie no combate à raízes dentárias ou gengivas inflamadas, e esse é o motivo dele contribuir para a manutenção da saúde bucal.
12 – Verduras de folhagem escura
Essas verduras contribuem para o aumento da salivação, além de serem ricas em fibra, o que auxilia na limpeza dos dentes.
Também são extremamente ricas em ácido fólico, que é uma substância que contribui para a absorção de cálcio, e indiretamente para o fortalecimento dos dentes
Como escolher alimentos que ajudam na saúde bucal?
Tendo em vista que todos os alimentos citados acima possuem vitaminas e/ou substâncias que de alguma forma contribuem para a manutenção da saúde bucal.
Portanto, para escolher alimentos que ajudam na saúde bucal deve-se levar em consideração se o alimento possui:
- Fibras, para a limpeza dos dentes;
- Cálcio, para o fortalecimento dos dentes;
- Vitamina C, para o fortalecimento das gengivas;
- Ácido fólico, pois contribui para a absorção de cálcio pelo corpo;
- Flúor, para a manutenção de dentes brancos e combate a cáries.
Como inserir os alimentos certos no seu dia a dia
Diversos fatores do dia contribuem para o consumo de produtos pouco saudáveis, mas que são práticos e que tomam pouco tempo.
Se você quer colocar hábitos mais saudáveis no seu dia, saiba que você pode fazer isso aos poucos.
Com tudo que foi descrito aqui, ficou claro que para ter uma saúde bucal melhor, não basta, apenas, escovar os dentes. A visita regular ao dentista faz parte desse processo, mas a alimentação também influencia bastante.
O indicado é que as visitas ao dentista ocorram no mínimo 2 vezes ao ano (de seis em seis meses) para que haja um acompanhamento odontológico adequado.
A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)