Afta no céu da boca: como tratar, causas e o que é bom
A afta no céu da boca é capazes de proporcionar um forte desconforto, podendo ainda ser causadas por vários tipos de fatores.
Você sabe o que é a afta no céu da boca? O que ela pode significar? Veja as resposta para essas perguntas neste artigo, como dicas para tratar a afta e se livrar do desconforto que ela trás.
Aqui você vai encontrar:
O que é a afta no céu da boca?
A afta se trata de uma úlcera pequena e superficial que pode aparecer em vários pontos da boca, como o palato duro (céu da boca). São geralmente fáceis de serem identificadas, possuindo coloração esbranquiçada ou amarelada, com bordas avermelhadas.
Essas pequenas feridas podem ser bem dolorosas e promover o desconforto do paciente durante a fala e principalmente na hora de ingerir alguns alimentos.
As aftas, até o momento, não possuem causa específica, podendo estar relacionada a uma série de fatores como falta de certas vitaminas ou minerais, sensibilidade alimentar ou alguma doença autoimune.
Normalmente, a afta na boca tende a desaparecer naturalmente, podendo durar de 7 a 10 dias, ou de uma a duas semanas. No entanto, é bem frequente que haja surtos relacionados a essa ferida, que recebe o nome de Estomatite Aftosa Recorrente (EAR). Em meio a esses surtos, é comum que apareça de uma a três feridas ao mesmo tempo, havendo casos em que as aftas são múltiplas e aparecem mais de 10 vezes. Isso em um curto intervalo de tempo.
Há ainda casos em que a afta assume grandes dimensões e demora mais de 3 semanas para desaparecer. Nesses casos, o dentista ou um clínico geral devem ser contatados com urgência, já que aqui a afta pode ser resultante de uma doença ainda mais grave.
O que causa uma afta no céu da boca?
A afta pode aparecer no céu da boca, na gengiva, na lateral das bochechas, beira dos lábios ou garganta. Independente da região, sua lista de possíveis causas é a mesma. Conheça as principais causas da afta:
- Estresse emocional;
- Ansiedade;
- Baixa imunidade;
- Fatores genéticos ou hereditários;
- Doenças autoimunes (diabetes, aids);
- Doença celíaca;
- Doenças inflamatórias;
- Traumas (seja após um processo cirúrgico como a extração de dentes ou decorrente de um tratamento ortodôntico);
- Outras feridas;
- Sensibilidade a alimentos muito ácidos ou muito pigmentados;
- Falta de vitaminas e minerais – tal como vitaminas do complexo B, ácido fólico e ferro;
- Alterações hormonais.
Afta no céu da boca como tratar?
Tendo em vista o forte incômodo que pode ser causado pela afta, e ao seu comprometimento a fala, mastigação e deglutição, é normal que após a sua identificação o paciente busque por uma forma de tratamento imediata.
Contudo, as formas de tratamentos são graduais e incluem mudanças de hábito e medicação. Entre as principais formas de tratamento e alívio da afta estão:
- Higiene bucal completa e eficiente – evitando a proliferação de bactérias e casos de infecção;
- Evitar alimentos muito pigmentados, condimentados, duros ou ácidos – evitando episódios de dor intensa e agravamento do quadro;
- Aplicação de remédios cicatrizantes, como o Aftliv, Omcilon A orabase ou Albocresil;
- Remédios caseiros para afta, como aplicação de chá preto, bochecho com água e sal, gargarejo com leite de magnésia e ingestão de iogurte natural.
Como prevenir a afta no céu da boca?
Mais importante do que o tratamento da afta é a ação preventiva de episódios da ferida.
A prevenção de episódios da afta está diretamente ligada a mudança de hábitos e a adesão de bons hábitos na rotina, conservando a saúde não só bucal, mas também geral, e impedindo que a zona bucal seja um local propício para esse tipo de complicação.
Logo, é necessário sempre se preocupar quanto a uma alimentação mais saudável, evitando alimentos industrializados e fazendo uma maior ingestão de frutas, legumes e verduras.
Na alimentação, a prevenção também pode ser feita pelo consumo de alimentos com lactobacilos vivos. Alimentos muito duros e crocantes podem ferir a zona bucal e devem ser evitados.
Dentes cariados podem acabar por comprometer e lesionar a mucosa. Assim, a higiene bucal possui um papel importante para evitar que essas feridas aconteçam, assim como as aftas.
Para contar com a eficiência de uma ação preventiva, a higiene deve ser feita de forma adequada e completa, contando com uma escovação com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor, não esquecendo da passagem do fio dental e do bochecho com o enxaguante bucal.
Contudo, deve-se levar em conta que alguns fatores motivadores da afta no céu da boca estão fora de nosso controle.
Dessa forma, manter as visitas ao dentista regulares pode ser a melhor prevenção para esse problema, descobrindo e tratando de forma precoce.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para o tratamento e prevenção de problemas bucais, como a afta no céu da boca.
É por meio dessa periodicidade que o dentista é capaz de encaminhar o paciente para exames clínicos, além de oferecer as orientações e cuidados necessários por todo o período.
Além disso, caso a afta for um problema comum, não hesite em contatar o seu dentista para que o tratamento da EAR seja feito desde os primeiros surtos.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)