O Que Você Procura ?

afta na gengiva

Afta na gengiva: as melhores formas de tratar e como evitar

dentista2

A afta na gengiva ou em qualquer região da boca é uma das principais causas das dores. É um problema que atinge várias áreas na zona bucal, seja céu da boca, interior das bochechas, língua, beira dos lábios, mas principalmente a gengiva.

Você sabe quais são as principais causas da afta na gengiva? Conheça melhor esse tipo de ferida, como prevenir e como tratar.

O que é afta na gengiva?

A afta na gengiva é uma doença que se desenvolve na gengiva e mucosa bucal resultante de um processo inflamatório. A partir da inflamação, há o aparecimento de uma úlcera rasa, de coloração esbranquiçada, amarelada e de bordas avermelhadas, de aproximadamente 1 cm de diâmetro.

Costumam ser bastante dolorosas, comprometendo não só a estética da boca, mas também suas funções vitais como a fala e mastigação.

Essa ferida normalmente não se trata de algo grave e não é contagiosa, desaparecendo naturalmente por volta de 1 a 2 semanas (por volta de 7 a 10 dias). Tendo em vista essas características, é considerada uma doença autolimitada.

Como é comum a afta na boca não aparecer sozinha e em surtos frequentes, geralmente é chamada por dentistas e médicos como estomatite aftosa recorrente (EAR). Casos especiais como o aparecimento recorrente de úlceras no palato duro (céu da boca) e gengiva rósea devem ser estudados, já que podem não se tratar de aftas, e sim de doenças mais graves.

Além disso, casos em que a afta está acompanhada de outros sintomas, como febre e cansaço, em que a ferida é extensa e demora mais de 3 semanas para desaparecer, devem ser acompanhados por um dentista ou clínico geral, evitando o agravamento da situação.

o que causa afta na gengiva

O que causa a afta na gengiva?

As aftas não possuem causa específica, podendo ser resultante de uma série de fatores. Entre as principais possíveis causas da afta está a baixa imunidade, já que uma vez que o sistema imune está comprometido, o organismo não se encontra protegido dessa anomalia. Fatores psicológicos como ansiedade e estresse costumam estar por trás dessa alteração da imunidade.

Outra causa comum é a incidência de algum trauma, seja por choque ou queda, ou ainda por lesões decorrentes de alguma cirurgia bucal, tal como extrações de dente siso.

dentista1

Referente a casos mais complexos, as aftas podem ser um dos sintomas de possíveis doenças inflamatórias e problemas gastrointestinais.

Além disso, carências nutritivas podem levar a debilidade do organismo e motivar o aparecimento da afta, seja por vitaminas do complexo B, vitaminas C, ferro, folato, zinco e ácido fólico.

Por fim, entre as demais causas possíveis estão lesões bucais, fumo, infecções virais, alteração salivar, reações alérgicas, alterações hormonais, uso de cremes dentais e enxaguantes bucais abrasivos, tal como intolerâncias alimentares.

Como tratar as aftas na gengiva?

Levando em conta a variedade por trás sobre o que causa afta na gengiva, é importante considerar também a variedade de possíveis formas de tratamento.

Entre eles está a adesão de novos hábitos que fortalecem a imunidade, como uma boa alimentação, uma boa noite de sono e medidas de relaxamento, além de uma boa rotina de higiene bucal. É por meio dessas mudanças na rotina que pode ser feita não só a abordagem do tratamento, mas também a ação preventiva.

O dentista ou clínico geral pode indicar alguns tipos de medicamentos para o tratamento, como analgésicos e corticoides tópicos, proporcionando alívio a dores causadas. Anti-inflamatórios também podem ser uma das soluções.

Além disso, os enxaguantes bucais antimicrobianos tendem a ser indicados pelo dentista, como promoção de alívio e controle de bactérias, barrando infecções comuns na raiz do dente.

Em caso de sensibilidade a itens de higiene bucal, opte por produtos que não possuam lauril sulfato de sódio em sua composição.

É importante que alimentos muito ácidos ou muito temperados sejam evitados, já que além de aumentar o pH ácido da zona bucal e deixarem o ambiente propício ao aparecimento das aftas, podem ainda agravar a irritação.

Buscando acelerar a cicatrização da ferida, o paciente pode se submeter a sessões de laserterapia.

Em caso de afta persistente, o dentista ou médico deve ser contatado, para que seja avaliada a causa principal e assim para que o paciente seja encaminhado para o tratamento específico da afta.

LEIA TAMBÉM: Afta na língua: sintomas, causas e como tratar

Como realizar a prevenção da afta na gengiva perto do dente?

Como dito, a prevenção da afta na gengiva é baseada na adesão de bons hábitos no dia a dia. Aftas localizadas perto do dente, principalmente, são prevenidas por uma escovação suave e eficiente.

O indicado é que seja usada uma escova de cerdas macias, com um creme dental com flúor entre 1000 e 1500 ppm. Isso utilizando movimentos suaves e evitando lesões bucais devido a força em excesso.

A alimentação deve evitar alimentos muito ácidos, temperados e salgados, evitando dores e o aumento da acidez bucal, além de evitar alimentos duros e quentes que também podem estar por trás das lesões bucais. Bebidas alcoólicas e tabaco também estão entre as restrições por sua relação com a baixa da imunidade.

visitas regulares ao dentista

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que a afta não gere mal-estar e comprometa a sua qualidade de vida.

É pela visita periódica ao consultório odontológico que o dentista é capaz de avaliar sua saúde bucal e identificar de forma precoce, problemas bucais e anomalias como a afta na gengiva.

Também é por meio dessas idas que o odontologista pode avaliar o desempenho dos bons hábitos do paciente, dando orientações importantes para a ação preventiva.

A prevenção também pode ser reforçada pela realização de procedimentos regulares, como a profilaxia (limpeza profissional), que deve ser feita de 6 em 6 meses e reforça a qualidade da limpeza dental.

Portanto, a visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!