afta na garganta

Afta na garganta: o que é, causas e como tratar

O aparecimento da afta pode ser a causa de um certo alarde, ainda mais se a ferida for localizada na garganta.

Saiba aqui o que é, quais são as principais causas da afta na garganta e o que fazer:

O que é afta na garganta?

A afta é uma doença que pode atingir toda a mucosa bucal, podendo aparecer na área da gengiva, no interior da bochecha, no céu da boca, margem dos lábios e até mesmo na garganta.

Se trata do aparecimento de uma ou várias feridas esbranquiçadas ou amareladas com bordas vermelhas, sem pus, que possuem de 2,3 mm a 8 mm. Inicialmente são caracterizadas por um processo inflamatório que, com o passar do tempo, resulta na lesão.

A afta pode ser bem dolorida, principalmente em casos em que há mais de uma, recebendo o nome de estomatite aftosa recorrente (EAR). Além das fortes dores, podem surgir acompanhadas de cansaço e febre. Quando a afta surge na garganta pode levar ainda ao aumento dos gânglios do pescoço e dificuldade e desconforto ao engolir, além da dificuldade na fala e mastigação.

Normalmente essas feridas duram cerca de 1 a 2 semanas (10 a 14 dias), com pelo menos 4 de dor, e desaparecem de forma natural. No entanto, caso a afta não desapareça após 3 semanas, o dentista ou um clínico geral deve ser consultado, já que pode ser resultante de uma outra doença ainda mais grave.

o que causa afta na garganta

O que causa a afta na garganta?

O aparecimento de afta na boca ou mesmo na garganta, não é muito claro, podendo ter uma série de causas possíveis.

Entre as principais motivações estão:

• Sistema imune enfraquecido – seja por estresse constante ou por alguma doença infecciosa;
  • Ingestão de alimentos muito ácidos ou condimentados;
  • Deficiência nutricional – por vitaminas do complexo B, minerais como ferro ou pela falta de ácido fólico;
  • Fatores genéticos ou ligados a exposição a ambientes semelhantes;
  • Reações alérgicas às bactérias;
  • Doenças inflamatórias que atingem o sistema digestivo;
  • Problemas no estômago e de refluxo;
  • Estresse emocional;
  • Fatores psicológicos, como a ansiedade;
  • Doença celíaca;
  • AIDS;
  • Amigdalite;
  • Estomatite aftosa – que causa o aparecimento de feridas, aftas e bolhas na boca.

É importante que caso a afta demore a cicatrizar, se recorra a ajuda de um dentista ou de um clínico geral, já que a ferida pode estar associada a doenças como AIDS ou câncer.

Além disso, em caso de aftas recorrentes, e que apareçam aproximadamente 1 vez por mês, é indicado que se recorra a um profissional da saúde para que sejam encaminhados exames de sangue e assim, para que sejam feitos diagnóstico do problema o quanto antes, tal como o tratamento. Veja de forma telhada o que causa afta.

Quando devo contatar o dentista?

É muito importante que em casos especiais relacionados ao aparecimento de aftas, o seu dentista seja contatado com urgência. Entre os sinais que se deve observar estão:

• Aparecimento regular de aftas –  mais de 6 vezes por ano;
  • Lesões prolongadas – durando mais de 3 semanas;
  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Desconforto ao engolir;
  • Aftas muito grandes;
  • Dor intensa que não desaparece com analgésicos;
  • Aparecimento de lesões nos lábios.

Uma vez que o aparecimento das aftas está associado a essas circunstâncias, o médico deve ser contatado o quanto antes, para que assim possa ser feita uma análise dos sinais e sintomas aparentes e o paciente ser encaminhado para exames clínicos e ao tratamento da causa principal.

Entre os exames que podem ser repassados estão: hemograma completo, dosagem de ferro, ferritina, transferrina, vitamina B12, contagem de VSH e exames microbiológicos (suspeita de infecção). Diante de casos mais complexos, em que há risco iminente de câncer, poderá ainda haver a necessidade da realização de uma biópsia para detectar a presença ou ausência de células malignas.

Afinal, como tratar a afta na garganta?

O tratamento da afta na garganta pode ser feito de várias maneiras, levando em conta a causa que está por trás do aparecimento da afta.

Veja as melhores formas de tratar e aliviar a dor da afta mais rápido:

• Uso de pomadas corticoides e anti-inflamatórias ou analgésicos tópicos – remédio para afta indicado pelo dentista ou clínico geral;
  • Evitar a ingestão de alimentos ácidos (kiwi, abacaxi, limão, laranja) – alívio da dor;
  • Gargarejos de água morna e sal – alívio da dor (ação antisséptica) e limpeza;
  • Bochecho com antisséptico bucal – controlando o número de bactérias;
  • Priorizar alimentos ricos em vitaminas do complexo B, que possuam ferro e ácido fólico – evitando novos episódios de aftas;
  • Evitar alimentos duros – prevenção da piora da lesão;
  • Higiene bucal adequada e completa – feita com uma escovação com escova macia e creme dental com flúor, passagem do fio dental e bochecho com antisséptico;
  • Evitar itens de higiene bucal que possuam lauril sulfato de sódio – evitando o agravamento da inflamação.

O tratamento de aftas na garganta maiores do que 1 cm ou recorrentes, compreende o uso de laser de CO2 e Nd:YAG, sendo um procedimento feito em clínica médica.

Uma vez que as orientações do dentista são seguidas corretamente, a afta tende a desaparecer gradualmente, não deixando marcas ou desconfortos.

visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são decisivas para que haja não só a identificação da afta, mas a sua prevenção e tratamento adequado.

É pelas visitas periódicas ao consultório odontológico que o dentista avalia as condições de saúde bucal do paciente, além do desempenho da higiene bucal, dando orientações quanto a uma higiene de melhor resultado.

O indicado é que as idas ao dentista sejam feitas a cada 6 meses, mantendo assim a frequência indicada para procedimentos como a profilaxia (limpeza profissional).

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.