abscesso dentário

Abscesso dentário: o que é e quais os sintomas

Provavelmente você não conheça ou nunca ouviu falar sobre abscesso dentário. Trata-se de uma formação de pus na região da boca por meio de uma infecção bacteriana.

abscesso dentário

Os tipos de abscesso dentário

Existem dois tipos, o periodontal e o periapical. O abscesso periodontal se instala ao redor do dente, originado pelo acúmulo de placa bacteriana que evoluiu para tártaro. Crescendo na superfície dentária, chegando a gengiva e osso alveolar.

Já o abscesso periapical ocorre na região da raíz do dente, causado pela infecção dentro de um canal com a polpa morta que não foi tratada.

LEIA TAMBÉM: Endodontia tudo sobre essa especialidade

As causas dos abscessos dentários

O principal fator que leva ao abscesso dentário é a cárie profunda, que chegam a esse nível de gravidade por não ter recebido o tratamento correto. Esse fato se dá pois quando não tratada no inicio a cárie evolui atingindo a polpa dentária, abrindo a porta para bactérias que infeccionam a raiz do dente.

E acredita que até uma simples casquinha de pipoca que ficou presa no entre os dentes e a gengiva causa esse problema? Os microorganismos se aglomeram no lugar onde ficou o resto de comida, o que causa uma infecção.

Os sintomas dos abscessos dentários

Os sintomas causados pelo abscesso dentário vão de inchaço das gengivas, bochechas e nódulos linfáticos do pescoço, dor intensa que pode chegar ao maxilar, pescoço e ouvido, até febre. Existe também a chance de sensibilidade nos dentes.

Se por um acaso observar um inchaço da boca, bochechas ou pescoço, deve se procurar um profissional urgente, porque um abscesso quando não tratado da forma correta pode levar a ter infecções mais graves causando até a morte.

Como prevenir um abscesso dentário

Existem algumas maneiras de se prevenir para que o abscesso não se desenvolva causando problemas mais graves. A principal forma de prevenção é manter a higiene bucal em dia, pois sua falta gera acúmulo de bactérias, consequentemente levando o surgimento de cáries e se não tratada ao abscesso.

Portanto, o que deve ser feito pra manter os dentes fora desse problema é a escovação logo após as refeições. O uso do fio dental é muito importante também, pois ele chega nos lugares onde só a escova de dentes não chega. E para melhorar ainda mais a higiene da boca, o uso do enxaguante bucal não pode ficar de lado. Fazendo seu uso logo após a escovação. Se atentando no período de uso da escova de dente, trocando a cada três meses, porque depois de três meses em média ela já não realiza uma limpeza eficaz.

Outro fato importante que ajuda a prevenir problemas na saúde bucal e infecções é a diminuição da ingestão de açúcar. Além de ajudar na saúde do corpo também. Ir ao dentista periodicamente é essencial para impedir qualquer tipo de problema bucal.

Escolhendo um dentista

Ao escolher um dentista para cuidar da saúde bucal, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar o sorriso em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento ortodôntico precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

Então o que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!