alimentos que prejudicam a saúde dos dentes

17 alimentos que prejudicam a saúde dos dentes

dentista2

Ter dentes saudáveis e bonitos é o desejo de todas as pessoas, não é mesmo? Mas você sabia que algumas medidas simples e baratas podem ajudar (e muito) a alcançar esse objetivo? Isso é maravilhoso, não? No post de hoje, mostraremos que uma das formas de conservar a boa saúde dos dentes é evitando comer certos alimentos ou cuidando da higiene da boca assim que consumi-los.

Então, continue lendo e veja quais são os alimentos que prejudicam a saúde dos dentes!

Alimentos que podem prejudicar a saúde dos dentes

1. Frutas ácidas

Sabe aquelas frutas que deixam o suco mais refrescante e têm sabor ácido? Estamos falando da laranja, do limão, da mexerica, do maracujá e do abacaxi, entre outras. Apesar de afirmarmos que você não deve deixar de comer essas frutas — porque elas são gostosas e muito saudáveis — lembramos você que a elas podem prejudicar os dentes.

Isso porque elas são muito ácidas, podendo causar cáries. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que não prejudiquem a saúde dos dentes!

O que fazer?

A dica é preparar o suco com mais água para ficar menos ácido e, quando comer a fruta pura, beber um copo de água em seguida. Isso ajudará a limpar a acidez que ficou nos dentes. Se você estiver em casa, escove os dentes, se não estiver, faça um bochecho com água após comer a fruta ácida. Mas atenção! A escovação só deve ser feita depois de 20 minutos após você ter ingerido a bebida ou alimento ácido, para não desgastar os dentes.

2. Conservas em vinagre

Mais uma vez, a questão da acidez. Muito ácido, o vinagre presente nas conservas pode causar erosão (desgaste) nos dentes. Além disso, tome cuidado ao morder os legumes duros da conserva, como a cenoura, por exemplo, para evitar que você machuque a sua gengiva ou mesmo que quebre um pedaço do dente.

O que fazer?

Evite os picles com muito vinagre. Se for preparar o alimento em casa, prefira fazer com vinagre de maçã, que é mais saudável. Outro cuidado é não fazer a conserva apenas com vinagre, mas com uma solução de vinagre e água filtrada. Além disso, beba um copo de água sempre que consumir picles ou saladas temperadas com vinagre. A saúde dos seus dentes agradece!

alimentos que prejudicam a saúde dos dentes

3. Refrigerantes

Todos os tipos de refrigerantes são muito ácidos e, assim, sempre trazem prejuízos à saúde dos dentes. Além disso, ao contrário das frutas e legumes citados acima, nenhum refrigerante é saudável.

O que fazer?

O ideal é evitar consumi-los mesmo, mas quando você tomar refrigerantes de vez em quando, faça um bochecho com água para eliminar a acidez e também o seu excesso de açúcar. Outra dica é preparar seu próprio refrigerante. Isso mesmo! Misture suco de uva integral com água com gás e um pouco de açúcar. A bebida será saudável e igualmente deliciosa. Faça o mesmo espremendo dois sumos de limão em um copo e completando com água com gás.

4. Açúcar e amido

O açúcar é o principal alimento das bactérias. Assim, quando você o consome, acaba dando um verdadeiro banquete a elas. A partir do açúcar, as bactérias o transformam em um ácido que ataca os dentes provocando o aparecimento de cáries.

Além de evitar o consumo do açúcar, evite também o consumo de amido, presente em massas e doces. Isso porque, durante a digestão, que começa na sua boca, esses alimentos já começam a se transformar em açúcar, por isso, fazem o mesmo estrago que ele. Viu como açúcar e amido prejudicam muito a saúde dos dentes?

O que fazer?

Se você aprecia doces, a dica é que você, pelo menos, diminua o consumo e sempre que comer uma sobremesa procure escovar os dentes logo depois. Além disso, prefira doces menos açucarados e passe a adoçar sucos e o cafezinho com açúcar mascavo ou demerara. Adoçantes como os feito à base de sucralose ou da planta stevia também podem ser usados para adoçar.

5. Balas duras e pegajosas

Esses alimentos mereciam um capítulo à parte — se é que podem ser chamados de “alimentos”. Isso porque, as balas duras e com muito grudentas ficam por muito tempo na boca. Enquanto isso, o açúcar é liberado devagar aumentando do tempo de contato do doce com os dentes e bactérias que moram na boca.

A dureza de algumas balas ainda pode quebrar partes dos dentes e as balas que grudam podem arrancar obturações e dentes com coroas. Elas ainda podem permanecer grudadas por muito tempo nos dentes, prejudicando a saúde dos dentes e de toda a boca.

O que fazer?

Abandone de vez as balas grudentas. Já as duras, devem ser evitadas, mas ao consumi-las de vez em quando, lembre-se de não mordê-las e de escovar os dentes (ou pelo menos fazer um bochecho com água) assim que a bala se dissolver completamente.

6. Castanhas e nozes inteiras

Ainda que este post trate dos alimentos prejudiciais aos dentes, as castanhas, as nozes, os amendoins e as amêndoas fazem mais bem à saúde dos dentes do que mal. Isso porque, elas são ricas em um tipo de óleo que ajuda a proteger os dentes das cáries.

O problema é consumi-las inteiras, pois podem quebrar uma parte dos dentes, danificar os implantes dentários e os aparelhos de dentes.

O que fazer?

Se você gosta de castanhas, ou se seu médico, ou nutricionista falou que você precisa comê-las, a dica é cortá-las em pedaços menores antes de comer. A saúde dos dentes e do corpo todo agrade!

7. Café e chás escuros

O café e os chás escuros como o chá-preto, possuem corantes naturais, que podem manchar os dentes se você tomar em excesso.

Outra coisa que pouca gente sabe, é que a temperatura do café e do chá também prejudicam a saúde dos dentes. Isso porque a quentura das bebidas pode expor a camada que fica logo abaixo da parte branca do dente. Essa camada se chama dentina e possui cor amarelada.

É por isso que, após tomar uma grande quantia de chá e de café quentes, os dentes podem ficar amarelados. Aliás, isso pode acontecer com qualquer bebida e não apenas as citadas. E não é só com as quentes, as bebidas geladas provocam o mesmo efeito! O que faz com que bebidas como café e chá sejam piores é que, além de quentes, elas possuem a cor escura, que pode aumentar ainda mais o tom amarelado.

O que fazer?

Para apreciar o seu cafezinho de todo dia, beba, no máximo quatro xícaras ao dia e tome um pouco de água alguns minutos depois para remover os restos da bebida que ficaram na boca. Além disso, não exagere no açúcar, que torna a bebida uma verdadeira vilã.

8. Vinho

Muito se diz que beber um pouco de vinho faz bem. É verdade, mas não para a saúde dos dentes. Isso acontece porque o pigmento que dá a bela cor ao vinho é capaz de manchar os seus dentes, pois pode se fixar neles.

Já o problema com o vinho branco, é sua acidez que pode corroer o esmalte dos dentes tanto quanto os outros alimentos ácidos que nós já citamos antes. Ah! O mesmo vale para os sucos de uva tinto e branco.

O que fazer?

Ao tomar vinho ou comer comidas preparadas com ele, faça um bochecho com água para remover todo o pigmento, bem como sua acidez.

9. Frutas secas

Por serem secas (todo o conteúdo de água que a mantém hidratada é eliminado no processo de secagem), a maioria das frutas secas apresentam altíssima concentração de açúcar.

São exemplos as tradicionais uvas e bananas-passas e o damasco e também aquelas frutas desidratadas e caramelizadas que são cada vez mais comuns, como abacaxi, maçã, mamão, figo e muitas outras frutas.

Apesar de serem saudáveis — afinal são frutas — elas são um perigo para a saúde dos dentes, justamente, por serem muito açucaradas. Além disso, elas costumam ser pegajosas e, por isso, grudam nos dentes. Tanto açúcar assim pode causar cáries, além de outros problemas de saúde.

O que fazer?

Se você gosta de comer as populares “frutas secas” e também aquelas que depois de secas foram cobertas de açúcar cristal, a sugestão é que você coma apenas uma ou duas de cada vez e enxágue a boca logo em seguida. Mas se elas grudarem nos dentes e o bochecho não ajudar, procure fazer uma escovação e usar o fio dental assim que possível!

10. Pães e massas

Alimentos com excesso de amido, como pães, macarrão, arroz, milho, mandioca e até a batata, podem afetar os dentes. Isso porque, eles costumam grudar nos dentes com muita facilidade, além de se acumularem entre os dentes. O maior problema deles é que, assim como o açúcar, o amido que eles possuem favorece o aparecimento de cáries.

O que fazer?

Escove os dentes sempre que fizer refeições com esses alimentos. E atenção! Preparações mais grudentas como o nhoque e as sopas cremosas consistentes pedem escovação e uso do fio dental imediatos — não bobeie com a saúde dos dentes!

11. Gelo

Gelo pode fazer mal para os dentes? Sim. Apesar de aparentemente inofensivo, a dureza do gelo pode causar traumas e fraturas nos seus dentes. O problema é mais observado nas pessoas que tentam driblar o calor chupando (e mordendo) gelo.
dentista1

Algumas pessoas fazem gelo a partir de sucos o que faz com que a tendência em mordê-los aumente, devido ao gostinho adocicado. Cuidado!

O que fazer?

Aí não tem jeito, a dica é abandonar esse hábito e matar a sede com uma água geladinha ou suco natural de frutas!

12. Bolos

O bolo traz dois problemas para a saúde dos dentes. Primeiro, contém excesso de açúcar e de amido,  facilitando a formação de cáries. O outro problema é o fato de bolos serem grudento, fazendo com que fiquem aderidos aos dentes.

Com isso, permanecem muito tempo em contato com os dentes e com a gengiva. Isso faz com que eles ataquem o esmalte do dente, que é sua proteção natural, resultando em prejuízo para a saúde dos dentes.

O que fazer?

Quando estiver fora de casa e / ou souber que vai demorar muito para escovar os dentes, evite comer bolos, substituindo-o por uma fruta ou por um doce que não costuma grudar nos dentes. Mas se você estiver com muita vontade, prefira aqueles com menos recheio. Já naqueles dias em que for impossível resistir, faça, pelo menos um bochecho com água assim que o bolo acabar.

alimentos que prejudicam a saúde dos dentes

13. Molhos

Os molhos shoyu, inglês, ketchup e também o molho de tomate possuem os mesmos problemas do café e do vinho. Por terem cores muito fortes, podem manchar os dentes. Os molhos feitos com tomate também são muito ácidos, fazendo ainda mais mal para a saúde dos dentes.

O que fazer?

Após consumir tais molhos escove os dentes ou faça um bochecho com água. Algumas pessoas temperam a salada com shoyu todos os dias, evite fazer isso com frequência.

14. Alimentos com sementes

Alguns alimentos, principalmente algumas frutas como uva, morango e kiwi, possuem sementes bem pequenas. Elas podem ficar entre os dentes, causando dor e até provocar pequenas fraturas nos dentes.

Na maioria das vezes, não conseguimos enxergar essas fraturas, mas elas podem ser uma porta de entrada para açúcar, substâncias ácidas e bactérias. E você já sabe o estrago que tais elementos causam nos seus dentes.

O que fazer?

Não deixe de comer essas frutas, pois são muito saudáveis. A dica é tentar retirar as sementes das uvas e comer aquelas com sementes ainda menores com cuidado. Além disso, assim que perceber que uma semente ficou entre os seus dentes, use o fio dental. É por isso que é tão importante que você sempre carregue o fio dental sempre com você.

15. Milho na espiga

Quem nunca mordeu uma espiga de milho com receio de machucar as gengivas e os dentes por causa da sua dureza? E faz sentido. Quando comemos o milho diretamente da espiga algumas restaurações podem se soltar, assim como certos tipos de implantes dentários, além de danificar aparelhos.

O que fazer?

Raspe o milho antes de comê-lo e consuma com uma colher. Mas se você gosta da sensação de comer direto da espiga e não possui aparelho nos dentes nem próteses, a dica é fazer um teste. Retire um milho da espiga e sinta se foi fácil ou difícil. Se ele saiu com facilidade, saboreie sua espiga de milho verde sem culpa.

16. Chicletes com açúcar

Assim como as balas açucaradas, os chicletes com açúcar prejudicam a saúde dos dentes, justamente, por fazer com o que o ambiente da boca permaneça por mais tempo em contato com o doce.

Porém, se o chiclete for sem açúcar, ele faz bem, pois aumenta a produção de saliva, que tem o papel de ajudar a limpar a boca, removendo os restos de alimentos que se acumulam em seu interior.

O que fazer?

Sempre prefira mascar chicletes sem açúcar.

17. Bebidas alcoólicas

Deixamos as bebidas alcoólicas por último, porque elas não são bem um alimento. Mas como as pessoas as bebem, elas precisam ser citadas.

O álcool tem substâncias que corroem as gengivas, as bochechas, o céu da boca e os dentes. Além disso, ele diminui a produção de saliva, que como vimos logo acima, faz muito bem para toda a boca.

E sem saliva, a boca fica seca, ou seja, um ambiente perfeito para que as bactérias se desenvolvam. Com isso, as chances de formar cáries é bem maior.

O que fazer?

Evite consumir bebidas alcoólicas com frequência. Se gosta do seu sabor, beba só de vez em quando e depois faça um bochecho com água ou enxaguatório bucal sem álcool.

E então, gostou de conhecer os alimentos que prejudicam a saúde dos dentes? Agora aproveite para conhecer Alimentos excelentes para a saúde bucal.
dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!