Tratamento de canal preço: quanto custa este serviço?
Tratamento de canal preço: com certeza você já ouviu alguém dizer que precisa fazer um tratamento de canal. Mas afinal, o que é isso, como é feito e principalmente, qual o preço?
Essas perguntas serão respondidas agora neste texto e você vai receber todas as informações e caso precise, também vai saber o preço do procedimento.
Aqui você vai encontrar:
O que é o tratamento de canal?
Para responder esta pergunta, precisamos voltar um pouquinho no tempo, afinal, já falamos deste assunto no blog, explicando como é e como um funciona um tratamento de canal.
Relembrando, o tratamento de canal (conhecido também como endodontia) é um procedimento para reparar e salvar dentes muito danificados ou infectados.
Consiste em remover a área danificada do dente (a polpa), seguido de limpeza e desinfecção e, por último, o preenchimento e selamento.
Vai doer quando for fazer um canal?
Muitos brasileiros têm medo de ir ao dentista, isso acontece pela fama que o tratamento de canal tem, que é a de que causa muita dor.
Isso pode assustar muitos, mas em geral, o tratamento não costuma causar mais desconforto do que uma restauração.
Mas pode ter calma, cada caso é um, por isso, não é possível afirmar que o seu tratamento de canal será doloroso.
Casos mais avançados, como quando a polpa está bem mais comprometida, o incômodo pode ser maior, porque os medicamentos e a anestesia não costumam fazer efeito.
Depois, o profissional retira todo o conteúdo do interior do dente, limpa a região afetada e, em seu lugar, a preenche com material apropriado, restaurando e reconstruindo o dente.
Como é tratado o canal?
O procedimento é feito em várias etapas, que podem ser realizadas em várias visitas ao consultório, podendo variar para cada caso.
A primeira etapa de um tratamento de canal é feita por uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa (parte de cima) de um dente posterior, molar ou pré-molar.
Em seguida a polpa infeccionada é removida e o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para poder realizar o preenchimento.
Quando acontece de precisar fazer mais de uma visita no consultório para tratar um canal, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.
Nas próximas visitas ao consultório essa restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente.
Para fazer isso, é preciso de um material em forma de cone (flexível) que é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado.
Mas em alguns casos, também pode ser substituído por um pino de plástico ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência.
Agora, estamos chegando na etapa final de um tratamento de canal. Nesta parte, uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural.
Porém, se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da produção da coroa.
Depois de todas essas etapas, temos o tratamento do canal finalizado, precisando manter a rotina ao dentista e fazer higienização da boca de forma correta. Afinal, a cárie pode retornar e precisar refazer todo o processo novamente.
Quanto tempo dura um dente restaurado?
Como foi dito anteriormente, mesmo com o tratamento de canal, é possível que as cáries voltem, até mesmo em um dente que já foi restaurado.
Apesar dos dentes restaurados poderem durar a vida toda quando são tratados de forma correta.
O fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado é porque o ele perde sua polpa no tratamento de canal, que é o que mantém o dente hidratado.
Com isso os dentes com raiz tratada podem se tornar quebradiços e mais sujeitos à fratura. Por isso é preciso manter uma agenda em dia com as consultas de rotina ao dentista.
E se eu não fizer um tratamento de canal?
Provavelmente você já se fez ou fará esta pergunta. Mas agora eu irei mostrar para você o perigo de abrir mão desse procedimento.
Se os sintomas forem de dor, o quadro pode se agravar e a intensidade da dor aumentar com o tempo. Além delas, pode virar foco de uma infecção em seu organismo.
E quando chega a este caso, é perigoso, porque se não for tratado e eliminado, a infecção pode cair na corrente sanguínea e o paciente pode ter sérios problemas, como um edema facial (inchaço no rosto), entre outros, como angina (estreitamento das artérias).
Por isso, busque investir na sua saúde e principalmente em bons profissionais.
Tratamento de canal preço
Os valores de um tratamento de canal podem variar por causa de fatores como localização, a etapa de cada caso, entre outros casos.
Mas para se ter uma ideia, os valores podem chegar de R$ 300,00 à R$ 1.500,00, lembrando que o que vai levar em conta na hora de pagar é a quantidade de raízes que o dente possui e a sua localização.
Uma boa dica para contornar isso é solicitar diferentes orçamentos de tratamentos de canal e ver aquele que terá melhor custo e benefício para você.
Como você pode ver, o tratamento de canal é um procedimento que tem como objetivo salvar o dente afetado, além de aliviar a dor que a infecção polpa causa.
Eu sei que pode parecer complexo e doloroso, mas quando é realizado por profissionais qualificados, todo o processo é seguro e rápido.
Um exemplo disso, é aqui na OralDents, onde temos especialistas em diversas áreas da odontologia.
Aproveite que está aqui e entre em contato para agendar sua consulta. Garantindo uma boca saudável e um sorriso ainda mais bonito.
Por fim, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!
Deixe um Comentário
(0 comentário)