O Que Você Procura ?

tipos de mordida

Tipos de mordida: conheça quais são os problemas de maloclusão

dentista2

As particularidades do organismo também se refletem nos vários tipos de mordida. Contudo, suas variações tendem a está associadas a problemas de maloclusão bucal, falhas no desenvolvimentos nos dentes.

Conheça aqui quais são os tipos de maloclusão, como eles comprometem a saúde bucal e quais são as formas de tratamento:

Mordida e saúde bucal

A mordida é um movimento natural e que pode ser feito muitas vezes de forma inconsciente.

Sem sombra de dúvidas, se trata de uma ação importante não só para a saúde bucal, mas também geral, já que é pela mordida que é realizada a mastigação e assim a boa deglutição dos alimentos.

Dessa forma, é muito importante se certificar quanto a saúde da mordida, considerando que existem uma série de problemas capazes de afetar a disposição dos dentes e assim a abertura e o fechamento adequado da boca.

Esses problemas chamados de má-oclusão ou maloclusão comprometem consideravelmente a estética e saúde, podendo até mesmo acarretar outras complicações, como distúrbios na articulação temporomandibular (DTM). Entre os sintomas relacionados estão dificuldades na mastigação, dores de cabeça e distúrbios de sono.

Nem todos os problemas na mordida estão associados à articulação temporomandibular (ATM), mas também são capazes de proporcionar sintomas tão desagradáveis quanto, prejudicando a qualidade de vida.

Como é uma mordida correta?

Antes de conhecer os tipos de mordida associados à má-oclusão, vale saber reconhecer uma mordida correta.

dentista1

Uma mordida correta é aquela em que a oclusão, a abertura e o fechamento da boca, ocorre sem complicações, havendo o contato entre ambas as arcadas dentárias.

Assim sendo, a mordida deve ser funcional, não havendo irregularidade de encaixe, e o contato entre a arcada superior e inferior, devendo acontecer na mesma pressão.

tipos de mordidas erradas

Afinal, quais são os tipos de mordidas erradas?

Agora se tratando das variações de tipos de mordida de má-oclusão, é importante considerar as particularidades de cada problema, o identificando o quanto antes.

Conheça quais são:

Mordida cruzada

A mordida cruzada é um dos principais problemas de maloclusão e é caracterizado pelo desencontro entre os dentes da arcada superior e arcada inferior.

Normalmente a mordida cruzada está associada à estrutura óssea ou ao posicionamento dentário. Assim sendo, há assim o desalinhamento, fazendo com que certos dentes inferiores se desloquem para a região lateral da boca.

A mordida cruzada pode ser apenas dentária, chamada de mordida cruzada dentoalveolar, quando há apenas variações quanto inclinação dos dentes, não havendo qualquer anomalia envolvendo as bases ósseas. Pode ser ainda esquelética, em que as bases ósseas já foram comprometidas.

Na falta de tratamento, a mordida cruzada pode acabar motivando outras complicações como o bruxismo, retração gengival, falta de articulação, perda dentária, além da assimetria facial.

Mordida profunda

A mordida profunda ou sobremordida ocorre quando há a sobreposição completa dos dentes anteriores superiores pelos dentes anteriores inferiores. Assim, a aparência do sorriso é marcada pelos dentes superiores mais à frente do que os da frente inferiores.

Isso ocorre quando há um trespasse vertical acima do normal entre as duas arcadas na posição de oclusão. Esse caso é mais visível na zona anterior das arcadas dentárias (mordida profunda anterior).

Pode ser causada tanto por uma desordem de nível esquelético, em que predomina o crescimento horizontal (mordida profunda esquelética) ou desordens que comprometem apenas os dentes (mordida profunda dentoalveolar).

Dessa forma, as margens dos dentes inferiores podem acabar mordendo o tecido gengival do céu da boca, causando lesões.

Mordida aberta

Mordida aberta

A mordida aberta, por sua vez, pode ser identificada pela falta de atrito entre os dentes superiores e os dentes inferiores, fazendo com que o sorriso fico com uma aparência aberta de boca torta, ou que não fecha corretamente.

É um dos tipos mais comuns e pode afetar tanto os dentes da frente, quanto os de trás.

Dessa forma, a mordida aberta pode ser caracterizada de diferentes formas, podendo ser aberta anterior, identificada pela ausência de contato entre os dentes superiores e inferiores, aberta posterior, em que há a desarmonia entre os dentes posteriores, e a aberta lateral, havendo a falta de pressão entre os dentes superiores e inferiores na lateral da boca.

Esse problema de maloclusão pode causar dor e dificuldade de mastigação, por conta da falta da falta de contato entre os dentes.

Prognatismo

O prognatismo é um tipo de problema mais complexo em que a mandíbula ultrapassa o tamanho do maxilar superior. O problema costuma ser identificado como “queixo para frente” ou “queixo grande”.

Essa condição pode ser causada por uma série de fatores genéticos e hereditários, como respiração bucal, hábitos deletérios (chupar dedo ou chupeta), fatores hormonais, traumatismo ou desvio da funcionalidade do rosto.

O prognatismo pode se classificar em 4 tipos, sendo o prognatismo protuído quando o maxilar está na posição correta e a mandíbula está projetada para frente, prognatismo retraído, em que a mandíbula é posicionada e o maxilar está para trás, maxilar e mandíbula retraídas e maxilar retruido e mandíbula protuída.

Retrognatismo

O retrognatismo é o caso contrário do prognatismo, em que o maxilar superior é maior que o inferior. Por conseguinte, o queixo não se destaca como ocorre no prognatismo, mas sim o nariz.

Quanto ao retrognatismo, existem 2 tipos principais, o mandibular, em que a mandíbula fica para trás, dando um aspecto de queixo pequeno, e maxilar, com o maxilar afundado em relação à mandíbula. Ambos os tipos de retrognatismo estão relacionados a deformidades nos dentes e na face das pessoas.

Apinhamento dentário

O apinhamento ou encavalamento é um problema dentário que envolve o pouco espaço na arcada dentária para que haja a acomodação correta dos dentes, levando a problemas na mordida, desalinhamentos e até mesmo a dores de dente.

É o problema por trás dos dentes tortos, também pode ser causado por maus hábitos prolongados, como a sucção de dedos, hereditariedade, maus hábitos alimentares e traumas dentários.

Quando não há espaço disponível para a eclosão dos dentes, os dentes acabam empurrando os outros, fazendo com que se amontoem. Levando isso em consideração, o dente siso é uma das motivações do encavalamento dos dentes.

Diastema

A mordida errada também pode estar relacionada ao excesso de espaço no sorriso, chamado de diastema. O diastema é a lacuna excessiva entre dois dentes, comprometendo a mordida e a capacidade mastigatória.

Na maioria das vezes, essa falha está presente entre os dentes frontais (incisivos superiores), afetando consideravelmente a estética do sorriso.

Entre as suas causas pode-se citar a desproporção de tamanho entre os dentes, a anormalidade no freio, tecido que conecta o lábio e a gengiva e maus hábitos tidos na infância, tal como uso da mamadeira, sucção do dedo e o uso da chupeta sem o controle adequado.

O diastema também está associado às proporções das estruturas da boca, em que o seu osso é muito grande e os dentes pequenos.

aparelho odontológico

Afinal, como tratar os problemas de maloclusão?

Para que o paciente seja encaminhado para o tratamento de má-oclusão adequado, antes de tudo, o paciente deve passar pela avaliação de um ortodontista, que pode o encaminhar para uma série de exames radiológicos.

É analisando a arcada e o resultado dos exames, que será possível ter um diagnóstico do problema pelo dentista. Entre os fatores que o profissional também pode considerar para a indicação do tratamento ideal e de seu planejamento estão a gravidade da situação, o aspecto estético e a idade do paciente.

Levando tudo isso em consideração, são os aparelhos ortodônticos os responsáveis pelo tratamento dos principais tipos de mordida. Dependendo do problema, o uso do aparelho pode ser combinado com uma cirurgia ortognática, que atua na correção de alterações no desenvolvimento ósseo da face.

É muito importante que o tratamento do problema seja feito o quanto antes, evitando complicações ainda mais graves com o tempo. Para que isso ocorra, deve-se manter as visitas regulares ao dentista, além de uma boa higiene bucal, para que novos problemas não comprometam o sorriso.

A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!