Revelador de Placa e a higienização dos dentes

Revelador de Placa e a higienização dos dentes?

Você sabia que existe um produto que detecta quais dentes não estão sendo bem escovados? Muito utilizado em consultórios particulares, na saúde pública e principalmente em escolas, os profissionais dentistas utilizam deste material revelador de placa e a higienização dos dentes, gengiva ou língua.

Bacana e prático não acham? Confira no post de hoje como funciona e a importância do revelador de placa.

Revelador de Placa

Em forma de pastilha mastigável ou em líquido para bochecho, contém um corante eritrosina ou fluoresceína sódica, que acaba por colorir a placa bacteriana, evidenciando-a para posterior remoção com fio dental, escova e pasta de dente.

Objetivo

O objetivo do revelador de placa é evidenciar a placa bacteriana para assegurar ou avisar se a escovação está sendo efetiva.

Placa Bacteriana

O que é afinal?

É uma película aderente e transparente em que se acumulam bactérias (naturais ou não da flora bucal) que se nutrem de resíduos alimentares.

Formação

Surge da combinação de alimentos, líquidos e saliva e forma-se constantemente na superfície do dente ou onde há mais concentração de restos de comida.

Consequências

Se não removida adequadamente, tanto por falta de higiene, como por baixa qualidade na escovação, esta placa bacteriana evoluirá para tártaro, provocando sérios danos à gengiva e à sustentação do dente (doenças periodontais), como também para a famosa cárie dentária. Juntando todos estes malefícios, provoca forte mau hálito.

Como usar o Revelador de Placa?

• O paciente de qualquer idade deverá mastigar ou bochechar por um minuto o revelador;
  • Dentes, gengiva e língua ficam rosa, vermelho, azul ou roxo, dependendo do produto;
  • Nos locais onde existir manchas mais fortes e marcadas é sinônimo de grande acúmulo de placa bacteriana;
  • Estas regiões deverão ser submetidas a tratamento de raspagem com um dentista, ou em casos mais simples, uma boa escovação e limpeza resolvem. Pode ser feito em qualquer hora do dia e quantas vezes forem necessárias.

Importância

Pode ser especialmente útil em duas situações: saber se o dente está sendo corretamente higienizado e para motivar crianças. Além disso, serve de auxílio também para quem possui aparelho fixo e sente dificuldade em manter tudo limpo.

Posso usar em casa?

A boa notícia é que sim. É possível encontrar em algumas farmácias um enxaguante bucal que, além de oferecer hálito fresco e flúor, ajuda a motivar, principalmente as crianças, à higiene oral, corando e revelando a região que mais acumula placa bacteriana, servindo de “aviso” e incentivo para uma melhor escovação.

Cuidados

A pastilha é mastigável e não comestível. Dessa forma, o líquido não deve ser tomado e sim usado para um bochecho.

Lembre-se que o fator principal do revelador de placa é educar para o hábito de uma higienização de qualidade. Caso fique alguma dúvida, consulte seu dentista, ele irá lhe ensinar como melhorar e quais técnicas de escovação e limpeza dental realizar.

Escolhendo um bom dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de sua saúde, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar a aparência em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento precisa de tempo e acompanhamento.

Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual profissional escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!