O Que Você Procura ?

retrognatismo

Retrognatismo: o que é, sintomas e como é feito o tratamento

dentista2

O retrognatismo é uma má-oclusão classe 2, ou seja, se baseia em um problema oclusional onde os dentes inferiores ficam atrás no alinhamento com os superiores.

Sendo assim, conheça mais a respeito do retrognatismo, como o que é, suas causas, como identificar e como tratar:

O que é retrognatismo?

O retrognatismo é um tipo de má-oclusão onde existe um problema de alinhamento dos dentes inferiores com os superiores. Portanto, ele acaba resultando em uma mandíbula retraída.

Dessa maneira o retrognatismo é uma má-oclusão classe 2, onde os dentes inferiores estão posicionados atrás dos seus correspondentes superiores.

Esse problema também causa um déficit estético, porque ele deixa a pessoa com o queixo para trás.

Qual a diferença entre prognatismo e retrognatismo?

Apesar de possuírem nomes similares, os dois são problemas diferentes, e inclusive também não estão classificados no mesmo tipo de má-oclusão.

A diferença entre os dois é dada pelo modo que cada um afeta o desenvolvimento ou posicionamento da mandíbula.

Sendo assim, o prognatismo faz com que a mandíbula seja projetada para frente, podendo ser pelo desenvolvimento excessivo ou mal posicionamento.

Enquanto o retrognatismo acontece quando a o crescimento insuficiente ou posicionamento errado da mandíbula, fazendo com que a mandíbula fique posicionada mais atrás que o ideal.

dentista1

Dessa maneira, o prognatismo faz com que o paciente fique com o queixo para frente, enquanto o retrognatismo deixa o queixo para trás.

retrognatismo maxilar

Quais as causas do retrognatismo?

As causas do retrognatismo são bastante diversificadas e na maior parte das vezes está associada à hereditariedade.

Porém, além dela ainda existem outros motivos que podem causar o retrognatismo, como:

  • Fatores genéticos;
  • Alguns hábitos parafuncionais como a sucção de chupetas e do polegar;
  • Doenças respiratórias que fazem com queo paciente respire pela boca;
  • Problemas hormonais ou de má formação e impactos.

O que o retrognatismo pode causar?

O retrognatismo se trata do posicionamento anterior da mandíbula em relação ao maxilar que pode ser causado tanto por um déficit no crescimento quanto por problemas no encaixe.

Sendo assim, ele também gera alguns sintomas como:

  • Deixa a pessoa com o queixo fundo, o que acontece pela mandíbula estar mais atrás do que deveria;
  • Papada, que é causada pelo acúmulo de pele devido ao queixo para trás;
  • Problemas na ATM;
  • Casos de ronco e de apneia;
  • Feridas no céu da boca;
  • Perda dentária precoce;
  • Dificuldade para mastigar, falar e respirar.

Como identificar o retrognatismo mandibular?

É possível identificar o retrognatismo através da análise dos sintomas, mas somente um profissional é que pode identificar corretamente a causa.

Ao perceber qualquer um dos sintomas é recomendado procurar um profissional para que ele possa identificar a causa e iniciar o tratamento para corrigi-la.

Sendo assim, a maneira mais simples de identificar esse problema é através da observação da posição do queixo.

Como tratar?

Para tratar o retrognatismo é necessário posicionar o maxilar no local correto, o que significa que o dentista deve interferir em seu tamanho ou no posicionamento.

Sendo assim, o método de correção varia de acordo com a faixa etária do paciente e do nível de retrognatismo.

Também é importante lembrar que independente do método, deve-se sempre procurar corrigir o retrognatismo para evitar complicações.

Isso significa que para cada caso há um tratamento diferente. Portanto, as possíveis maneiras de se tratar esse problema são:

Aparelhos ortopédicos

Os aparelhos ortopédicos geralmente são indicados para crianças por estarem em fase de desenvolvimento. Essa fase é importante para o uso desse aparelho por ser o período da vida onde os ossos estão em desenvolvimento.

Por conta disso é possível intervir no desenvolvimento e posicionamento ósseo, garantindo a possibilidade de corrigir o problema sem maiores complicações.

Sendo assim, eles funcionam com o intuito de estimular ou refrear o crescimento da mandíbula, fazendo com que eles sejam utilizados em casos onde o problema é causado pelo déficit de crescimento;

Aparelho externo

Assim como os ortopédicos, o aparelho externo funciona melhor quando utilizado durante a infância e adolescência.

Isso reforça a importância de se iniciar o acompanhamento odontológico durante a infância, pois o odontopediatra é capaz de identificar e iniciar o tratamento da melhor maneira possível.

Esse aparelho possui esse nome por possuir partes que ficam externas à boca que servem para fazer as movimentações necessárias.

Sendo assim, quando esse tipo de aparelho é utilizado na correção do retrognatismo, ele atua puxando a mandíbula para fora.

Através dessa tração ele consegue puxar o maxilar para fora e em alguns casos até mesmo influenciar em seu crescimento;

Cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática, algumas vezes chamada de cirurgia para retrognatismo, consiste em um procedimento para intervir no tamanho da mandíbula.

Geralmente ela é utilizada como último recurso, visto que após a adolescência não é mais possível corrigir o tamanho e posição do maxilar com aparelhos.

Isso acontece porque os ossos do adulto já estão completamente desenvolvidos e em seus devidos lugares, o que significa que não há mais espaço para modificações “naturais”.

Retrognatismo antes e depois

O retrognatismo é um problema que é resultado de problemas no desenvolvimento da mandíbula que podem estar associados ao posicionamento ou tamanho dela.

Isso acaba deixando o paciente com o queixo para trás, além de problemas na ATM, papada, ronco, apneia do sono e possíveis feridas no céu da boca.

Desse modo, é extremamente recomendado procurar por um tratamento para este problema, para livrar o paciente dos sintomas e evitar complicações.

Portanto, após o tratamento o paciente se vê livre dos problemas estéticos como o queixo profundo e a papada, assim como das outras complicações, como dores, feridas e zumbidos.

Visitas regulares ao dentista

A partir das visitas regulares ao dentista é possível identificar e tratar problemas de má-oclusão como o retrognatismo.

Por meio delas também é possível cuidar de problemas de saúde bucal como cáries e tártaros.

Além disso, quando iniciadas durante a infância também é possível evitar que alguns problemas se tornem complicações graves.

Quando as visitas são iniciadas cedo, elas garantem que alguns tipos de problemas sejam corrigidos sem a necessidade de cirurgias.

Da mesma forma, elas também oferecem a possibilidade de realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de seis em seis meses.

Durante elas o dentista também consegue avaliar e orientar o paciente quanto aos seus hábitos de higiene bucal.

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!