Raspador de língua acaba com o mau hálito: mito ou verdade?
O limpador de língua é um dos objetos disponíveis para auxiliar durante a higiene bucal. Desse modo, o raspador de língua acaba com o mau hálito, remove a saburra, previne doenças causadas por ela e também é responsável por reduzir o mau hálito e reduzir o número de bactérias na boca.
Mas ele realmente funciona? Confira aqui se o raspador de língua acaba com o mau hálito além de conferir outras curiosidades e modos de acabar com o mau hálito:
Aqui você vai encontrar:
O que é raspador de língua?
O raspador de língua é um acessório cuja finalidade é remover a saburra, camada que fica sobre a língua e geralmente tem a coloração branca.
O paciente pode escolher entre com ou sem cerdas, plástico ou metálico e também é possível adquiri-lo em formatos diferentes, um semelhante a uma colher vazada e outro no formato de um U.
Seu formato permite que o paciente possa utilizá-lo para limpar toda a língua sem provocar ânsia de vômito, o que acontece com a escova de dentes.
Além disso, diferentemente da escova, ele consegue remover por completo a saburra lingual.
Tipos de raspador de língua
Os acessórios utilizados para limpar a língua podem ser adquiridos em diferentes modelos e materiais. Apesar disso, a maior diferença está nos modelos com e sem cerdas.
O modelo com cerdas é conhecido como limpador de língua, enquanto o sem é chamado de raspador. Mas além da presença de cerdas, eles possuem diferenças quanto a indicação, que são:
- Limpador de língua
O fato de possuir cerdas garante que ele possa ser utilizado por pacientes com a língua mais sensível.
Isso também faz que sua utilização seja feita juntamente com um spray ou gel para escovar a língua, promovendo uma limpeza mais completa.
- Raspador de língua
Sua principal característica é o fato de não possuir cerdas, desse modo não é necessário utilizar géis ou sprays para a limpeza.
Portanto, por não ser necessário a escovação, ele consegue ser utilizado sem problemas por pessoas que possuem mais sensibilidade à ânsia causada pelo toque profundo na língua.
Porém, como a língua tem uma superfície composta por filamentos e utiliza-se o limpador como se fosse um rodo, puxando do fundo até a ponta da língua, seu uso faz com que esses filamentos se dobrem.
Desse modo, alguns restos de partículas de saburra podem ficar presas abaixo do filamento dobrado e isso faz com que ele não consiga remover toda a saburra lingual.
Como usar raspador de língua?
O raspador de língua possui diferentes modelos, desse modo, também tem diferentes métodos de uso.
A diferença no método de utilização é devido a presença ou não de cerdas. Sendo assim, seu uso é feito das seguintes maneiras:
- Com cerdas
- Primeiro deve-se higienizar a boca da maneira convencional, escovando os dentes e utilizando fio dental, seguidos ou não pelo uso do enxaguante bucal;
- Logo após a boca higienizada, coloca-se a língua para fora;
- Aplique o gel ou spray para a limpeza da língua;
- Realize a escovação;
- Depois de finalizada, realize a raspagem com as costas do limpador;
- Enxague.
- Sem cerdas
- Assim como seu modelo com cerdas, deve-se escovar os dentes e utilizar o fio dental antes do seu uso;
- Coloque a língua para fora da boca;
- Utilize-o como se fosse um rodo, colocando-o no fundo da língua e puxando até a ponta;
- Repita esse processo algumas vezes;
- Enxágue a boca após finalizar.
Cuidados
O raspador de língua é uma ferramenta extremamente útil para complementar a higiene bucal, pois é responsável por remover a saburra lingual.
Porém, existem algumas recomendações de uso para evitar complicações, e também há situações em que seu uso deve-se interromper seu uso.
Os cuidados que se deve tomar ao utilizá-lo são:
- Evitar utilizar muita força durante seu uso para não machucar a língua;
- Sempre lave o raspador ou limpador após utilizá-lo;
- Quando for guardá-lo, garanta que ele esteja completamente seco, para evitar acúmulo de bactérias;
- Não utilizá-lo quando há feridas ou aftas na língua;
- Interromper o uso em caso de desconfortos;
- Caso seu uso lhe cause muita ânsia, o paciente não deve utilizá-lo e fazer apenas a escovação normal.
Mas afinal, raspador de língua acaba com mau hálito?
Apesar de alguns duvidarem que o raspador de língua acaba com o mau hálito, não há como negar que ele contribui para reduzi-lo e em alguns casos ele pode sim eliminá-lo.
A função do raspador é remover a saburra lingual, que é a camada branca que fica por cima da língua.
Ela é formada por células, partículas de alimentos e muco salivar acumulados. Por conta disso, ela pode causar mau cheiro.
Além disso, essa camada é o ambiente ideal para a proliferação de bactérias que podem causar outros problemas bucais.
Assim sendo, o raspador de língua acaba com o mau hálito por remover essa camada. Ele só não consegue tratar a halitose por completo quando ela possui outro motivo.
Visitas regulares ao dentista
O mau hálito pode ser provocado por muitos motivos, sendo que um deles é a saburra lingual. Quando este é o caso, o uso do raspador de língua acaba com o mau hálito.
Porém, mesmo que seu uso resolva o problema, é importante manter a regularidade das visitas ao consultório.
Pois por meio delas o dentista consegue identificar as causas do mau hálito, assim como a presença de outros problemas, como cáries e tártaro, e tratá-los da forma correta.
Além disso, as visitas periódicas garantem que o dentista possa realizar procedimentos como a profilaxia (limpeza profissional), mantendo a zona bucal limpa e livre de complicações.
O indicado é visitar o dentista regularmente, no mínimo 2 vezes por ano (de 6 em 6 meses).
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)