Raio X da face: o que é e para que ele é utilizado?
O exame de raio X é um tipo de exame muito utilizado no ramo da medicina e o raio X da face é utilizado tanto na medicina quanto na odontologia.
Isso significa que esse exame é um procedimento extremamente importante nessa área e além disso auxilia no diagnóstico e tratamento de diversas condições.
Sendo assim, confira mais a respeito do raio X da face:
Aqui você vai encontrar:
O que é um exame de raio X?
O exame de raio X é um exame feito através de uma máquina que emite um feixe de radiação que atravessa o corpo.
Esse feixe reage de diferentes maneiras de acordo com o tecido pelo qual ele está passando.
Sendo assim, ele é mais absorvido por tecidos mais rígidos, como ossos, e menos absorvido por tecidos mais moles, como músculos.
Dessa maneira, é possível diferenciá-los na imagem gerada por esse exame pelo fato de que os ossos aparecem como áreas esbranquiçadas e os outros tecidos mais moles como áreas mais escuras.
Isso significa que ele é um exame que consegue mostrar com clareza ao profissional o estado dos ossos e possíveis inflamações, cistos, tumores ou outras anormalidades.
Para que serve um raio X da face?
O raio X da face serve para identificar e avaliar possíveis anormalidades na região da face, como algum tipo de fratura, inflamações como a sinusite, cistos, tumores e algumas outras complicações.
Desse modo, por meio dele o profissional consegue diagnosticar vários tipos de anormalidades associadas a região da face.
Dentre os tipos de raios X da face, destaca-se o raio X seios da face. Os seios da face são a região que compreende o espaço em volta das fossas nasais, próximo da região da maçã do rosto.
Eles possuem a função de auxiliar na circulação do ar, visto que são responsáveis por drenar parte do muco para as fossas nasais com o objetivo de umedecer o ar proveniente da respiração.
Os seios da face também funcionam como uma câmara de ressonância para a voz.
Por conta desse fato, normalmente o raio X da face normalmente é utilizado para identificar casos de sinusite ou para auxiliar em algum tipo de cirurgia.
Abaixo explicaremos mais a respeito da sinusite e das cirurgias realizadas na região da face.
O que é sinusite?
A sinusite é uma condição inflamatória que consiste na inflamação das mucosas dos seios da face, que é uma região, que assim como dito anteriormente, é responsável por drenar o muco nasal.
Sendo assim, a inflamação dessa região atrapalha todo esse sistema, fazendo com que haja uma alteração no fluxo do muco, também chamado de catarro.
Isso acaba se tornando uma condição ideal para a proliferação de bactérias e fungos, o que acaba sendo o motivo de a sinusite ser considerada tão perigosa.
Geralmente, ela pode afetar o corpo humano de duas maneiras, de forma aguda, que é temporária, ou de forma crônica, que apresenta recorrências.
Desse modo, o raio X da face consegue proporcionar ao profissional as informações necessárias para identificar a sinusite e avaliar se é crônica ou aguda.
Isso significa que o raio X da face com sinusite é uma ferramenta extremamente útil no seu tratamento, podendo ajudar a decidir se será necessário efetuar a cirurgia ou não.
Sintomas da sinusite
Os sintomas da sinusite geralmente não se diferem muito de pessoa para pessoa, porém costumam variar dependendo se a sinusite for crônica ou aguda.
Desse modo, normalmente a sinusite aguda se diferencia pelo fato do paciente apresentar casos de dores de cabeça. A dor também pode estar presente na sinusite crônica, porém é menos comum.
Sendo assim, os principais sintomas da sinusite são:
- Dores de cabeça, especialmente na região dos seios da face;
- Entupimento das vias aéreas nasais;
- Presença de catarro amarelado ou esverdeado com possível presença de sangue;
- Tosse;
- Fadiga;
- Mau hálito;
- Febre;
- Nariz escorrendo;
- Perda de apetite;
- Dores musculares.
Desse modo, ao sentir alguns desses sintomas é recomendado buscar ajuda médica, para que caso seja necessário, ele realize o raio X da face e consiga diagnosticar de maneira correta o seu problema.
Tratamento
Caso a partir do raio X da face o profissional tenha identificado o tipo de sinusite que aflige o paciente, é possível iniciar o tratamento.
No caso da sinusite crônica, dependendo do índice de recorrência, o profissional pode solicitar a realização da sinusectomia, que é uma cirurgia utilizada no tratamento da sinusite crônica.
Além disso, durante as crises de sinusite, é recomendado manter-se bem hidratado e tomar um analgésico em caso de dor forte.
Lembrando que apenas o profissional é capaz de recomendar outros medicamentos como anti-inflamatórios e afins.
Cirurgias que utilizam raio X da face
Assim como dito anteriormente, o raio X da face também auxilia na realização de procedimentos como cirurgias na região da face.
Eles são responsáveis por gerarem imagens que mostram exatamente a localização dos ossos faciais, auxiliando assim o cirurgião a realizá-la.
Portanto, as cirurgias que necessitam do raio X da face para realizá-la são:
- Cirurgias para corrigir fraturas;
- Cirurgia ortognática;
- Rinoplastia;
- Implantes;
- Remoção de tumores e cistos, e outros;
Outros exames de raio X da face
Os exames de raio X da face não consiste apenas no exame de raio X seios da face, desse modo também existem outros tipos de raio X da face, como por exemplo os da cavidade bucal.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem que o dentista possa verificar a necessidade da realização do raio X da face.
Dessa maneira, caso seja necessário, o exame será capaz de identificar vários tipos de problemas e auxiliar em tratamentos e na realização de algumas cirurgias.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
Deixe um Comentário
(0 comentário)