Quando colocar implante dentário?
O avanço da tecnologia permitiu o desenvolvimento de técnicas que garantem a reposição de estruturas perdidas. Essa restituição ocorre em partes simples como cabelo até algumas mais complicadas como membros.
O implante dentário também é uma forma de restabelecer a função que naturalmente era exercida pela raiz dos dentes. Dessa maneira, confira mais a respeito sobre o que é, para que serve e quando colocar um implante dentário:
Aqui você vai encontrar:
O que é implante dentário?
O implante dentário consiste em uma estrutura que normalmente é feita de titânio ou zircônia e possui o formato de um pino. Esses materiais são escolhidos por conta de sua alta biocompatibilidade, ou seja, possuem menor chance de rejeição.
Devido a aparência metálica do titânio não ser do agrado de todos, a zircônia é utilizada como sua alternativa estética. Por possuir uma cor que se aproxima da cor natural dos dentes, ela é menor chamativa e não corre o risco de acabar escurecendo a gengiva.
O implante de dente é uma estrutura que fica posicionada no osso de sustentação do periodonto e pode ser utilizado tanto na arcada superior quanto na inferior.
Essa estrutura permanece firme em seu lugar devido a osseointegração que ocorre entre o implante e o osso, ou seja, sua estabilidade é garantida pela união do osso e do implante.
Ele pode ser feito para substituir apenas um ou vários dentes, portanto o número a ser utilizado dependerá do tipo de prótese que o paciente deseja utilizar.
Tipos de implante dentário
Existem três tipos diferentes de implantes utilizados atualmente, que são:
- Implante convencional, esse é o implante que é fixado diretamente sobre o osso de sustentação do periodonto. Ele também é o mais comum e utilizado;
- Implante com carga imediata, assim como o convencional, ele também é fixado sobre o osso alveolar. Sua diferença está no fato de ele não esperar a osseointegração para a instalação da prótese, pois ele já é instalado juntamente com ela.
É importante mencionar que ela é utilizada para repor apenas um dente, o que significa que normalmente é instalada quando há a extração de um dente;
- Implante zigomático, esse implante possui um diferencial na sua instalação, pois ele é fixado no osso zigomático, que é o osso da maçã do rosto.
Desse modo, ele normalmente é utilizado em pessoas que perderam os dentes há bastante tempo e não fazem o uso de prótese, o que causa uma diminuição do volume ósseo.
Como é implantado?
Após o paciente optar pelo uso do implante, é feita uma análise prévia na estrutura bucal, para checar se o paciente atende aos requisitos mínimos para a instalação da prótese.
Caso o paciente não tenha o volume necessário o osso de suporte para sua fixação, é necessário realizar um enxerto ósseo a fim de atingi-lo.
Quando é necessário realizá-lo, deve-se esperar um período de 4 a 8 meses para instalação do implante, visto que esse é o período necessário para a recuperação do procedimento.
Sendo assim, após todos os requisitos serem atingidos, o implante pode finalmente ser instalado. É importante lembrar que esse é um procedimento realizado sob o efeito de anestesia, portanto é completamente indolor.
O processo consiste em uma incisão na gengiva para ter acesso direto ao osso, logo após é feito um furo e em seguida encaixado o implante. A recuperação é feita num período de 4 a 8 meses.
Para que serve?
O implante dentário é uma estrutura feita de titânio ou zircônia e possui o formato de um pino. Ele tem como função substituir a raiz do dente artificial para futuras próteses.
Desse modo, o implante garante uma maior estabilidade para próteses futuras, oferecendo conforto e confiança maiores na hora de realizar atividades cotidianas como conversar e mastigar.
Sendo assim, as próteses sobre implante possuem a vantagem de serem muito mais estáveis, além de mais confortáveis por não ficarem diretamente em contato com a gengiva.
Dessa maneira, elas conseguem evitar lesões na boca causadas pela movimentação da prótese dentária e constrangimento causado pela queda das próteses removíveis.
Quando colocar implante dentário?
Poderíamos responder a pergunta “Quando colocar implante dentário?” com um simples: “Quando houver a perda de dentes e quiser optar pela utilização de uma prótese sobre implante.” Porém, quais são os motivos que podem levar a perda dentária?
A perda dentária é a condição que faz com que o paciente perca um ou mais dentes. Geralmente as razões por trás da queda dentária são:
- Cáries;
- Bruxismo;
- Periodontite;
- Doenças que afetam os ossos;
- Reabsorção radicular;
- Traumas dentários;
- Idade;
- Tratamentos agressivos, como quimioterapia.
Visto que utilizamos o implante quando há a perda dentária, as razões que levam ao seu uso consistem basicamente nas mesmas.
Além disso, também é necessário o desejo de utilizar o implante por parte do paciente já que ele também pode optar por próteses que não utilizam implantes.
Vantagens e desvantagens
Assim como qualquer outro procedimento, há vantagens e desvantagens na utilização dos implantes dentários. Dessa maneira abaixo iremos citar as vantagens e desvantagens de se utilizar implantes.
As vantagens são:
- Maior estabilidade durante as atividades cotidianas;
- Alta durabilidade;
- Reduz os danos causados a gengiva, visto que a prótese sobre implante não fica posicionada sobre ela;
- Alta taxa de sucesso do processo.
As desvantagens do implante são:
- Possui uma período de recuperação longo (de 4 a 6 meses);
- É um procedimento mais caro;
- Impossibilidade de realização em casos de diabetes, câncer e outras doenças que afetam os ossos;
- É necessário realizar cuidados especiais durante o processo de recuperação.
Complicações
O implante dentário é um procedimento que possui uma alta taxa de sucesso, o que implica que ele é um processo seguro. Porém, ainda sim existem vezes em que acontecem alguns tipos de complicações. São elas:
- Falha na osseointegração;
- Infecções;
- Perda do implante;
- Rejeição;
- Problemas causados por má higienização após a cirurgia.
Preço
O implante dentário não possui um preço fixo estipulado, desse modo, seu valor pode variar de acordo com o dentista, laboratório, região, material do implante e o tipo escolhido.
Sendo assim, o preço médio do implante costuma variar de R$ 1.500 (mil e quinhentos reais) à R$ 3.000 (três mil reais).
Visitas regulares ao dentista
As visitas periódicas ao consultório odontológico são imprescindíveis para que haja a manutenção da saúde bucal e do bem-estar do paciente.
É por meio dessas visitas regulares à clínica odontológica OralDents que se evita complicações que podem comprometer a satisfação de resultado, as descobrindo em sua fase inicial.
Além disso, é por meio delas que é possível saber quando colocar implante dentário para realizar a colocação de implantes. É por meio do contato com um especialista que o processo do implante dentário proporciona mais conforto e bem-estar para o paciente.
Logo, com as visitas regulares ao dentista você consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)