O Que Você Procura ?

pomada para boqueira

Pomada para boqueira: saiba como tratar a lesão

dentista2

Você com certeza já ouviu sobre a boqueira e teve medo de “pegar”.

Mas você sabe o que é exatamente a boqueira? Sabe realmente se ela é contagiosa ou não e como tratar?

Separamos tudo o que você precisa saber sobre aqui e indicações de pomada para boqueira:

O que é boqueira?

A boqueira é como popularmente chamada a queilite angular ou comissurite angular, uma ferida que aparece no canto da boca e que gera desconforto físico e estético. Além da dor, vermelhidão e descamação estão entre os sintomas.

A ferida pode aparecer em somente um ou nos dois cantos da boca. Mesmo sendo mais comum em idosos, também é comum em adultos jovens e crianças. Crianças que possuem tendência à dermatite utópica também são mais suscetíveis à boqueira.

É importante tratar a boqueira o quanto antes, já que a lesão pode persistir e se tornar crônica. Normalmente, o seu aparecimento está associado à proliferação de fungos ou bactérias.

Quais são os sintomas da boqueira?

Mesmo se tratando de uma dermatose comum, é importante considerar os sintomas e particularidades da boqueira.

Conheça seus sintomas característicos:

  • Pequenas rachaduras no canto da boca;
  • Dor ao abrir a boca;
  • Ardência;
  • Ressecamento da região;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço dos lábios;
  • Sangramento;
  • Gosto amargo na boca;
  • Aparecimento de rachaduras, escamação, crosta e bolhas;
  • Canto da boca mais sensível – a sensibilidade tende a aumentar ao comer ou beber alimentos muito salgados, ácidos ou muito açucarados.

É importante considerar que os sangramentos são sintomas raros, no entanto, requerem atenção, já que costumam ser a porta de entrada para casos de infecção, seguido de inflamação do local, e assim, da formação de uma crosta de pus. Uma vez crônica, a queilite angular pode até apresentar melhora, mas acaba retornando de uma forma mais agravada.

dentista1

Vale considerar que a boqueira pode ser mais frequente em períodos de baixa umidade, por conta do hábito de passar saliva nos lábios, a fim de umedecê-los. Dessa forma, para evitar esses episódios, o indicado é fazer uma boa ingestão de água durante o dia e realizar a passagem de um protetor labial.

Causas da boqueira

A boqueira pode ser causada por uma série de fatores, sendo importante considerá-los para que possa haver não só o tratamento adequado, mas também a ação preventiva. Estão entre as possíveis causas da boqueira:

  • Proliferação de bactérias ou fungos pela presença de saliva constante na região;
  • Uso de chupeta pelos bebês;
  • Ressecamento labial prolongado;
  • Ingestão regular de medicamentos corticoides de inalação;
  • Sistema imune debilitado;
  • Doenças como diabetes, anorexia, HIV e câncer;
  • Uso de drogas imunossupressoras para evitar a rejeição de órgãos transplantados;
  • Dentaduras mal adaptadas

pomada para boqueira no canto da boca

Afinal, como tratar a boqueira?

O tratamento da boqueira pode ser feito de diferentes formas, o que vai variar de acordo com a causa por trás do problema, já que, por exemplo, o problema pode ser solucionado apenas com o ajuste da dentadura em pessoas idosas.

Entre as formas de tratamento mais indicadas estão:

Pomada para boqueira

O tratamento da boqueira normalmente é feito de forma tópica, por meio do uso de uma pomada com ativos específicos contra bactérias ou fungos, dependendo do agente infeccioso que seja a motivação.

No entanto, em caso em que não haja infecção no local, a boqueira pode ser tratada pelo uso de pomadas cicatrizantes, hidratantes e anti-inflamatórias, que possuam óxido de zinco em sua composição (como o Hipoglós), vitamina A e D, ou cloreto de benzalcônio.

As pomadas irão atuar isolando as feridas da umidade, facilitando o processo de regeneração da pele e de cicatrização.

São outros exemplos de pomadas que podem ser passadas pelo dentista ou médico após o diagnóstico da queilite:

  • Omcilon A Orabase;
  • Minancora;
  • Bepantol derma regenerador labial;
  • Pomadas que possuam clotrimazol, nistatina ou miconazol em sua composição – em caso de infecção fúngica;
  • Pomadas com mupirocina – em casos de infecção bacteriana.

Normalmente, o tratamento com pomadas é feito de 1 a 3 semanas. Ainda sobre uso tópico, cremes à base de vaselina também são uma opção para o tratamento da boqueira. É importante manter o canto da boca sempre limpo e seco ao longo do tratamento.

Enxaguante bucal

Os enxaguantes bucais, por conta de sua ação antisséptica, também podem ser usados no tratamento de boqueira. Nesse caso, vale considerar optar por enxaguantes que possuam clorexidina em sua composição, tal como o Neba-Sept ou o Perioxidin.

O BioXtra também é um exemplo de enxaguante bucal para boqueira, já que atua melhorando a inflamação, mantendo a ferida limpa e hidratada, amenizando o incômodo causado pela boqueira.

Antibacterianos e antifúngicos

Medicamentos antibacterianos e antifúngicos também estão em meio às técnicas de tratamento da boqueira.

Em caso de infecção bacteriana, a boqueira pode ser tratada por meio do uso de pomadas com antibiótico. No entanto, em caso de infecção causada por fungos, medicamentos orais, como comprimidos de Fluconazol podem ser indicados.

Suplementos

Por fim, o uso de suplementos é uma alternativa quando a queilite angular tem como motivação a deficiência de vitaminas e minerais.

Dessa forma, o médico pode indicar o consumo de ácido fólico, ferro e Vitamina B12 em suplementos para que haja o fortalecimento do organismo e o desaparecimento da ferida no canto da boca.

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para a manutenção da saúde bucal em dia, tal como a saúde geral. A periodicidade indicada é de 6 meses a 6 meses.

É por meio da ida ao dentista que se é capaz de detectar os problemas relacionados à saúde bucal em sua fase inicial, fazendo com que seja maior a probabilidade de sucesso de tratamento.

Logo, é por meio das visitas regulares ao dentista que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!