Piercing no dente: o que é, como é fixado, quanto tempo dura e cuidados
O piercing no dente já vem sendo utilizado há alguns anos, sendo que atingiu seu auge nos anos 2000 e agora está voltando a ser tendência.
Mesmo que a técnica de fixação tenha mudado, o acessório em si permanece o mesmo, portanto, ele continua sendo apenas estético.
Confira mais a seu respeito no post abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é piercing de dente?
O piercing no dente nada mais é que uma pequena pedrinha, geralmente strass, que é colada sobre o dente, geralmente da frente, de modo que apareça quando a pessoa sorri.
Apesar de se tratar de um piercing que é um acessório conhecido por ser atravessar o local onde é instalado para sua utilização.
O piercing no dente foge a esta regra, devido ao fato de que para sua instalação não necessita da perfuração.
Sendo assim, não é necessário furar o dente para sua instalação, o que garante que o dente não sofra danos em sua estrutura durante a instalação
Isso faz com ele seja possível que qualquer pessoa o utilize, mesmo que ela não queira perfurar seu corpo.
Além disso, esse acessório oferece diversas opções de tamanhos, formatos, cores, brilho e material de construção.
Desse modo, o usuário possui acesso a várias opções de piercing no dente, o que o deixa livre para utilizar o que mais o agradar.
Confira também: Piercing na boca: conheça seus tipos, cuidados e complicações
Como colocar piercing no dente?
Para colocar o piercing no dente, o paciente deve recorrer a um consultório odontológico, pois esse é um procedimento realizado por um dentista.
Desse modo, o procedimento de instalação desse acessório é relativamente rápido, visto que demora cerca de meia hora.
Para instalar a joia o dentista primeiro limpa a superfície do dente. Assim que finaliza a limpeza, ele fixa o piercing.
A fixação dele pode ser realizada utilizando dois tipos de produtos, que são:
- Cola adesiva: que possui uma durabilidade menor;
- Cimento odontológico: utilizado quando se deseja uma durabilidade maior.
Apesar dos diferentes materiais utilizados na instalação e das diferentes resistências, o piercing no dente não é um acessório definitivo.
Sendo assim, para mantê-lo é necessário retornar ao dentista para colá-lo novamente, o que também oferece a oportunidade de trocar o modelo.
Além disso, o procedimento é completamente indolor e não necessita do uso de anestesia. Também não necessita de nenhum procedimento que afete a estrutura do dente.
Portanto, o piercing no dente não compromete em nada a saúde dele.
Quanto tempo dura?
O piercing no dente possui uma duração variável, na qual ele pode durar mais ou menos baseado no cuidado do paciente.
Sendo assim, alimentos duros e pegajosos, força excessiva na escovação e escovas de dentes com cerdas muito duras podem diminuir sua vida útil.
Portanto, não há como estabelecer uma duração fixa para ele, porém, pelo fato de ser fixado apenas com cola, ele pode ficar fixo num período de 1 mês a 2 anos.
Quando ele cai, o paciente pode optar por ir ao dentista para recolocar o mesmo, fixar outro ou realizar a limpeza do resto de cola que ficou no dente.
Além disso, o paciente pode optar por removê-lo antes dele se soltar. Isso faz com que ele seja um acessório extremamente versátil, visto que é possível colocá-lo e tirá-lo quando desejar.
Mas é importante lembrar que apesar dessa praticidade não é recomendado realizar esse processo em casa, para evitar problemas.
Riscos do piercing dental
Assim como qualquer outro procedimento em que é inserido algum corpo estranho na boca, como o piercing na gengiva, o piercing no dente também está sujeito a oferecer alguns riscos.
Dessa maneira, alguns dos riscos dos quais ele nos expõe são:
-
Acúmulo de restos de alimentos
Isso acontece devido ao fato do piercing no dente dificultar um pouco a higienização do dente ao seu redor.
Desse modo, quando a limpeza dos dentes não é feita da maneira adequada, há o acúmulo de partículas de alimentos, o que leva pode levar ao aparecimento de placa bacteriana, tártaro e cáries.
Sendo assim, caso não haja uma higienização adequada, o surgimento desses problemas pode levar a possíveis danos à estrutura do dente.
Portanto, mesmo que o paciente deseje utilizar o acessório por muito tempo, essa ação não é recomendada, visto que é necessário trocá-lo para limpar a área de contato entre ele e o dente.
-
Alergia
Este problema é um problema geral no qual todos os tipos de acessórios estão sujeitos.
Ele acontece quando o corpo da pessoa reage de forma inadequada a uma substância que não pretende lhe causar nenhum mal.
Sendo assim, ele acontece quando a pessoa é alérgica ao material de confecção do piercing.
Portanto, é imprescindível que durante a instalação o paciente escolha uma joia feita de um material ao qual ele não é alérgico.
Assim é possível evitar qualquer tipo de reação alérgica relacionada ao piercing no dente.
Cuidados
Já vimos quais são os riscos do piercing no dente, mas ainda existem outros riscos que podem gerar complicações, desse modo é recomendado:
- Colocá-lo somente com um profissional da área;
- Não tentar recolocá-lo em casa;
- Atentar-se a higiene bucal;
- Evitar alimentos duros e pegajosos;
- Trocá-lo periodicamente para evitar o acúmulo de placa e tártaro;
- Evitar hábitos parafuncionais;
- Ter cuidado para não engoli-lo caso ele se solte.
Visitas regulares ao dentista
Para colocar o piercing no dente deve-se visitar o dentista para que ele fixe o acessório .
Além disso, deve-se manter visitas regulares para que ele possa avaliar a situação do piercing, recomendar cuidados para se ter com ele e realizar as devidas manutenções.
Também é por meio das visitas regulares que é possível realizar procedimentos como a profilaxia, limpeza profissional, que deve ser feita de 6 em 6 meses.
O acompanhamento profissional ajuda não só com a execução dos tratamentos e procedimentos, mas também por meio das orientações e indicações.
Por meio delas também é possível diagnosticar qualquer anormalidade em sua fase inicial, tratando-a o quanto antes e da forma menos invasiva possível.
A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las
Deixe um Comentário
(0 comentário)