Mordida certa: o que é e quais são os outros tipos de mordida
O objetivo de quase todas as pessoas que fazem tratamentos odontológicos é possuir uma mordida certa.
Isso se deve ao fato de que ela evita vários tipos de problemas bucais, além de garantir que não haja nenhum problema derivado de algum tipo de má-oclusão.
Confira mais a respeito da mordida certa nesse post:
Aqui você vai encontrar:
Qual é a mordida certa dos dentes?
A mordida correta dos dentes é aquela em que há a oclusão perfeita de todos os dentes, de modo que os superiores se alinhem com os inferiores.
Dessa maneira, há o encaixe total dos dentes, de modo que a oclusão aconteça de maneira que não cause nenhum prejuízo aos dentes nem à própria boca.
Isso implica que a mordida certa diz respeito ao cerramento suave dos dentes de maneira que eles se toquem suavemente ao seu equivalente da arcada contrária.
Tipos de mordida errada
Diferentemente da mordida certa, a mordida errada é conhecida por ser a causa de problemas de alinhamento.
Desse modo, geralmente ela está acompanhada de algum tipo de má-oclusão o que leva a necessidade de buscar maneiras de tratar a mordida errada para evitar outros tipos de problemas.
As mordidas erradas possuem diferentes tipos com diferentes nomenclaturas. Elas são denominadas como mordida errada porque dizem respeito ao contato irregular dos dentes.
As mordidas erradas são classificadas em dois tipos:
- Esquelética, que diz respeito ao posicionamento dos maxilares;
- Dentária, que se refere ao alinhamento dos dentes.
Confira os tipos de mordida errada abaixo:
Mordida cruzada
A mordida cruzada é um tipo de mordida errada caracterizado pela oclusão dos dentes incisivos inferiores à frente dos superiores.
Ela pode acontecer pelo posicionamento errado da mandíbula e por uma questão de desalinhamento dentário.
Desse modo, é importante corrigir esse tipo de mordida para evitar as complicações geradas por ela, que são:
- Bruxismo;
- Retração gengival;
- Problemas na ATM;
- Bruxismo;
- Fraturas dentárias.
Mordida aberta
A mordida aberta corresponde a má-oclusão onde os incisivos superiores e os inferiores não se tocam, de modo que passe a impressão de um “sorriso aberto”.
Esse tipo de mordida causa uma sobrecarga nos dentes que se tocam fazendo com que eles possam:
- Sofrer fraturas;
- Serem desgastados;
- Retrair a gengiva;
- Causar prejuízos na fala e na estética;
- Gerar o risco de queda dentária.
Retrognatismo e prognatismo
Retrognatismo e prognatismo são os tipos de mordida errada classificadas pelo posicionamento muito a frente ou muito atrás da mandíbula.
Desse modo, elas são uma das responsáveis por deixar as pessoas com o queixo para frente ou para trás.
Esse tipo de mordida errada pode causar:
- Papada;
- Problemas na fala e respiração;
- DTM;
- Feridas no céu da boca;
- Travamento da mandíbula.
Apinhamento
O apinhamento é um tipo errado de mordida de ordem dentária, ou seja, normalmente é causada puramente pelo desalinhamento dentário.
Apesar disso, ainda é possível que ela seja causada por outros tipos de má oclusão como um sintoma.
Além disso, é importante corrigi-lo pelo fato de esse problema prejudicar a higienização dos dentes, o que acaba deixando a boca bastante suscetível ao aparecimento de doenças bucais relacionadas à maus hábitos de higiene bucal.
E como o nome de sua classificação sugere, esse problema também acaba ocasionando problemas de saúde bucal.
Como saber se sua mordida está certa?
Ela é identificada pelo fechamento correto da boca, de modo que nenhum dente fique desalinhado.
Desse modo, ela pode ser entendida como a oclusão onde os dentes de uma arcada se alinham com seus equivalentes da outra arcada.
Isso faz com que a oclusão ocorra da maneira correta, fazendo com que não haja nenhum problema derivado dela.
Uma das possíveis maneiras de saber se sua mordida está certa é verificando o alinhamento do canino superior com o inferior.
Isso é possível por serem os dentes mais fáceis de se identificar se o alinhamento dentário está correto.
Apesar de o próprio paciente conseguir avaliar se possui ou não a mordida certa, é recomendado procurar um dentista para que ele possa avaliar da maneira correta.
Isso é necessário devido ao fato de que somente o profissional é capaz de avaliar da maneira correta e iniciar o tratamento para tratar a mordida errada.
Como alcançar a mordida correta?
A mordida certa pode ser alcançada através de tratamentos odontológicos, seja por meio do uso de aparelhos ou cirurgicamente.
Porém, devido ao fato de existirem vários tipos de mordidas erradas, não há somente uma maneira de corrigi-las.
Portanto, é extremamente importante consultar um dentista para que ele possa avaliar seu tipo de mordida e definir qual será o tipo de tratamento utilizado.
Os tipos de tratamento utilizados para a correção das mordidas erradas variam de acordo com seu tipo e idade do paciente.
Desse modo, os tratamentos das má-oclusões de nível dentário são tratados por meio de aparelhos ortodônticos.
Já as de grau esquelético são tratadas por meio de aparelhos ortopédicos, ou seja, que realizam movimentações esqueléticas.
Mas o uso desses aparelhos é recomendado apenas para crianças e adolescentes, que por estarem em fase de crescimento apresentam melhores resultados desse tratamento.
Para os adultos que possuem mordidas erradas de grau esquelético, é recomendado realizar uma cirurgia ortognática, visto que ela será capaz de corrigir sua mordida.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem que o dentista possa avaliar se o paciente possui a mordida certa, além de ajudá-lo a alcançá-la caso não possua.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)