Mau hálito em crianças: quais as causas e como acabar com o mau cheiro
A halitose é um problema que pode afetar pessoas de qualquer idade e costuma afetar negativamente as relações interpessoais. O que significa que o mau hálito em crianças pode acabar atrapalhando os pequenos a fazerem amizades.
Além disso, a halitose normalmente costuma estar associada com algum outro problema, seja de saúde ou higienização. Assim sendo, é importante buscar a fonte do problema e tratá-la para evitar maiores complicações.
Confira mais a respeito do mau hálito em crianças, suas causas e maneiras de evitar o mau cheiro:
Aqui você vai encontrar:
O que causa o mau hálito em crianças?
O mau hálito em crianças nem sempre é causado pela má higienização, pois algumas vezes também pode estar associada a problemas de saúde. Desse modo, confira as principais causas dessa condição:
Hereditariedade
O mau hálito infantil pode estar ligado à alguma condição genética da pessoa, o que torna essa condição possível de ser herdada.
Dessa maneira, caso os pais possuam genes responsáveis pela halitose, é possível que a criança herde-os.
Cáries
Conhecida por provocar dores e sensibilidade nos dentes, a cárie é um dos maiores vilões da saúde bucal, e também um dos mais comuns.
Ela costuma ser reconhecida como um ponto preto no dente e além dos sintomas citados anteriormente, a cárie também causa mau hálito.
Isso acontece pelo fato do processo onde as bactérias responsáveis transformarem as partículas de alimentos presentes na boca em ácidos que corroem o esmalte dentário.
Nesse processo, ocorre a fermentação dos restos de alimentos na boca e esse processo acaba gerando mau cheiro. Além disso, quando se desenvolve, a cárie pode causar a morte de estruturas do dente, o que também pode causar o mau cheiro.
Inflamações e infecções
Condições como amigdalite e gengivite por exemplo, provocam inflamações bucais que podem reter alimentos por conta do inchaço, e devido a dor gerada ao higienizá-la, muitas vezes acaba sendo ignorada.
Isso acaba causando o mau hálito em crianças por conta do longo período em que essas partículas ficam na boca. Além disso, essas inflamações algumas vezes resultam no acúmulo de pus, que também é um dos motivos que causam a halitose.
Má higiene bucal
Não é surpresa para ninguém que a limpeza bucal mal feita é um dos maiores motivos do mau hálito em crianças. Isso ocorre porque a higienização indevida pode levar ao aparecimento de outros problemas.
Além disso, os restos de alimentos que permanecem na boca também podem causar o aparecimento da halitose. Por isso é importante que os pais ensinem bons cuidados de higiene desde cedo aos pequenos.
Principalmente durante os primeiros anos onde os filhos procuram imitar os pais. O mostra a importância de dar bons exemplos a respeito da higienização bucal.
Boca seca
Conhecida também como xerostomia, essa é uma condição onde há uma baixa produção de saliva. Geralmente acontece devido a respiração bucal ou desidratação.
Em alguns casos, a boca seca também pode ser herdada. Quando ocorre desta maneira, ela é uma condição crônica. Outro motivo para essa condição é a reação de alguns remédios.
De modo geral, a saliva contribui para a proteção da boca contra microrganismos, além de hidratá-la. Isso resulta numa maior vulnerabilidade a cáries e outras doenças que podem causar a halitose.
Alimentação
Assim como existem alimentos que contribuem para a saúde bucal, existem outros que a prejudicam. Portanto, é importante tomar cuidado quanto à alimentação dos pequenos.
Um grande exemplo disso é o leite, que apesar de ser um ótimo alimento para a saúde dos dentes e da boca no geral, após seu consumo, ele deixa partículas na boca que podem causar mau cheiro durante o processo de absorção delas.
Além disso, também existem alimentos que possuem um forte odor, e dessa maneira, após sua ingestão podem deixar a boca com um mau cheiro.
Problemas respiratórios
Os problemas respiratórios são famosos por dificultar a respiração nasal devido a presença de fluídos que comprometem a passagem do ar.
Isso acaba fazendo com que o paciente passe a respirar pela boca, o que pode causar uma redução da quantidade de saliva presente na boca e consequentemente causar o mau hálito.
Contudo, esse não é o único motivo, os fluídos acumulados na garganta são um ambiente muito propício para bactérias. O que pode causar problemas que podem ser responsáveis pela halitose.
Saburra lingual
Essa condição é identificada pela presença de uma camada branca sobre a língua. A camada branca é composta por resquícios de alimentos derivados de uma má higienização bucal.
Isso pode contribuir para o acúmulo de bactérias na língua. Portanto, tanto as partículas de alimentos quanto as bactérias podem ser causadoras do mau hálito nesse caso.
Como acabar com o mau hálito em crianças?
O mau hálito em crianças inicialmente pode parecer ser um problema comum e inofensivo, porém algumas vezes ele pode ser resultado de alguma condição preocupante.
Com o intuito de evitar que os pequenos passem por constrangimentos devido a esse problema, além de prevenir que condições que causam o mau hálito se tornem complicações maiores, é possível tomar algumas ações para combater a halitose infantil, como:
- Ensine e ajude seu filho a ter bons hábitos de higiene;
- Evite que a criança passe um período maior que 3 horas sem se alimentar;
- Incentive-o a se manter hidratado;
- Estimule o uso de enxaguantes bucais sem álcool;
- O consumo de certos chás podem contribuir para o combate do mau hálito, como alcaçuz, eucalipto e cravo-da-índia;
- Leve-o ao dentista para verificar a causa e obter o tratamento adequado.
Caso o problema persista é importante procurar ajuda profissional para que o mau hálito infantil seja resolvido.
Como evitar o mau hálito em crianças?
Como foi dito acima o mau hálito em crianças pode ser combatido após ser identificado, porém a melhor maneira de evitá-lo é com a prevenção.
Desse modo, quando feita da maneira correta, consegue reduzir significativamente a chance dos casos de halitose. Sendo assim, as ações que contribuem para sua prevenção são:
- Boa higienização bucal, com a escovação e uso de fio dental da maneira correta após as refeições;
- Trocar a escova de dentes periodicamente, pois após certo tempo de uso as cerdas perdem sua eficácia;
- Hidratação, evita problemas causados pela desidratação como a xerostomia;
- Alimentação saudável, contribui para evitar problemas causados pelo déficit de algumas vitaminas;
- Procure atendimento médico, no caso de algum problema como amigdalite ou refluxo, visto que elas podem contribuir para o mau hálito em crianças;
- Visitas regulares ao dentista, desde o nascimento dos primeiros dentes é importante o acompanhamento odontológico, para realizar uma avaliação periódica e não somente tratar, mas também evitar problemas bucais.
Visitas regulares ao dentista
É pelas visitas regulares ao dentista que é possível identificar e tratar a halitose com mais eficiência.
É por meio das visitas regulares ao dentista que procedimentos como a profilaxia (limpeza profissional) podem ser feitos, mantendo a zona bucal limpa e livre de complicações.
Por fim, pela avaliação do dentista podem ser feitas observações e indicações para que o mau hálito em crianças não seja mais um problema.
O indicado é que as visitas regulares ao dentista ocorram ao menos 2 vezes ao dia (de 6 em 6 meses).
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)