O Que Você Procura ?

dentes desgastados

Dentes desgastados: conheça o problema e como tratar

dentista2

Os dentes desgastados, assim como os dentes manchados e desalinhados é capaz de trazer prejuízos não só a aparência, mas também a qualidade de vida.

Conheça aqui quais são as suas principais causas, prejuízos e principais formas de tratamento:

O que são dentes desgastados?

Os dentes desgastados, nada mais são do que dentes que tiveram o seu esmalte comprometido, seja pelo tempo, por hábitos ou fatores externos. Uma vez que o esmalte do dente é desgastado, os dentes ficam mais sensíveis e mais vulneráveis a problemas bucais, como cáries.

Além disso, diante do enfraquecimento do dente, não só a arcada dentária pode ser comprometida, mas também o tecido gengival, pela evolução de problemas para gengivite e periodontite.

Na percepção de desgaste do esmalte, o paciente deve recorrer imediatamente a um dentista, já que os danos podem ser irreversíveis, não sendo possível recuperar a camada desgastada.

O processo é gradual, fazendo com que seja ainda mais importante manter as visitas regulares ao consultório odontológico para um tratamento precoce, evitando dores e problemas futuros.

dente desgastado

Quais são as principais causas do dente desgastado?

Como já dito, são várias as possíveis causas dos dentes desgastados. Contudo, é importante considerar cada uma delas para que o problema seja evitado. Entre as principais causas estão:

Bruxismo

O bruxismo é um distúrbio do sono que acaba por desgastar os dentes. Isso se deve a esse problema estar diretamente ligado ao roer dos dentes, e na inserção de mais força na mordida, e que é mais perceptível durante a noite.

Dependendo do grau do bruxismo, e da falta do tratamento necessário, os dentes podem até mesmo acabar se quebrando. Dessa forma, o dentista deve ser contatado já nos primeiros sinais, e assim, encaminhado o paciente para o uso de placas personalizadas de silicones, as chamadas placas de bruxismo, ou de mordida, associada a outros tipos de abordagem de tratamento.

dentista1

O bruxismo está frequentemente ligado a problemas psicológicos como a ansiedade e o estresse, devendo então, nesse caso, o paciente optar por práticas relaxantes, atividade física e acompanhamento psicológico.

Problemas estomacais e gastrite

A problemas estomacais, principalmente o refluxo gastroesofágico, podem levar ao desgaste dentário. Isso porque o hábito de vomitar permite que ácidos estomacais cheguem à boca e acabam por comprometer os dentes gradualmente.

Quanto à gastrite, que é uma inflamação da mucosa do intestino e que também possui vômitos como sintomas, também pode haver o desgaste gradativo dos dentes.

Nesse caso, o tratamento pode ser feito por um gastroenterologista, que irá recomendar ao paciente mudanças na alimentação e medicamentos para o alívio da dor. Uma vez que o problema está relacionado a distúrbios alimentares, o tratamento deve ser associado a uma terapia psicológica.

Alimentos ácidos

Os alimentos ácidos também podem causar a deterioração do dente, já que causam a desmineralização, e assim a sensibilidade dentária e dores.

Para que não ocorra esse processo o paciente deve optar por aderir bons hábitos de higiene bucal, principalmente após ingerir esse tipo de alimento. Dessa forma, é por meio de uma boa higiene bucal e pelo acompanhamento odontológico devido que é possível controlar os danos e realizar o tratamento necessário.

Higiene bucal inadequada

A má higienização da boca também está entre as principais causas do desgaste dos dentes, e isso se deve principalmente a uma escovação inadequada, com movimentos fortes e constantes.

Quando usado um creme dental abrasivo, o desgaste pode ser ainda maior e mais rápido. Dentes pré-molares e caninos tendem a ser os mais atingidos. Logo, opte sempre por uma escova de cerdas macias, por movimentos suaves e que pela periodicidade indicada, sendo de 2 a 3 vezes por dia.

Quais são os principais sintomas dos dentes desgastados?

É muito importante saber identificar o desgastes dos dentes, dessa forma, é importante levar em consideração os principais sintomas do problema, são eles:

  • Alteração da coloração dos dentes – isso considerando a exposição da dentina que possui uma coloração mais amarelada;
  • Coloração transparente – com o tempo, os dentes frontais apresentam aparência transparente;
  • Sensibilidade dentária – já que há a exposição da dentina e assim, de uma parte mais sensível do dente;
  • Dentes lascados – resultante do enfraquecimento dos dentes, pode haver o aparecimento de trincas ou lascas.

Tipos de dentes desgastados

O desgaste dos dentes pode ser dividido em tipos, variando de acordo com a causa do problema e a aparência do dano.

Assim sendo, os tipos de desgaste dos dentes estão:

Abrasão: também chamada de atrição, é o tipo de desgaste que ocorre pelo atrito dos dentes superiores com os inferiores em meio a mastigação. Em casos mais acentuados, pode levar a perda óssea e dentária. Pode acontecer devido a escovação inadequada e maus hábitos como roer unhas, morder objetos duros e mascar tabaco.

Erosão: ou corrosão, tem como causa principal um processo químico e pode estar relacionada a bactérias que prejudicam o esmalte dentário, ou até mesmo ser causado por uma dieta rica em alimentos de teor ácido. Além disso, a exposição a secreções gástricas também estão entre as causas, e fatores como radioterapia e síndrome de Sjögren facilitam o processo de erosão.

Abfração: Por sua vez, a abfração é causada pelo estresse oclusal severo, e assim, de problemas de oclusão de dente. A pressão exercida, nesse caso, é capaz de corromper os cristais do esmalte, fazendo com que a área seja suscetível a erosão. A abfração é mais comum em somente um dente, podendo levar a retração gengival, e assim, a exposição da raiz, e futuramente a hipersensibilidade.

Como tratar os dentes desgastados?

Contando que os desgastes nos dentes são irreversíveis naturalmente, a prevenção é a melhor forma de tratamento. Contudo, diante do problema, o dentista deve ser contatado o mais rápido possível para que haja a abordagem adequada.

O odontologista, primeiramente, irá considerar a causa principal do problema, como a má oclusão, em que seus sintomas podem ser percebidos logo no início. Por meio dessa informação poderá ser feita a correção definitiva dos dentes, pelo uso de aparelho ortodôntico, por exemplo.

Além do tratamento ortodôntico, outras possíveis soluções estão a restauração de resina composta ou porcelana, por lentes de contato dental ou facetas dentárias, e a adoção de implantes em casos que a estrutura do dente já foi comprometida.

dente desgastado para lente

Dente desgastado para lente de contato e facetas dentárias

Certos procedimentos estéticos, o desgaste dos dentes pode ser uma etapa preparatória, como em caso de aplicação de lentes de contato dental e facetas dentárias, que são tipos de películas para os dentes e que buscam a sua renovação estética.

Diante da colocação das famosas lentes, o desgaste, caso necessário é mínimo, já que essas capas são muito finas, de 0,2 mm a 0,4 mm. O desgaste é sempre necessário para que os dentes naturais recebam as facetas dentárias que, por sua vez, possuem cerca de 0,7 mm.

O desgaste é definido pelo dentista e feito em condições seguras para a arcada dentária.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para o diagnóstico do problema e para o acompanhamento da saúde do dente.

Além disso, somente por meio das consultas periódicas ao consultório odontológico que é possível realizar os procedimentos regulares, como a profilaxia (limpeza profissional).

É também por essa frequência que o dentista é capaz de realizar a ação preventiva de problemas bucais, como a cárie, orientando o paciente quanto a bons hábitos.

O indicado é que as visitas ao dentista sejam feitas ao menos 2 vezes ao ano (6 em 6 meses).

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!