O Que Você Procura ?

dentadura fixa

Dentadura fixa: como funciona esse tratamento?

dentista2

Dentadura fixa é uma solução tecnológica para a perda da dentição, seja ela total ou parcial. Entretanto, quando falamos de dentadura, logo lembramos da prótese móvel, que é mais comum e é popularmente conhecida.

O modelo fixo, por sua vez, visa melhorar aspectos da removível, trazendo mais praticidade e uma estética mais agradável. Logo, além de trazer benefícios à saúde bucal, esse tratamento também promove uma melhor qualidade de vida.

Conheça a seguir mais sobre a dentadura fixa e os seus benefícios. Boa leitura!

O que é a dentadura fixa?

A dentadura fixa, prótese fixa ou protocolo é uma eficiente alternativa a perda total ou parcial da dentição. Mesmo que também seja denominada “dentadura” é bem diferente do modelo móvel.

A prótese fixa é duradoura, e como o próprio nome indica, está fixada na boca. Esse fator por si só já é algo vantajoso, por não se movimentar durante momentos indesejados.

Uma vez que toma posse dos dentes perdidos, visa recompor o sorriso de forma natural, e trazendo de volta a sua funcionalidade.

A prótese dentária protocolo assim, pode ser aplicada por cima dos implantes dentários (prótese sobre implantes) ou dos dentes naturais, se for o caso.

Durante a sua criação, os dentes naturais são preparados para receberem a prótese, a partir de pontes ou coroas. No caso de prótese sobre implantes, a fixação ocorre acima das peças do implante dentário.

Quando aplicada sobre implantes, a prótese é estável, contudo, também pode ser removível, caso essa seja a preferência do paciente.

Prótese removível ou Prótese fixa

Apesar das vantagens da prótese protocolo, a possível remoção da prótese móvel pode ser algo positivo para a sua melhor higienização e para um maior conforto no sono. No caso da fixa, a higiene é semelhante a aquela realizada com os dentes naturais.

dentista1

Outra característica decisiva é o procedimento, já que o processo que envolve a prótese fixa parcial é cirúrgico para que haja a aplicação dos pinos de titânio, um material biocompatível, de fácil aceitação.

Em relação ao tempo do tratamento, a prótese estável sai ganhando, já que o método utilizado não necessita de enxerto ósseo. O tempo estimado é de um semestre para a aplicação total dos implantes e um mês para a confecção da dentadura.

Apesar das diferenças, ambas, a fixa e a móvel, podem ser totais ou parciais, dependendo da situação.

A dentadura fixa pode ser confeccionada com vários tipos de materiais, e pode ser em resina sobre metal, em porcelana sobre metal ou em porcelana sobre zircônia, que são os estilos mais comuns. Esses materiais são duráveis, o que traz ainda mais segurança ao uso.

Quais são os tipos de dentadura fixa?

Conheça quais os seus modelos disponíveis:

Dentadura fixa superior

O suporte dessa dentadura deve ser de 7 a 9 implantes dentários em média, porém, esse número irá depender da disponibilidade óssea existente. Caso a disponibilidade óssea não seja suficiente, geralmente o número de implantes decai para 4 (técnica all-on-four).

Pacientes que faziam o uso da dentadura móvel, quando mudam para a protocolo, voltam a sentir sabores, já que o céu da boca agora se encontra livre.

Dentadura fixa inferior

No caso da implantação da dentadura fixa inferior, o número de implantes dentários varia entre 4 e 5, ou também de 2 a 3 no caso da abordagem overdenture, em que se insere todas as peças nos ossos maxilares.

Dentadura fixa de silicone

A fixa de silicone se restringe a substituição de certas estruturas dentárias. Dentre as suas vantagens estão a sua percepção mais natural, sua maior funcionalidade e maior resistência, já que é resistente a altas temperaturas possui um módulo elástico.

dentadura fixa preço
Dentista confeccionando dentadura para idoso.

Dentadura fixa com 2 pinos

A overdenture, também chamada “sobredentadura” e conhecida popularmente como “dentadura de encaixe”, é uma das abordagens mais recorrentes nas clínicas. O seu diferencial são os seus clipes, que são anexados às barras de sustentação e fortalecem a estrutura.

A implantação dos pinos de titânio pode ocorrer na mandíbula superior ou inferior, tomando a função de sustento das raízes. Na armação da dentadura há a colocação dos pinos de encaixe.

Ao mesmo tempo que a dentadura de 2 pinos é estável e segura, ela pode ser facilmente retirada, o que permite uma higienização fácil e bem feita.

Dentadura fixa preço

O procedimento de aplicação da dentadura estável está entre os mais valorizados da odontologia, já que a confecção é uma fase custosa.

O valor desse tratamento costuma variar bastante por conta dos materiais; implantes e próteses, da quantidade de peças utilizadas, da estrutura óssea em questão, da localidade e também da clínica.

Tendo em vista esse fator situacional, o Código de Ética Odontológica proíbe que valores de serviços específicos sejam revelados.

Como é o procedimento da dentadura fixa?

Antes da execução do procedimento, o dentista, primeiramente, irá realizar uma análise precedente, com o objetivo de avaliar a condição oral, e encaminhará a pessoa a exames, caso seja necessário.

Desta forma, se avalia a saúde geral, a estrutura óssea e, assim, se o procedimento é viável ou não.

Com a resposta positiva dessa avaliação, a cirurgia poderá ser feita pela instalação dos implantes. Após esse procedimento, se deve aguardar quatro meses para que a peça de titânio se prenda ao osso que a sustenta; processo chamado ósseo-integração.

A confecção e aplicação da prótese são a fase final, a qual o profissional ajusta a proporção e a altura da dentadura de acordo com dentes adjacentes, e a adapta aos implantes dentários.

Dentadura fixa antes e depois

O efeito da dentadura fixa antes do procedimento ser feito e depois possui um impacto muito forte na estética e na saúde bucal do paciente. Seu efeito é bastante semelhante ao da lente de contato dental e das facetas, já que traz um sorriso mais branco e saudável.

Para aquelas pessoas totalmente desdentadas, a prótese protocolo devolve os benefícios de uma boa fala, mastigação e respiração, sem que movimentos comprometam.

Com a autoestima elevada, a pessoa fica mais confiante para se relacionar em público.  Uma mastigação bem feita contribui para uma boa digestão e a ausência de movimentos involuntários evita machucados nos lábios bucais causados pelo mau encaixe.

Para quem procura um impacto estético ainda mais elevado, a prótese de porcelana pura é a mais indicada, já que, mesmo que com a ingestão de alimentos e bebidas bem pigmentadas, ela não mancha como o esmalte do dente. No entanto, é menos resistente.

Visitas periódicas ao dentista

Apesar de feita a avaliação geral e da realização do procedimento, as visitas ao dentista devem continuar sendo regulares, preferivelmente de 6 a 6 meses nesse caso.

Com elas, problemas bucais podem ser descobertos e tratados em sua fase inicial, além das medidas preventivas tomadas.

É com as idas à clínica odontológica que o profissional poderá averiguar e acompanhar as condições do procedimento e da própria prótese. É também por meio dessas visitas que ocorre a manutenção da saúde bucal pela realização de tratamentos regulares, como a profilaxia.

Por fim, pela adesão da dentadura fixa e tomando os seus cuidados higiênicos devidos, você renova o seu sorriso e sua vontade de sorrir.

Garanta mais saúde e qualidade para seu sorriso agendando em uma de nossas clínicas odontológicas OralDents.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

 

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!