O Que Você Procura ?

creme dental

Creme dental: como escolher o ideal para cada uso?

dentista2

Assim como é importante escolher a escova ideal, também devemos atentar com a escolha do creme dental. Para uma escovação eficiente e para uma higiene bucal completa, a qualidade dos produtos é igualmente importante para o seu uso.

Escolher o creme dental corretamente necessita de uma pesquisa de marcas e também de uma consulta ao dentista. Existem vários tipos de cremes dentais no mercado e que possuem várias propriedades.

Saiba aqui as vantagens do creme dental para a sua saúde bucal e como realizar a melhor escolha. Boa Leitura!

Creme dental, como escolher o melhor?

Para escolher um creme dental leve em consideração a opinião de seu odontologista e as necessidades de sua zona bucal. Dependendo do que deseja e de suas debilidades, essa escolha é decisiva.

Existem no mercado, cremes dentais específicos para o clareamento da arcada dentária, para a prevenção de doenças gengivais, que combatem a sensibilidade dos dentes e até mesmo ao combate de tártaro.

Logo, todos visam a limpeza da zona bucal, combatendo a formação de placas bacterianas e barrando a formação das cáries e suas evoluções.

Ademais, o produto deve ter aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que seja considerado seguro. Ler as informações do rótulo também é importante.

Creme dental, qual sua importância para os dentes?

O uso do creme dental é de extrema importância, já que tem como função proteger a dentição e evitar a proliferação de bactérias nocivas.

O creme dental deve conter o flúor, já que essa substância fortalece o esmalte, e assim, a proteção dos dentes contra os ácidos formados pelas bactérias.

A quantidade indicada é de 1000 a 1500 ppm de fluoreto, que já é capaz de trazer as vantagens à saúde bucal e prevenir a formação das cáries.

dentista1

Por fim, as suas particularidades também trazem benefícios diversos. Os cremes dentais para sensibilidade aliviam a dor durante a mastigação de alimentos muito quentes ou frios.

Por sua vez, a pasta de branqueamento reduz as manchas causadas por alimentos e bebidas como chocolate e café. Já o creme dental que atua contra doenças gengivais atua contra a proliferação de bactérias nocivas na boca.

creme dental sem flúor
Menina escovando os dentes.

Creme dental sem flúor ou com flúor

O flúor também é encontrado em alimentos, já fazendo parte da saúde bucal da criança antes mesmo dos dentes começarem a nascer. A partir do nascimento do primeiro dente, a escovação já deve iniciar.

Portanto, a importância do flúor não se limita a faixa etárias, além de que também é um dos componentes dos enxaguantes bucais, potencializando os seus benefícios.

Mesmo que seja extremamente benéfico, deve-se controlar sua quantidade, evitando assim, a incidência da fluorose dentária, caracterizada por manchas brancas ou marrons na dentição.

O uso correto do creme dental com flúor de crianças de 0 a 2 anos deve ter a proporção de um grão de arroz cru, já para crianças de 3 a 6 anos, com dentes já formados, se assemelha ao tamanho de uma ervilha, e assim dessa idade para cima. Lembrando que para crianças existem pastas infantis específicas.

O uso de creme dental sem flúor, por sua vez, se restringe a pessoas alérgicas ao componente, e precisa da orientação do dentista. Doenças específicas também podem influenciar nesse caso.

Se atente aos componentes

O creme dental possui vários outros componentes característicos, assim como o flúor. Dentre eles estão a água, o bicarbonato de sódio, o fluoreto de sódio, e o carbonato de sódio.

A quantidade de cada um desses elementos varia de acordo com a propriedade principal do creme dental. Logo, é imprescindível a análise das fórmulas do modelo que se tem interesse em comprar, não só por você, mas pelo seu dentista de confiança.

Não subestime esse fator levando em conta apenas a embalagem e características não tão relevantes, como o sabor. Priorize as propriedades que estão diretamente ligadas a um melhor resultado na escovação.

Não deixe de pesquisar sobre os efeitos de cada componente, principalmente se você possui alergias a algumas substâncias específicas.

O melhor creme dental para cada objetivo

A variedade de cremes dentais nas prateleiras não se reduz às diversas marcas de seu nicho, mas também às suas funcionalidades. Veja como escolher o creme dental ideal para cada objetivo:

Redução da sensibilidade

Quando se percebe a sensibilidade dentária, é sinal de que o esmalte se encontra fragilizado. Os cremes dentais que possuem propriedades contra a sensibilidade atuam vedando as fendas no esmalte, a fim de restaurar a proteção dos dentes.

Com as falhas sanadas pela ação do produto, a dentição não reage mais com dores a alimentos muito gelados ou muito quentes.

O uso dessas pastas de dente especializadas requer o acompanhamento com um dentista e a sua avaliação quanto à adesão de outros tratamentos. As causas da sensibilidade definem se irá se tomar novas abordagens para que as dores diminuam.

Combate a halitose

A refrescância e o combate ao mau hálito está presente na maioria dos cremes dentais, sendo uma de suas mais importantes características. Neste caso, analise as características de acordo com o seu gosto.

Creme dental clareador

O creme dental que possui propriedades clareadoras não possui um efeito de grande impacto. Para um impacto ainda mais perceptível e instantâneo, recorra ao procedimento de clareamento dental.

Com isso, considere comprar os que possuem propagandas realistas e que sejam eficientes em amenizar manchas que se originam de bebidas e alimentos bem pigmentados e do cigarro.

Lembre-se que esses produtos não são capazes de clarear a coloração dos dentes e se limitam apenas às manchas do esmalte dentário.

Combate a halitose

A refrescância e o combate ao mau hálito está presente na maioria dos cremes dentais, sendo uma de suas mais importantes características. Neste caso, a análise das características é de acordo com o seu gosto.

Creme dental para gengivite

Quando a dentição não está saudável e protegida, também pode indicar que o tecido gengival não esteja. Doenças como a gengivite, e suas complicações como a periodontite, podem ter o tratamento pelo uso do creme dental correto.

O uso dessas pastas de dente deve ser indicado pelo odontologista, já que em sua composição há substâncias antissépticas, que eliminam as bactérias e evitam os seus danos à saúde bucal. Geralmente, o seu uso não ultrapassa 2 semanas.

Prevenção ao tártaro e cáries

Em conclusão, quando a principal vantagem do produto é o combate a proliferação de bactérias e a formação de placas bacterianas, então a formação do tártaro e cáries também é incluída.

As pastas de dente que visam o controle e o combate ao tártaro tem como componentes agentes levemente abrasivos e tensoativos, e por isso, também requerem o consentimento profissional.

Os agentes abrasivos, por sua vez, são substâncias naturais ou sintéticas que limpam e desgastam os dentes, já os tensoativos, visam reduzir a superfície de contato entre dois elementos, quebrando as moléculas de gordura e facilitando o polimento.

Consulte regularmente seu dentista

Em suma, em momentos decisivos e de indecisão como esses, não deixe de consultar o seu dentista. É ele que sabe as condições de sua gengiva e dentição e sabe quais são as orientações que devem ser tomadas e quais são os cuidados necessários.

Ademais, as visitas a esse profissional tem de ser periódicas para que ele identifique as complicações em sua fase inicial e para que se realize os tratamentos no tempo certo.

Para manter o sorriso em dia, além dos detalhes de uma escovação mais precisa e eficiente, não deixe de lado o uso diário do fio dental e do enxaguante bucal.

A escovação, acompanhada de um creme dental com flúor, deve ser feita logo ao acordar, no intervalo entre refeições e ao se deitar. Já o uso do fio dental e do enxaguante bucal, também deve ser diário, acompanhando um desses processos.

É somente com essas medidas e dando atenção às suas técnicas adequadas, que a ação preventiva é capaz de promover um sorriso mais agradável e mais saudável.

Garanta mais saúde e qualidade para seu sorriso agendando em uma de nossas clínicas OralDents.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!