Creme dental clareador: o que é e como escolher o melhor?
O creme dental clareador é uma das possíveis formas de se obter o sorriso branquinho tão sonhado. Ele é um produto que promete o clareamento dos dentes com seu uso.
Porém, fica a dúvida: é realmente possível clarear os dentes apenas mudando o creme dental?
Confira neste post, tudo sobre essa e outras curiosidades a respeito deste tipo de produto:
Aqui você vai encontrar:
O que é pasta de dente clareador?
O creme dental clareador é um produto que pode ser encontrado facilmente em comércios, normalmente junto com os outros tipos de pastas de dente, que promete o clareamento dos dentes de forma caseira e simples, apenas com seu uso durante a escovação.
Normalmente é composto por uma grande quantidade de compostos abrasivos juntamente com os componentes básicos dos cremes dentais comuns.
Também é importante mencionar que o creme dental clareador não deve ser utilizado por crianças ou pessoas com complicações periodontais.
Qual a diferença entre o creme de dente clareador e o comum?
A maior diferença entre o creme dental clareador e o comum está na concentração de compostos abrasivos em sua fórmula.
A quantidade das substâncias abrasivas encontradas no creme dental clareador varia de 8 a 40%, enquanto nas pastas comuns gira em torno de 2%. Desse modo é possível perceber que a pasta de dente clareadora é causa uma maior abrasão dos dentes.
Tipos de cremes dentais
No mercado existem várias opções de creme dental, que apesar de terem a função de auxiliar na limpeza dos dentes, possuem diferenças nas ações secundárias que desempenham.
Assim sendo, os tipos de pasta de dente existentes no mercado são:
- Combate ao mau hálito: a halitose é um problema causado por bactérias, logo, os cremes dentais desse tipo possuem agentes que combatem as bactérias e flúor. Eles também prometem um maior frescor e acabar com o mau cheiro. É recomendado o uso de um enxaguante bucal em conjunto para melhorar o resultado;
- Combate a placa e cáries: esse tipo de creme dental possui agentes antibacterianos que ajudam no combate às bactérias causadoras da placa e da cárie. Isso faz com que ela seja muito mais eficaz do que as sem agente antibacterianos;
- Redução da sensibilidade: os dentes sensíveis são um problema comum e que gera incômodo ao consumir alimentos quentes ou frios. Esse tipo de creme dental possui fluoreto de estanho em sua fórmula, uma substância que possui eficácia comprovado no combate a sensibilidade, desse modo esse creme dental consegue aliviar o desconforto gerado pelos dentes sensíveis;
- Creme dental clareador: essas prometem um clareamento dos dentes, que acontece devido a reação gerada por seus componentes abrasivos, que promovem uma limpeza superficial das manchas dos dentes.
Como escolher o melhor creme dental clareador?
Apesar de todos os cremes dentais aparecerem em propagandas como sendo o melhor, é importante conhecer a respeito para saber se realmente atende a sua necessidade.
Desse modo, para escolher o melhor creme dental clareador é necessário se atentar se ele proporciona clareamento por abrasão ou polimento. Além disso, é importante verificar sua eficácia na remoção de manchas, pois de nada vale um clareador que não clareia nada.
Confira também se o produto é eficaz no combate às bactérias e outras funções extras que ajudam na manutenção de uma boa saúde bucal.
Contudo, não sendo menos importante que os outros, é recomendado comprar produtos de marca confiáveis para não acabar se decepcionando.
Do mesmo modo, também é importante observar:
- O valor;
- As avaliações de pessoas que já utilizaram;
- Se é muito vendido;
E caso seja possível, o mais recomendado é pedir a orientação do seu dentista para que ele possa te indicar o melhor creme dental clareador.
Há também uma espécie de teste que pode ser feito para verificar a abrasividade do creme dental clareador. Ele consiste em colocar um pouquinho dele no dedo e esfregar.
Caso sinta um tipo de areia no meio é garantido que ele terá um maior impacto no esmalte dentário que as outras pastas de dente clareadoras.
Afinal, o creme dental clareador funciona?
Este pode ser um assunto um tanto quanto polêmico, pois há quem diga que o creme dental clareador funciona e outros que dizem o contrário.
Porém, antes de mais nada, é válido lembrar que o creme dental clareador jamais terá a mesma eficácia do clareamento realizado em consultório.
Desse modo, caso os dentes estejam muito amarelados ou manchados, ou até mesmo escurecidos devido a algum processo endodôntico ou impacto, o creme dental terá baixa ou até mesmo nenhuma eficácia.
O creme dental clareador funciona de maneira superficial, ou seja, ele consegue lidar apenas com as manchas superficiais, fazendo com que ele seja ineficaz quando se trata de manchas profundas ou internas.
Também devemos lembrar que a maioria dessas pastas de dente possuem propriedades abrasivas, ou seja, elas causam dano ao esmalte do dente.
Tendo em vista essa abrasividade, não é recomendado seu uso por um longo período de tempo, e caso seja possível, deve-se procurar um profissional antes de começar o seu uso.
Portanto, respondendo a pergunta, sim, esse produto funciona, mas só afeta as manchas superficiais e não possui tanta eficácia quanto o processo de clareamento dental.
Assim sendo, caso tenha os dentes muito manchados e seu objetivo seja ter o sorriso branco, é recomendado fazer um clareamento dental profissional.
O creme dental clareador com carvão ativado realmente funciona?
Os métodos caseiros de clareamento dental já circulam por aí há algum tempo, e eles vão desde o uso de bicarbonato de sódio durante a escovação até esfregar a parte interna de cascas de frutas nos dentes, mas ainda não existe nenhuma comprovação científica a respeito da eficácia desses métodos “naturais”.
Atualmente o uso do carvão ativado para o clareamento dental em casa fez um enorme sucesso, principalmente entre os brasileiros.
Normalmente indicam comprar o próprio pózinho e utilizá-lo durante a escovação uma ou duas vezes ao dia, e além disso, também existem pastas de dente que possuem ele em sua composição.
O carvão ativado é uma substância conhecida por ser extremamente porosa que atua muito bem no processo de filtração e clareamento, sendo utilizado no tratamento de água e por indústrias.
O clareamento promovido por esse produto ocorre devido a abrasividade dele. Isso significa que seu uso proporciona uma corrosão do esmalte dentário.
Assim como os outros métodos caseiros, ainda não temos a validação dos especialistas de que o carvão ativado funciona no clareamento dos dentes.
Desse modo, antes de se iniciar um processo de clareamento dental caseiro deve-se consultar um dentista, pois só ele será capaz de te indicar um procedimento que realmente funcione.
Como manter os dentes brancos?
Manter uma boa higienização bucal é importante para mantermos a boca livre de doenças que podem ser causadas por microrganismos e bactérias.
Além disso, ela também contribui para a manutenção da boa aparência dos dentes, desse modo para manter os dentes brancos é recomendado:
- Boa técnica de escovação;
- Trocar a escova de dente de 3 em 3 meses;
- Utilizar o fio dental de maneira correta;
- Uso de enxaguante bucal de forma complementar a escovação;
- Efetuar a profilaxia no mínimo duas vezes ao ano (de 6 em 6 meses).
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são determinantes para a manutenção da saúde bucal, assim como a higiene bucal correta e a conservação do aspecto natural dos dentes.
É só por meio da periodicidade a clínica odontológica OralDents que podemos identificar os problemas relacionados a arcada dentária e capazes de danificar sua estética em sua fase inicial.
Logo, é por meio delas, que a realização de procedimentos regulares como a profilaxia e procedimentos como o clareamento podem ser feitos, garantindo um sorriso mais bonito e uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)