O Que Você Procura ?

cálculo dental

Cálculo dental: o que é, o que causa, como tratar e evitar

dentista2

O cálculo dental, também chamado de tártaro, se trata de uma camada rígida e escura que cobre os dentes e  se forma a partir da calcificação do esmalte dentário.

Portanto, antes da formação do cálculo, sempre existe a formação da placa bacteriana previamente.

Sendo assim, confira suas o que é, suas causas, complicações, como tratar e evitar:

O que é cálculo dental?

O cálculo dental, também conhecido por tártaro, se trata do enrijecimento da placa bacteriana dental que fica sobre os dentes.

Ele também pode acabar aparecendo debaixo da gengiva, o que acaba irritando o tecido gengival e também acaba proporcionando um ambiente ideal para o desenvolvimento da placa bacteriana.

O tártaro é uma camada rígida e porosa, que devido a essa porosidade, acaba acumulando pigmentos e restos de alimentos, o que acaba causando danos estéticos.

Além disso, ele também atrapalha durante a higienização, visto que ele impede que o dente possa ser limpo da maneira correta.

Desse modo, por dificultar a higienização e criar um ambiente propício para bactérias, o cálculo dental acaba facilitando o aparecimento de cáries.

Sintomas

O cálculo dentário por si só não possui sintomas como dor e incômodos, sendo assim, seu sintoma mais evidente é o aparecimento de uma camada escura sobre os dentes.

dentista1

Essa mancha causa um prejuízo estético no sorriso, geralmente é formada devido ao acúmulo de pigmentos de alimentos no cálculo dental. Além disso, ela não é removida mesmo após a escovação e uso do fio dental.

cálculo dentário

Quais as causas do cálculo dentário?

O cálculo dental é resultado do endurecimento da placa bacteriana, o que normalmente é resultado de maus hábitos de higiene bucal.

Isso acontece devido ao fato das partículas de alimentos restantes da boca causarem um aumento no número de bactérias no interior da boca.

Esse crescimento da quantidade de bactérias acaba resultando na formação do cálculo dental, mas seu surgimento também pode ser impulsionado por alterações na saliva do paciente.

Alguns remédios, hábitos alimentares, higienização indevida, condições genéticas e de saúde podem afetar a produção de saliva. 

Tendo em vista que o acúmulo de partículas de alimentos nos dentes geralmente são resultado de uma escovação dentária ineficiente, é possível perceber que muitas vezes ele é resultado de maus hábitos de higiene.

Complicações

O cálculo dental se trata de uma camada rígida formada na superfície dos dentes, portanto ela acaba criando o ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias.

Dessa maneira, o cálculo dental promove o aumento de bactérias no interior da boca, o que contribui para o aumento da placa bacteriana e o possível surgimento de cáries.

O tártaro também trabalha como uma proteção dessas bactérias, criando um local perfeito para o desenvolvimento delas.

Sendo assim, caso não seja tratado o mais rápido possível, pode acabar resultando no aparecimento de complicações, que se não forem tratadas podem resultar na perda do dente e até mesmo danificar o osso de sustentação.

Além disso, quando ele aparece sob a gengiva pode acabar causando uma irritação do tecido gengival levando a uma gengivite que por sua vez se não tratada pode gerar um caso de periodontite.

Isso mostra a importância de se visitar o dentista regularmente para que ele possa identificar possíveis casos de tártaro e tratá-los logo em sua fase inicial, prevenindo assim futuras complicações.

Cálculo dental como tratar?

O tratamento do cálculo dental se baseia na remoção e na prevenção, portanto só é possível tratá-lo a partir da raspagem de tártaro.

Esse procedimento geralmente é realizado em conjunto da profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses.

A raspagem consiste no procedimento em que o dentista utiliza uma ferramenta chamada cureta, que se assemelha a um mini bastão com dois ganchinhos, um em cada extremidade. Desse modo, por meio dela, o dentista consegue realizar a raspagem, removendo assim o cálculo dental.

Existe também o método de remoção de tártaro por ultrassom, que consiste na raspagem feita por um aparelho que possui uma ponta que vibra em alta frequência e dessa maneira remove o tártaro.

Por se tratar da emissão de ondas, esse método é contraindicado para portadores de marcapasso, visto que pode acontecer dessas ondas interferirem no ritmo do equipamento.

Além disso, juntamente com a raspagem, o dentista também faz a remoção da placa bacteriana para evitar a formação de novos cálculos.

Porém, mesmo que esse procedimento seja feito a partir do ato de raspar o tártaro do dente, não é recomendado fazê-lo em casa.

Essa recomendação é feita pois o dentista possui todo um preparo para que ele seja capaz de realizar essa ação sem estragar o esmalte dentário.

Isso não é verdade quando se trata do próprio paciente fazendo-o, pois a falta de aptidão pode fazer com que além de não conseguir removê-lo com eficácia, há o risco de danificar o esmalte dentário.

O dano ao esmalte é preocupante pois se trata de uma estrutura responsável por proteger o dente e ela não se regenera, ou seja, os danos à ela são irreparáveis.

Como prevenir o cálculo dental

Tendo em vista que esse é um problema causado principalmente pela higienização precária dos dentes, a principal recomendação é realizar uma boa limpeza bucal.

Para termos uma boca higiene bucal é recomendado:

  • Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia;
  • Utilizar o fio dental;
  • Consumir alimentos que contribuem para a saúde bucal;
  • Enxaguantes bucais são opcionais porém também contribuem para a manutenção da saúde bucal ao matar microrganismos em locais onde a escova não alcança;
  • Visitar o dentista regularmente para realizar a profilaxia e uma avaliação da higiene feita em casa.

A partir desses cuidados é possível evitar o aparecimento do cálculo dental, porém, independentemente do quão bom sejam os hábitos alimentares do paciente, as visitas regulares ao dentista são indispensáveis.

Desse modo, com todos esses cuidados é possível ter uma vida livre do cálculo dentário.

Caso o paciente perceba qualquer tipo de anormalidade nos dentes que possa ser associada ao tártaro ou outros problemas, é altamente recomendado procurar um dentista, pois somente ele é capaz de oferecer o tratamento ideal e necessário para tratar tanto esse quanto outros problemas.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista o paciente consegue garantir que o profissional identifique e trate problemas como o cálculo dental de maneira precoce.

Desse modo, também é possível analisar e tratar outras doenças como a cárie em seu início antes que se tornem complicações mais severas.

A partir do tratamento dessas doenças logo em seu início garante a possibilidade de recuperação seja maior, além de reduzir a chance de desgaste do dente.

Por meio das visitas é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses.

Durante a profilaxia o dentista consegue orientar o paciente a respeito de melhores cuidados de higiene e também realizar a raspagem de tártaro e placa bacteriana.

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!