O que é bruxismo

O que é bruxismo? Descubra se você tem esse problema

Você sabe o que é bruxismo? Um exemplo é: se você levanta de manhã e sente a musculatura de sua mandíbula toda dolorida, ou então sente dores de cabeça sem causa aparente, você pode estar sofrendo as consequências do bruxismo.

O bruxismo nada mais é do que um ranger ou então um apertar forte dos dentes, que pode fazer com quem eles fiquem doloridos e até mesmo soltos. Em alguns casos, o bruxismo pode fazer com que os dentes fiquem desgastados.

Eventualmente, esse distúrbio pode acarretar até mesmo em destruição óssea e também do tecido da gengiva, e, além disso, levar as pessoas a desenvolverem problemas de articulação, como a síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM), por exemplo.

O que é bruxismo

Aqui você vai encontrar:

Como posso saber se realmente tenho bruxismo?

Para a maioria das pessoas, o bruxismo é um hábito totalmente inconsciente. Quem sofre desse mal muitas vezes nem percebe que range os dentes até que alguém comente que elas produzem um barulho estanho e incômodo enquanto estão dormindo.

Em outros casos, a pessoa descobre que sofre desse mal durante uma simples consulta ao dentista, que percebe que os dentes estão desgastados ou então o esmalte dentário está todo rachado.

Outros sinais clássicos de bruxismo podem ser notados facilmente, como: dores na face, na cabeça, pescoço e até mesmo ombros.

Sendo assim, qualquer dentista é capaz de realizar um diagnóstico preciso e determinar se as origens das dores citadas têm como principal causa o bruxismo.

Sintomas do bruxismo

Se você ainda tem dúvidas se pode ter ou não bruxismo, então fique atento a alguns dos principais sintomas do bruxismo podem incluir:

• Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos;
  • Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente;
  • Aumento da sensibilidade dentária;
  • Ranger ou apertar os dentes: às vezes em volume alto que pode ser escutado por outra pessoa próxima;
  • Mandíbula ou dor na face;
  • Dor semelhante a dor de ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Recuos de língua;
  • Zumbido no ouvido;
  • Dores no maxilar ou pescoço.

Sintomas mais graves para transparecer o que é bruxismo

• Ansiedade, irritabilidade, estresse e tensão;
  • Depressão;
  • Transtornos alimentares;
  • Sensação de calor ou frio nos dentes;
  • Insônia;
  • Músculo da mandíbula cansados ou tensos;
  • Dor de ouvido;
  • Mastigação travada;
  • Interrupções durante o sono;
  • Feridas ou sangramentos na gengiva.

Existe algum tratamento para o bruxismo?

O tratamento apropriado depende totalmente da causa do problema. Através de perguntas e análises detalhadas dos dentes de seu paciente, o dentista pode determinar o grau dos danos causados aos dentes e qual é sua causa provável.

Portanto, os tratamentos mais indicados para quem sofre de bruxismo são o uso de dispositivos para dormir, métodos de relaxamento e redução da exposição dentária.

Uso de dispositivo para dormir

Nada mais é do que um dispositivo feito sob medida pelo dentista, que é ajustado aos dentes de quem sofre do distúrbio. Nesse tipo de tratamento, o dispositivo se encaixa na arcada dental superior e acaba por impedir que os dentes inferiores sejam triturados pelos superiores.

Entretanto, vale dizer que isso não é uma cura para o bruxismo, e sim uma forma de proteger os dentes de quem sofre desse mal.

Métodos de relaxamento

A tensão e o estresse do dia-a-dia são uma das principais causas do bruxismo, dessa forma reduzir a tensão diária é uma maneira de diminuir o distúrbio.

Ouvir música, ler livros ou revistas do seu interesse, realizar um passeio e até mesmo tomar um banho são formas de diminuir o agente causador do mal.

Além disso, procurar terapias é uma maneira eficaz de controlar situações estressantes.

Dentistas sugerem, ainda, a utilização de toalhas mornas e úmidas pouco antes de dormir, como meio de relaxar a musculatura e evitar que pressão, consequentemente protegendo os dentes.

Redução da exposição dentária

Muitas vezes o bruxismo pode ser solucionado com a redução da exposição dentária. Isso é possível através de uma igualação da mordida de quem sofre desse mal.

Além disso, uma mordida anormal faz com que os dentes não se ajustem de maneira eficaz, o que pode resultar em um ranger de dentes. Isso pode ser corrigido com restaurações odontológicas.

Como muita gente não sabe que possui bruxismo, é preciso ficar atento aos sinais sobre os quais falamos para que, dessa forma, se saiba como agir de maneira correta.

Escolhendo um bom dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de sua saúde, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações.

Por mais que você deseja mudar a aparência em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento precisa de tempo e acompanhamento.

Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual profissional escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia.

Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!