O Que Você Procura ?

broca odontologica

Brocas odontológicas: conheça quais são os seus tipos!

dentista2

Seja você paciente, universitário de odontologia ou principalmente profissional da área, a broca odontológica muito provavelmente está presente em seu vocabulário.

Famoso material presente em consultórios odontológicos, é muito usado nos procedimentos feitos pelo dentista.

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre as brocas odontológicas, seus tipos e particularidades:

O que são brocas odontológicas?

A broca odontológica é um material muito usado em tratamentos feitos em consultórios odontológicos pelo dentista, e a escolha da broca ideal impacta de forma significativa em seu sucesso.

Dessa forma, é muito importante que o dentista se preocupe em fazer uma boa escolha do material quanto aos seus tipos e formas. No entanto, essa missão pode ser meio dificultada por conta das diversas variações do modelo, que tende a aumentar a cada ano, assim como o universo da odontologia se amplia.

No decorrer do tratamento odontológico, as brocas, presentes na extremidade do instrumento, são utilizadas com os chamados motores de baixa e alta rotação, que realizam rotações que proporcionam cortes e desgastes com intuito de modelar restaurações e a remoção de tecidos cariados e sem suporte dos dentes.

Levando isso em consideração, pela escolha da broca ideal, é possível perceber resultados mais eficientes quanto a modelagem e acabamento almejados.

Por fim, as brocas normalmente são utilizadas pelo Cirurgião-Dentista. O uso de um material inadequado, além de comprometer a finalidade da técnica pode até mesmo prejudicar o resultado.

tipos de brocas odontologicas

dentista1

Quais são os tipos de brocas odontológicas?

Considerando as possíveis finalidades, existem centenas de tipos de brocas odontológicas.

Em meados dos anos 80, as brocas odontológicas foram instituídas em uma nomenclatura comum pelas principais instituições odontológicas do mundo. Isso por meio de uma classificação universal presentes as especificações American Dental Association (ADA) e no regulamento ISO.

Quanto aos tipos, as variações de brocas podem ser classificadas em: Brocas Carbide, Brocas Diamantadas, Broca Diamond Lança, Brocas Gates Glidden, Brocas Peese ou Largo, e Broca Transmetal.

Broca Carbide (ISO 500)

As brocas esféricas carbide são feitas em aço inoxidável, tendo a ponta ativa em carbureto de tungstênio. Por conta dessas características, se destaca por ter um alto poder de corte e uma maior resistência às fraturas.

São frequentemente utilizadas na remoção da cárie, para criar o contorno inicial do preparo cavitário, na retirada do tecido ósseo, do teto da câmara pulpar, na secção dental e no desgaste metálico. É uma opção mais segura nesses casos graças a sua ponta afunilada, prevenindo casos de exposição acidental.

Alguns cirurgiões-dentistas preferem fazer o uso da broca de carbide de fissura e da ponta fissura, a qual falaremos a seguir. As duas variações podem ser usadas para certas extensões da parede axial do preparo cavitário. O uso desses tipos de brocas odontológicas requer um manuseio por profissionais experientes, já que há o risco da perfuração da câmara pupal e das paredes axiais.

Broca Diamantada (ISO 806)

As brocas diamantadas esféricas são a indicação em casos em que se é feito um acesso endodôntico, sendo especialmente em restaurações de porcelana. Uma vez que a porcelana é um material frágil, o uso dessa broca é o mais recomendado, já que oferece uma maior resistência à fratura e um menor risco de trincas.

Sua confecção é feita em aço inoxidável, com uma ponta ativa diamantada e que assim como a broca carbite possui alto poder de corte.

Entre as demais indicações do uso da broca diamantada estão o desgaste de tecidos (esmalte/dentina) usando um motor de baixa rotação, o desgaste da resina composta, da amálgama/metal, cerâmica/porcelana e para o ajuste de peças protéticas.

Quando usadas em alta velocidade, o uso das brocas diamantadas durante o desgaste deve ser auxiliado pelo uso de jatos de ar/água, para que se promova a refrigeração do local em que está sendo feita a aplicação. Assim sendo, não é feito o aumento de temperatura, evitando prejuízos à estrutura do dente.

Broca Diamond Lança

Como o próprio nome indica, é uma broca que possui uma ponta em formato de lança, tendo assim um alto poder de corte em uma extremidade.

Tem como indicação a demarcação e a quebra da cortical óssea.

Broca Gates Glidden 

As brocas gates glidden são confeccionadas em aço inoxidável, sendo caracterizadas por terem um pescoço longo e ponta ativa em forma de chama.

Considerando as suas indicações podemos citar o preparo do terço coronário do canal radicular e a eliminação de presentes intervenções na parede do canal.

Broca Peeso ou Largo

As brocas largo ou brocas peeso também são fabricadas em aço inoxidável, tendo como demais características uma ponta ativa alongada e um pescoço longo.

É recomendada em casos de preparo do terço coronário do canal radicular e na remoção de material obturador do conduto radicular.

Broca Transmetal

Restaurações provisórias são muito comuns em dentes que precisam de preparos para o acesso cavitário, e para que haja esse acesso, o cirurgião-dentista fará o uso da broca transmetal.

Com isso, as brocas transmetal ajudam no acesso em restaurações de amálgama, metal ou porcelana, graças ao seu poder de corte de destaque. Além do maior poder de corte, esse tipo de broca, outra particularidade de destaque é o pescoço longo, que ajuda na visualização durante a remoção dos materiais necessários.

São fabricadas com aço carbide, normalmente de alta rotação, em formato cilíndrico ou pera.

Classificações das brocas odontológicas quanto ao formato

Além de suas funções, as brocas podem ser classificadas quanto a forma da sua ponta.

Dessa forma, se tratando do formato da broca, estamos nos referindo à forma da ponta ativa, responsável pela realização do desgaste do tecido biológico ou tecido restaurador, podendo se categorizar em:

  • Aneladas;
  • Carretel;
  • Chama;
  • Cilíndrica;
  • Cônica;
  • Esférica;
  • Especiais;
  • Ovo;
  • Pera;
  • Roda.

A classificação do diâmetro da ponta ativa por meio de classificação ISO, é válido para pontas carbide e diamantadas, sendo indicada para identificar diâmetros diferentes que se encaixam no mesmo modelo.

Quanto a essa classificação, o dentista deve estar atento ao tipo de procedimento a ser realizado e a hora de fazer a troca das brocas. Com isso, deve-se atentar ao desgaste das brocas e a média de uso orientada pelo fabricante.

Classificação por tipo de haste

O comprimento da haste influencia diretamente o tipo e o método de corte. Além disso, vale considerar que dentro da classificação há diâmetros e variações de formato dentro de uma mesma categoria.

  • Brocas “Friction Grip” ou FG: de uso associado ao motor em alta rotação;
  • Brocas “Right Angle”, RA ou CA de uso associado ao contra ângulo;
  • Brocas “Hand Piece”, HP ou PM: de uso associado à peça de mão.

Classificação das brocas odontológicas pelas cores

Por fim, certas brocas odontológicas são classificadas pelas cores na haste, que se diversificam quanto a sua granulometria (grossa, média, fina e extrafina). Um mesmo formato de ponta ativa pode possuir diferentes granulações, que variam quanto a indicação de uso.

A classificação por cores é usada para pontas diamantadas, indicando o tamanho do grão da ponta e o seu poder de corte. De acordo com a cor, a função, tal como a granulometria muda.

Cor preta (granulação extra grossa): normalmente indicada para desgaste do esmalte e dentina, possui corte rápido e agressivo.

Cor verde (grossa): poder de corte rápido e agressivo, indicação para desgaste de esmalte e dentina;

Cor azul (média): é escolhida na maioria das situações clínicas (desgaste universal), como o desgaste do esmalte, dentina e material restaurador.

Cor vermelha (fina): indicação para pré-acabamento restaurador e procedimentos delicados.

Cor amarela (ultra fina): indicada para o acabamento e pré polimento em resinas restauradoras, não havendo a realização de cortes.

As brocas odontológicas podem ser adquiridas individualmente ou kits, comercializados por fabricantes e que incluem as principais brocas usadas em certo procedimento.

broca odontologica

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para a manutenção da saúde bucal em dia, tal como a saúde geral. A periodicidade indicada é de 6 meses a 6 meses.

É por meio da ida ao dentista que se é capaz de detectar os problemas relacionados à saúde bucal em sua fase inicial, fazendo com que seja maior a probabilidade de sucesso de tratamento.

Logo, é por meio das visitas regulares ao dentista que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!