Boqueira é contagiosa? Saiba tudo sobre essa ferida indesejada
Com certeza você já ouviu falar da boqueira.
O aparecimento dessa feridinha na boca é bastante indesejado, já que tende a ser motivo de piada na infância.
Aqui vamos te falar mais sobre essa ferida, as possíveis causas por trás dela, como identificá-la e como se pega. Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o problema:
Aqui você vai encontrar:
Afinal, o que é boqueira?
A boqueira, também chamada de queilite angular ou comissurite angular, nada mais é do que uma ferida ou rachadura nos lábios que é resultante de um processo inflamatório.
É uma anomalia bem comum no inverno e causada por agentes patogênicos, entre eles o fungo Candida albicans da candidíase e certos tipos de bactérias em locais em que há o maior acúmulo de saliva.
O aparecimento da ferida normalmente ocorre no canto da boca, podendo ser uni ou bilateral, e é marcado pela dor resultante. Contudo, a boqueira é um tipo de dermatose comum, contudo, pode persistir e em algum momento se tornar crônica na ausência de tratamento.
A queilite angular tende a aparecer mais frequentemente em idosos, mas também pode acometer jovens e crianças. No caso de crianças, é mais comum naquelas que apresentam tendência à dermatite atópica.
Quais são os sintomas da boqueira?
A ferida da boqueira pode ser identificada por uma série de sinais e sintomas característicos e que devem ser percebidos o quanto antes para que possa ser iniciado o tratamento.
Veja quais são os sintomas da boqueira que podem ser percebidos:
- Presença de um machucado ou rachadura no canto da boca;
- Dor ou desconforto;
- Vermelhidão nos cantos dos lábios;
- Formação de edema (inchaço);
- Ardência;
- Crosta;
- Formação de pus;
- Porção seca da pele;
- Dor ao comer ou falar;
- Dificuldade para abrir a boca;
- Descamação no canto da boca e lábios;
- Maior sensibilidade – principalmente diante do consumo de alimentos muito salgados, ácidos e açucarados.
Para que haja o diagnóstico e o tratamento do problema, é necessário recorrer ao dentista ou dermatologista.
Causas da boqueira
A boqueira pode ser causada por uma série de causas, podendo-se considerar ainda certos fatores de risco.
Dessa forma, a ferida da comissurite angular pode ser causada pelo acúmulo de saliva, já que com isso se facilita o processo inflamatório, a maceração da pele, a formação de fissuras e a contaminação por agentes patogênicos (fungos e bactérias).
Vale considerar que o processo inflamatório em si contribui para a proliferação de fungos e bactérias, e assim, no aparecimento da ferida. A deficiência nutricional também pode estar por trás da anomalia.
Quanto aos fatores de risco que se remetem ao aparecimento da boqueira, podem-se citar:
- Traumas ou infecções no entorno da boca;
- Envelhecimento natural da pele – queda da pele nos cantos da boca, que acaba por favorecer a concentração de saliva;
- Ressecamento labial em dias frios;
- Uso de aparelhos odontológicos de forma inadequada;
- Uso de dentaduras mal-adaptadas;
- Má higiene bucal;
- Casos de candidíase oral;
- Uso de dentaduras mal adaptadas;
- Uso de chupeta por bebês;
- Consumo regular de medicamentos corticoides de inalação;
- Reações alérgicas a produtos dentários – como creme dental;
- Problemas de pele que acabam por resultar no aparecimento de uma lesão ao redor da boca (dermatite seborreica, psoríase ou dermatite atópica);
- Lábios ressecados;
- Uso de certos medicamentos – como isotretinoína;
- Hábito compulsivo de lamber os lábios – o que permite que os lábios sejam mantidos sempre úmidos e expostos a germes da boca;
- Pacientes que possuem quadros de baixa imunidade – por conta de doenças ou doenças imunossupressoras como Câncer, HIV, Diabetes mellitus, Anorexia e Neutropenia.
Como é feito o tratamento da boqueira?
O tratamento para se livrar da boqueira pode ser feito de várias formas, considerando suas causas e possíveis fatores de risco, que devem ser revestidas.
No entanto, na maioria das vezes, só é possível reverter a boqueira por meio de remédios, como pomadas anti-inflamatórias e hidratantes em casos de infecção bacteriana ou fúngica, tal como Omcilon A Orabase e aquelas com óxido de zinco, como o Hipoglós. Cremes com vaselina em sua composição também são úteis neste caso.
Pomadas com nistatina, clotrimazol, e miconazol, e comprimidos de fluconazol, são as possíveis indicações em caso de infecção causada por fungos.
Em caso de infecções por bactérias, a boqueira pode ser tratada com pomadas como a mupirocina. Entre demais tipos de abordagens, pode-se citar enxaguantes bucais com clorexidina, graças a sua ação antisséptica, e suplementos em caso de deficiência nutricional.
Por fim, a duração do tratamento com pomadas normalmente dura de 1 a 3 semanas.
Afinal, a boqueira é contagiosa?
A boqueira pode ser sim contagiosa, quando causada por uma infecção por algum tipo de agente patogênico.
Dessa forma, para evitar que isso aconteça, a pessoa com boqueira não deve fazer o compartilhamento de objetos que entrem em contato com a ferida, como copos e talheres, e o contato direto por beijo.
Visitas regulares ao dentista
As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para a manutenção da saúde bucal em dia, tal como a saúde geral. A periodicidade indicada é de 6 meses a 6 meses.
É por meio da ida ao dentista que se é capaz de detectar os problemas relacionados à saúde bucal em sua fase inicial, fazendo com que seja maior a probabilidade de sucesso de tratamento.
Logo, é por meio das visitas regulares ao dentista que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)