Aparelho ortopédico: o que é e para que serve?
O aparelho ortopédico foi desenvolvido com o objetivo de estimular, refrear ou moldar o crescimento do ossos da região do periodonto, que compreende os tecidos de sustentação dos dentes.
Além disso, existem vários modelos de aparelho ortopédico, porém são quase sempre utilizados para a mesma função.
Desse modo, confira aqui o que é o aparelho ortopédico, para que é utilizado e qual a diferença dos modelos ortodôntico e ortopédico:
Aqui você vai encontrar:
O que são aparelhos ortopédicos?
O aparelho ortopédico é um tipo de aparelho que trabalha com a estrutura dos ossos periodontais, estimulando-os ou refreando seu crescimento.
Além disso, como a maior parte desses aparelhos são modelos móveis, o que significa que para o tratamento funcionar é necessário que o paciente utilize-o pelo tempo necessário.
O aparelho ortopédico geralmente é constituído por uma parte de acrílico, que fica no palato e/ou abaixo da língua, enquanto sua outra parte metálica passa na frente dos dentes.
Desse modo, apesar de seu formato ser parecido com o da contenção móvel, possuem diferentes funções, visto que a contenção serve apenas para manter os dentes no devido local, enquanto o ortopédico serve para exercer movimentações ósseas.
Qual a diferença entre aparelho ortodôntico e ortopédico?
Os dois modelos possuem apenas o nome em comum, o que significa que eles não são utilizados juntos um do outro e possuem funções diferentes.
Desse modo, a diferença entre os dois se baseia no fato de que um realiza movimentações dentárias enquanto o outro serve para influenciar no desenvolvimento ósseo, seja para o crescimento ou para refrear.
Portanto, o aparelho ortopédico possui a função de modelar o crescimento ósseo da mandíbula e da maxila, seja para crescer ou impedir o crescimento.
Já o aparelho ortodôntico exerce a função de alinhar os dentes corrigindo problemas de desalinhamento como apinhamento e entortamento.
Isso significa que um deles realiza apenas movimentações dentárias enquanto o outro influencia no desenvolvimento ósseo.
Por que o aparelho ortopédico infantil é mais utilizado?
Assim como foi dito anteriormente, o aparelho ortopédico é responsável por influenciar no desenvolvimento ósseo.
Isso implica que para se obter resultados do seu uso, é necessário que os ossos periodontais do paciente possam ser moldados.
A arcada infantil é a mais indicada para seu uso, visto que seus ossos ainda não estão completamente formados e ainda permitem modificações.
Já na arcada adulta, os ossos já se encontram completamente formados, e permitem de poucas a nenhuma modificação.
Esse fato faz com que o aparelho ortopédico infantil seja mais utilizado pelo fato da arcada das crianças promover melhores resultados.
Porém apesar de a arcada adulta já estar completamente desenvolvida, isso não torna impossível sua utilização por parte de pessoas adultas.
Para que serve aparelho ortopédico classe 2?
Classe 2 é o nome dado às más-oclusões em que ao fechar a boca a arcada inferior se encontra muito atrás da superior.
Esse desalinhamento pode ser visto observando o posicionamento dos caninos superiores e inferiores, visto que durante a oclusão eles devem estar alinhados.
Má-oclusão do tipo 2, também chamada de retrognatismo, provoca alguns sintomas que são:
- DTMs;
- Formação de papadas;
- Queixo profundo;
- Ronco;
- Problemas mastigatórios;
- Feridas no céu da boca.
Além disso, esse problema também pode causar problemas na fala e a perda precoce dos dentes.
Desse modo, o aparelho ortopédico classe 2 possui a função de estimular o crescimento da mandíbula para que ela atinja o tamanho ideal e solucione o problema de retrognatismo.
Sendo assim, resolvendo esse problema também é possível corrigir problemas de queixo fundo e papada, que são provocados pelo retrognatismo.
O que faz com que ele também seja um aparelho que auxilia na estética.
E o aparelho ortopédico classe 3?
Já a má-oclusão classe 3 se refere ao alinhamento da arcada inferior à frente da arcada superior.
Assim como na classe 2, é possível perceber o desalinhamento observando os dentes caninos, visto que eles devem estar alinhados.
Portanto, a má oclusão tipo 3, também chamada de prognatismo causa:
- Ruídos e dores na ATM;
- Dores de cabeça;
- Queixo para frente;
- Ronco;
- Problemas mastigatórios.
Desse modo, o aparelho ortopédico classe 3 possui a função de refrear e reposicionar a mandíbula. Sendo assim, ele consegue corrigir os problemas de alinhamento de arcadas e o problema do queixo para frente.
A partir de que idade pode-se iniciar seu uso?
O aparelho ortopédico possui maior eficácia durante a fase da infância e adolescência que é o período em que os ossos estão suscetíveis a modificações.
Portanto, essa é a fase em que ele deve ser utilizado, que corresponde ao período dos 5 anos até a idade adulta.
Porém é recomendado sempre buscar indicações de um dentista, visto que somente ele pode recomendar como utilizá-lo da maneira correta.
Além disso, caso ele seja utilizado da maneira incorreta, ele pode acabar atrapalhando o desenvolvimento dos ossos periodontais.
Quando devemos utilizá-lo?
O aparelho ortopédico possui a função de corrigir disfunções ósseas. Logo, ele é utilizado para corrigir problemas de má-oclusão de origem esquelética.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem a possibilidade de identificar a necessidade de utilizar o aparelho ortopédico e por meio delas o dentista é capaz de indicar seu uso.
Por meio delas também é possível verificar o surgimento de complicações como cáries e tártaros e tratá-los em seu início.
Dessa maneira é possível evitar que eles se tornem complicações mais severas e consigam afetar severamente a saúde bucal.
Elas também permitem a realização de procedimentos como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
As visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)