Aparelho freio de burro: conheça mais a respeito desse aparelho
O aparelho freio de burro, também chamado de aparelho externo, é um tipo de aparelho que possui peças externas à boca.
Por conta das peças externas, ele acaba sendo visto de maneira negativa, especialmente entre os mais novos.
Esse nome se deve ao fato de o aparelho assemelhar-se ao freio que se utiliza em burros e cavalos.
Com o passar dos anos, esse aparelho foi ganhando alguns modelos mais discretos, porém ainda continua sendo chamativo.
Confira mais a respeito do aparelho freio de burro no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é aparelho freio de burro?
O aparelho freio de burro é um modelo de aparelho que possui peças que ficam externas à boca do paciente.
Dessa maneira, ele é um aparelho bastante conhecido por não ser muito agradável esteticamente, pois possui partes chamativas fora da boca.
Esse aparelho possui um apoio na cabeça que serve para suportar o aparelho e também para servir como apoio para as forças realizadas.
Geralmente ele é utilizado por crianças para corrigir problemas relacionados ao posicionamento ósseo, como por exemplo o retrognatismo e o prognatismo.
Portanto, normalmente ele é utilizado a fim de realizar movimentações ortopédicas, sendo assim, ele é capaz de evitar a necessidade de cirurgias corretivas futuras.
Para que serve o aparelho freio de burro?
O aparelho freio de burro foi desenvolvido para corrigir problemas que os aparelhos fixos e móveis convencionais não conseguem.
Desse modo, ele foi pensado para realizar movimentações ortopédicas que de outra forma só seriam possíveis através de cirurgia.
Sendo assim, esse aparelho costuma ser utilizado por crianças e adolescentes, visto que ainda estão em fase de crescimento e seus ossos ainda permitem modelações.
Logo, pelo mesmo motivo, ele não costuma ser utilizado por adultos, pois seus ossos já estão completamente desenvolvidos e quase não permitem modificações.
Esse aparelho geralmente é utilizado em casos onde há um crescimento exagerado ou deficiente da mandíbula, também chamados de prognatismo e retrognatismo.
Portanto, o aparelho freio de burro é utilizado como uma forma de prevenir que seja necessário realizar uma cirurgia de correção futuramente.
Contraindicações do freio de burro aparelho
Esse aparelho costuma ser contraindicado para adultos, pelo fato de sua estrutura bucal já estar completa. Sendo assim, o aparelho externo acaba não conseguindo exercer sua função da maneira correta, o que faz com que seu uso não seja eficaz.
Dessa maneira, visto que ele não pode ser utilizado por adultos, é necessário que exista outra forma de corrigir os problemas de prognatismo e retrognatismo.
Logo, quando algum desses casos são identificados em adultos, é indicado que eles realizem uma cirurgia ortognática para corrigi-lo.
O que é uma cirurgia ortognática?
A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir problemas relacionados ao crescimento da mandíbula.
Ela é uma cirurgia na qual o dentista realiza modificações no posicionamento ou até mesmo o alongamento do maxilar.
Portanto, ele se trata de um procedimento realizado para devolver ao paciente a estética e suas funções prejudicadas relacionadas ao tamanho da mandíbula.
Sendo assim, ela é utilizada para corrigir diversos tipos de problemas relacionados ao desenvolvimento falho ou excessivo da mandíbula.
Esse procedimento costuma ser realizado somente em adultos pelo fato de os ossos deles não conseguirem ser corrigidos por meio do uso de aparelhos ortodônticos.
Dessa maneira, esse procedimento é utilizado como alternativa ao aparelho freio de burro, de modo que quando este não é utilizado durante a infância a maneira de se corrigir o problema é por meio da cirurgia.
Isso demonstra a importância do tratamento precoce, visto que ele pode remover a necessidade da realização de cirurgias futuras.
Cuidados com o aparelho freio de burro
O uso do aparelho freio de burro, assim como qualquer outro, necessita de alguns cuidados especiais para garantir o resultado do tratamento.
Dessa maneira, os principais cuidados que devem ser tomados são:
- Utilizar o aparelho pela quantidade de horas diárias recomendadas pelo profissional;
- Realizar a higienização do aparelho do modo como foi recomendado pelo dentista;
- Guardá-lo em sua própria caixa quando não estiver em uso;
- Evite tocar o aparelho quando não for necessário, pois isso pode acabar entortando e danificando sua estrutura, o que pode causar lesões e comprometer o resultado do tratamento;
- Não tentar corrigir o aparelho em casa caso ele seja danificado ou esteja incomodando. Nesses casos é recomendado procurar o dentista o mais rápido possível;
- Removê-lo para praticar qualquer tipo de atividade na qual exista a possibilidade de acontecerem impactos que podem danificar o aparelho freio de burro;
- Guarde os elásticos que não estiverem em uso na geladeira;
- Troque os elásticos dos dois lados do aparelho regularmente num intervalo de 5 a 7 dias;
- Que um adulto supervisione o tempo de uso do aparelho da criança, para que ele garanta que seja utilizado pelo tempo correto;
- Levar o aparelho em todas as consultas para que o dentista possa ajustá-lo quando for necessário.
Aparelho externo preço
O aparelho freio de burro não possui um valor fixo, portanto seu valor pode variar levando em consideração vários fatores como região e clínica.
Sendo assim, por conta de seu valor variável é recomendado que o paciente realize uma pesquisa de preços para garantir que ele consiga o melhor preço.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são importantes para que o dentista possa realizar qualquer tipo de ajuste necessário.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)