Aparelho externo: saiba mais sobre seus modelos e usos
O aparelho externo, popularmente chamado de “freio de burro”, é visto de forma muito negativa por conta de sua aparência, principalmente entre os mais jovens. Seu nome popular surgiu da comparação do aparelho com os cabrestos utilizados em burros e cavalos.
O aparelho extrabucal possui alguns modelos diferentes, cada um com uma função distinta. Todavia, a utilização desse aparelho vem diminuindo com o passar dos anos, visto que os pacientes estão procurando alternativas mais agradáveis esteticamente.
Contudo, ele ainda não caiu em total desuso. Você sabe por que? Conheça mais sobre seus modelos, porque é utilizado e os cuidados necessários:
Aqui você vai encontrar:
O que é aparelho externo?
Ele é um aparelho ortodôntico que tem componentes que se posicionam fora da boca. Ele também foi o primeiro tipo de aparelho usado na ortodontia.
Embora o tipo que inclui um capacete ou uma faixa na nuca sejam os mais conhecidos, eles não são os únicos, também existem outros tipos, como as máscaras faciais.
O aparelho externo é possui um arco que fica preso a boca do paciente e algumas peças externas que exercem a pressão necessária para o tratamento. As peças externas são diferentes baseadas no tipo de modelo do aparelho.
De qualquer modo, apesar de procurarem outras alternativas esteticamente mais agradáveis, ele continua tendo uma função única quando se trata de problemas ortodônticos, sendo a única alternativa para as cirurgias.
Hoje em dia, o aparelho externo é mais indicado para crianças, por estarem em fase de crescimento, com o objetivo de estimular ou conter o crescimento dos ossos do rosto.
Dessa maneira, ele acaba evitando complicações ortodônticas futuras que podem surgir, fazendo com que ele seja o responsável por evitar cirurgias para a resolução desses problemas.
Para que serve o aparelho dentário externo?
Assim como dito anteriormente, o aparelho externo tem esse nome por possuir algumas partes fora da boca. Suas peças externas servem para exercer forças complementares para a moldagem dos ossos faciais. O local onde as pressões são aplicadas depende de sua estrutura externa.
Ele não é um aparelho fixo, ou seja, sua eficiência depende do paciente utilizá-lo corretamente. Além disso, as peças externas devem ser retiradas para alimentação e atividades físicas, e caso deseje, o paciente pode retirá-lo em situações sociais, sendo que normalmente ele deve usar o aparelho por no mínimo 12 horas diárias.
Tipos de aparelho ortodônticos externos
Assim como dito anteriormente, existem alguns tipos de aparelhos extrabucais que são utilizados para exercer diferentes funções. Os principais modelos são:
AEB
Ele é indicado quando há a necessidade de conter o crescimento da maxila para frente, de modo a corrigir, em alguns casos prevenir, a má oclusão causada por esse crescimento.
Esse tipo de aparelho externo é composto por 3 partes, sendo elas:
- Arco facial: é um arco de metal duplo que possui uma parte intrabucal, que se firma nos molares, e uma parte extrabucal, que serve para encaixar os elásticos;
- Elásticos: eles ligam o arco facial ao apoio extrabucal, dessa maneira, eles são os responsáveis por exercer a força exercida pelo aparelho;
- Apoio extrabucal: ele é feito de um tecido flexível, que pode ser posicionado na nuca, por cima da cabeça ou atrás da cabeça, sendo que cada uma dessas posições é responsável por aplicar força em um local diferente.
Mentoneira
A faixa mentoneira é um modelo de aparelho externo que serve para restringir o crescimento da mandíbula.
Quando utilizado durante a fase de crescimento do paciente, ele pode conter o crescimento do queixo, desse modo pode evitar problemas de má oclusão causados pela desenvolvimento exagerado do maxilar.
Ela também é utilizada para evitar a necessidade da mentoplastia, que é a cirurgia para correção do queixo. Além de poder ser utilizada na recuperação dela e de outras cirurgias na face.
Máscara facial
Esse aparelho externo é composto por dois pontos de apoio, que ficam um no queixo e outro na testa.
Eles são ligados por uma ou duas barras de metal na vertical e possuem uma na horizontal que fica na frente da boca e serve de apoio para os elásticos que são ligados a um aparelho intraoral.
Dessa maneira, ele consegue exercer força para qualquer direção desejada. Conseguindo assim, corrigir problemas de crescimento ósseo nessa região, sendo assim, ele consegue evitar a necessidade de futuras cirurgias ortognáticas.
Cuidados com o aparelho dental externo
A utilização do aparelho externo requer atenção e alguns cuidados especiais para que o resultado do tratamento seja satisfatório.
As principais orientações são:
- O aparelho deve ser utilizado seguindo a recomendação do número de horas de uso diárias;
- É importante fazer a higienização do aparelho respeitando as orientações do dentista. Além disso, ele também deve ser guardado em sua própria caixa;
- Os elásticos devem ser ser guardados na geladeira, e trocados a cada 5 ou 7 dias, decidido pelo dentista;
- Deve-se evitar toques no aparelho durante o uso, pois o aparelho torto gera riscos de lesões faciais e desalinhamento dos dentes;
- Se o aparelho externo entortar, quebrar ou estiver te machucando, procure seu dentista o mais rápido possível. Não tente arrumá-lo em casa, pois pode piorar a situação;
- Retire o aparelho externo quando for praticar atividades físicas e em situações em que ele possa sofrer algum tipo de impacto;
- É necessário o uso do aparelho pelo tempo que for recomendado pelo dentista. Em caso de crianças, é aconselhado que o tempo de uso seja supervisionado por um adulto;
- Lembre-se de levar o aparelho em todas as consultas, para que caso necessário, o dentista possa ajustá-lo.
Se todas essas orientações forem seguidas, elas podem reduzir o tempo do tratamento, além de garantir que ele seja efetivo. É importante lembrar que ele é mais eficaz em crianças por estarem em fase de crescimento.
Contraindicações do aparelho extrabucal
O aparelho externo não é indicado para adultos no caso de intervenção ortodôntica, pois eles já possuem os ossos completamente desenvolvidos, sendo assim, não permite que o aparelho cumpra seu objetivo.
Em alguns casos, quando o problema é apenas desalinhamento nos dentes, pode-se utilizar outros tipos de aparelho de dente que são esteticamente mais agradáveis e entregam o mesmo resultado.
O aparelho externo é realmente necessário?
Apesar de ser menos utilizado nos dias de hoje, o aparelho externo continua sendo a melhor opção para se evitar intervenções cirúrgicas quando se trata de problemas ortodônticos.
Quando o tratamento com esse aparelho é iniciado durante a infância é praticamente certo de que no futuro não haverá necessidade de cirurgias para corrigir os problemas.
Porém, como o crescimento dos ossos nos adultos já está completo, o aparelho externo pode não ser uma opção, deixando a cirurgia como a única escolha para a correção ortodôntica.
Mantenha as consultas ao dentista em dia
Ele irá acompanhar sua evolução no tratamento e avaliar se está sendo feito da forma correta. Além de te orientar sobre os cuidados a serem tomados.
Por isso a importância de possuir um plano odontológico. Eles oferecem conforto e segurança na hora de buscar um tratamento, nele você encontra profissionais capacitados para melhor te atender.
Além disso, os planos oferecem pacotes e descontos que podem te ajudar, trazendo economia para seu tratamento. Eles também contam com bons equipamentos que auxiliam a obter resultados satisfatórios.
A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.
O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Deixe um Comentário
(0 comentário)